Corria o sistema operativo Android 4.1.2, o Nokia X foi apresentado em fevereiro de 2014 e seria o Microsoft a não acalentar com entusiasmo o projecto com toda a empreitada a não produzir resultados animadores. Agora, a HMD Global poderá recuperar este produto, lançando-já com o sistema operativo Android Oreo.

Da iniciativa original surgiria ainda um Nokia XL em maio de 2014, também ele sem grande impacto nas vendas. Por essa altura já era evidentemente tarde demais para que o sector mobile da empresa então detida pela Microsoft chegasse a bom porto. A história conta-nos o resto.

Vê ainda: Google. Novo Gmail vai impedir que reencaminhem as tuas mensagens

Agora, em 2018, a nova "casa" da empresa finlandesa, a HMD Global estará a planear o anúncio de um novo Nokia X no próximo dia 27 de abril. A informação é avançada pela publicação chinesa ITHome, sendo também coberta pela publicação Gizmochina. Aí, são revelados os detalhes deste futuro smartphone.

Com efeito, temos agora fotografias que nos mostram os cartazes de apresentação do Nokia X da HMD Global para a China. Aparenta ser um novo terminal, já com o Android Oreo, a 8ª versão deste sistema operativo. Temos dois smartphones, cruzados, formando um X numa alusão ao nome do produto. A data lê apenas 27 de abril.

Nokia X da HMD Global chegará com Android Oreo

Em si é praticamente impossível apurar alguma informação acerca dos smartphones em si e daquilo que trarão ao mercado. Podemos apenas apontar que o Nokia X da HMD Global utilizará esta que é a mais recente versão do OS da Google e trará uma construção metálica. Aliás, pelas imagens quase que podemos antever um vidro ligeiramente curvo, o efeito 2.5D de todo o seu display / ecrã.

As imagens deixam também antever uns cantos arredondados para este terminal Android, construído em metal. Surge assim como uma total surpresa sem que antes tenhamos visto ou ouvido qualquer tipo de rumor que nos pudesse avisar da sua existência.

Ainda assim, acreditamos que o Nokia X da HMD Global possa efetivamente ser lançado num futuro próximo. Acreditamos também que seja um smartphone de gama média ou gama média alta, provavelmente um exclusivo para a China. Para já não dispomos de mais informação.

Outro ponto que merece reflexão é o facto de a Nokia, até ao momento, ter utilizado um ordenamento numérico para diferenciar e nomear os seus produtos. Desde o iPhone X (dez), também a próximo terminal com Android Oreo poderá ser um Nokia X (10)? Deixo-vos com esta possibilidade.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 mini já mostrou o seu valor na AnTuTu

Nubia Red Devil, rival do Xiaomi Black Shark chega a 19 de abril

Xiaomi Mi 6X: Empresa continua a aguçar a curiosidade dos fãs

Via