Nokia X não será um topo de gama mas trará o Android Oreo da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A HMD Global, a nova casa dos smartphones da Nokia, tem uma apresentação marcada para o dia 27 de Abril, na China. Aí deveremos ficar a conhecer oficialmente dois novos smartphones Android, duas versões do Nokia X. Todavia, os seus maiores trunfos serão o software, o Android Oreo da Google.

Com efeito, o novo terminal chamar-se-á Nokia X e estará disponível em duas versões segundo as informações avançadas pela agência 3C. Esta entidade de certificação e aferição da conformidade dos produtos com os padrões de qualidade exigidos pela China, deu-nos já várias pistas sobre os dispositivos.

Vê ainda: Facebook divulga os novos Padrões de Comunidade a pensar em ti

Tendo em conta o seu nome "Nokia X", começou a criar-se alguma especulação tendo em conta o duplo significado do "X" como número 10 (numeração romana). Algo que levaria algumas publicações, descuidadas, a assumir que este seria o próximo topo de gama da Nokia.

Note-se que neste momento o melhor smartphone da HMD Global é o Nokia 8 Sirocco, existindo já rumores acerca do seu sucessor. Com efeito, tem-se vindo a discutir a possibilidade de termos um poderoso Nokia 9 e sobretudo um Nokia 10 durante 2018. Todavia, para já não passam de rumores.

Nokia X será uma opção low-end, de baixo custo

Mais recentemente, quando aqui avançamos as primeiras informações sobre o Nokia X sentimos uma explosão de especulação. Em pouco tempo surgiram especulações sobre a possibilidade de este ser o próximo topo de gama com o sistema Android Oreo da Google. Claro, poucas são as publicações que investem dois minutos do seu tempo a investigar o quer que seja. Oxalá dedicassem uma fração do tempo que dedicam a 'escovar' certas marcas / fabricantes mas o destino acaba por nos dar razão. Ora, segundo a recente certificação da entidade 3C o smartphone Nokia X, nas suas duas versões, será um dispositivo low-end.

Plataforma Android Oreo da Google será um dos seus maiores trunfos

Os dois novos smartphones foram identificados com os números de modelo TA-1099 e TA-1109 já foram confirmados pela agência 3C. Sigla que representa a Comissão de Comunicações da China (3C). Algo que nos indica um dos primordiais mercados para este futuro smartphone.

Infelizmente, ao contrário da agência TENAA, na 3C não temos imagens do produto nem as especificações técnicas do mesmo. Sabemos apenas os seus números de modelo mas dá-nos informações sobre o tipo de carregador que acompanhará o Nokia X. Isto é, os acessórios que acompanharão o Nokia X assim que chegar finalmente ao mercado após a sua apresentação.

Android Oreo na sua forma mais pura, tal como foi concebido pela Google

Ora bem, não há aqui nada de interessante tirando o facto de ambos os smartphones serem acompanhados por um carregador 5V/2A(10W). Isto indica-nos que será um carregador básico, simples e desprovido da tecnologia de carregamento rápido. Posto isto, podemos concluir que os Nokia X serão duas opções económicas, duas opções low-end para o mercado de entrada.

Note-se ainda que neste momento praticamente todos os topos de gama do mercado já possuem carregamento rápido. Para tal contam com um carregador / adaptador USB preparado para tal tecnologia.

No caso da Nokia a grande maioria dos seus smartphones já contam com esta benesse, até mesmo os dispositivos de gama média. Posto isto não temos a menor dúvida de que estes terminais serão extremamente modestos. Serão apresentados no dia 27 de abril e o seu maior trunfo será o Android Oreo da Google. Todavia, sendo lançado na China o Nokia X poderá abdicar da maioria dos serviços da Google.

Com efeito, em todos os smartphones da marca temos um ambiente de utilização e experiência de utilização muito simples. Algo que lhes é conferido pela plataforma Android Go da Google.

Esperamos agora pela sua apresentação, na certeza de que eventualmente chegará um novo topo de gama. Muito provavelmente na segunda metade de 2018.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Mi 7 está atrasado devido a problemas no reconhecimento facial

Já não há mais segredos! Este é o aspeto do LG G7 ThinQ

Xiaomi Mi 6X é agora revelado em imagens reais antes da apresentação

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.