OnePlus 6 Android Apple iPhone X Nokia X Android
O recinto da apresentação do novo smartphone Android da tecnológica finlandesa ©TechDroider

No dia 16 de maio de 2018 ficaremos a conhecer dois novos smartphones Android que prometem agitar o mercado. De um lado teremos o Nokia X da HMD Global, ao passo que do outro teremos o OnePlus 6 da empresa chinesa liderada por Carl Pei e Pete Lau.

Note-se que o smartphone Nokia X já foi revelado aqui em todo o seu esplendor. Todavia, o produto ainda não foi anunciado oficialmente, estado a efeméride reservada para o próximo dia 16 de maio. A data foi agora confirmada pela própria Nokia através do convite oficial.

Vê ainda: Xiaomi Mi Band 3, a primeira imagem oficial da pulseira inteligente

O Nokia X será um smartphone Android de gama média com alguns traços bem peculiares como a sua notch ou monocelha similar à do iPhone X da Apple. Para o leitor mais curioso, poderá saciar aqui a sua curiosidade.

Já por outro lado, nesse mesmo dia será apresentado um novo topo de gama para o mercado Android. Com efeito, o evento de apresentação do OnePlus 6 terá lugar em Londres, tendo direito a apresentações na Índia e na China no dia seguinte, 17.

Nokia X e OnePlus 6 chegam no dia 16 de maio de 2018

Caso estejas interessado no Nokia X terás que esperar cerca de duas semanas até que o terminal Android seja oficialmente revelado pela marca. Note-se que este dispositivo deverá ser um exclusivo para a China, pelo menos durante os primeiros meses. Mais ainda, a fabricante finlandesa celebrará uma ação de promoção e divulgação do produto com a duração de 5 dias durante os quais dará a conhecer todo o seu portfólio de produtos. Aqui já incluindo o novo Nokia X.

Nokia X Apple iPhone X OnePlus 6 Android
Este será o próximo dispositivo móvel da HMD Global. Chegará no mesmo dia que o OnePlus 6.

Subsistem ainda algumas dúvidas relativamente às características técnicas e especificações deste terminal. Ainda assim, durante o evento de apresentação à imprensa chinesa o terminal revelou duas versões com dois processadores distintos.

Com efeito, no interior do Nokia X teremos, consoante a versão, dois processadores da MediaTeke Qualcomm, respectivamente na versão base e na versão de topo. Esta será a diferença mais notória entre a versão em metal e a versão com acabamento em vidro.

O Nokia X é a nova aposta para o segmento de gama média da HMD Global

Com efeito, na versão mais económica, com 4GB de memória RAM teremos o SoC (system on chip) Helio P60. Trata-se de um “motor” octa-core com (4x 2.0GHzCortex-A73 e 4x 2.0GHz Cortex-A53) com a gráfica Mali-G72 MP3.

Já na versão de topo com 6GB de memória RAM temos o processador Snapdragon 636, um SoC octa-core a 1.8GHz, núcleos Kryo 260 com a gráfica Adreno 509. Espera-se também que utiliza o sistema operativo Android Oreo na sua versão mais recente, a 8.1.

OnePlus 6 Apple iPhone X Nokia X Android
Podemos aqui contemplar o seu painel frontal, com notch e o seu painel traseiro ©vtechgraphy

Estas versões serão acompanhadas por 64GB de armazenamento interno e por 128GB de armazenamento interno, respectivamente. Poderão também utilizar um cartão de memória microSD até 256GB.

O OnePlus 6 será o próximo topo de gama Android

Agora, com a confirmação oficial dada pela HMD Global, a nova casa dos smartphones da Nokia, sabemos que dia 16 teremos duas boas surpresas. De um lado um promissor smartphone de gama média. Do outro lado um novo colosso para o mercado Android.

Com efeito, o OnePlus 6 trará o processador Snapdragon 845 da Qualcomm e um total de 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento interno. Dispositivo este que deverá primar pela relação preço / qualidade, isto claro, se mantiver o preço competitivo dos seus antecessores.

Contamos ainda com uma acrescida resistência aos elementos no OnePlus 6, agora certificação IP53 (resistência a salpicos). Consideramos que a resistência à água (certificação IP68) seja um passo que a marca não dará, pelo menos para já.

Nokia X Huawei Honor 10 Android Oreo da Google Apple iPhone X OnePlus 6 Android Oreo smartphone
A fabricante fundada por Pete Lau e Carl Pei apresentar-nos-á um novo design.

Por último e tal como o Nokia X, também este OnePlus 6 deverá apresentar pelo menos uma versão em vidro. Algo que tem sido avançado pela própria marca, apontando o vidro como um dos materiais de construção.

Snapdragon 845 será o grande trunfo do OnePlus 6

Contamos ainda com a presença de um ecrã de 6.28 polegadas de diagonal no OnePlus 6. Ecrã este que terá a notch no seu topo, uma resolução Full-HD+ com um painel Super AMOLED e um formato 19:9.

Apresentará também uma nova “definição” de velocidade graças ao processador Snapdragon 845, da norte-americana Qualcomm. Este será efetivamente o seu grande trunfo, um novo processador, otimizado para velocidade máxima e performance irrepreensível.

As suas câmaras serão de 16MP+20MP com uma câmara frontal de 20MP. Por último e para manter tudo a funcionar teremos uma bateria de 3450mAh de capacidade com o carregamento rápido Dash Charge. Por último, também esta tecnologia poderá apresentar melhorias na nova geração Dash Charge V2.

Aguardemos agora pelo décimo sexto dia do quinto mês de 2018. Por qual destes dois smartphones estás mais ansioso?

Assuntos relevantes na 4gnews:

XiaomMi TV’s – um estrondoso caso de sucesso nas Smart TV’s

Xiaomi Redmi S2. Smartphone Android poderá chegar brevemente a Portugal

XiaomMi 6X – beleza chinesa com a plataforma Android da Google

Fontevia

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).