Apple iPhone X Nokia X Android
Está na hora de ficares a conhecer o “X” desta fabricante finlandesa. Um novo smartphone Android similar ao Apple iPhone X ©TechDroider

Este é o novo Nokia X, o mais recente smartphone Android da HMD Global, a nova casa dos smartphones Nokia. Foi agora revelado na China e usufruirá de uma apresentação com toda a pompa e circunstância no próximo dia 16 de maio. Contudo, já podes conhecer quase tudo sobre este dispositivo inspirado no iPhone X da Apple.

O Nokia X foi a estrela de uma pequena apresentação em solo asiático onde alguns entusiastas de tecnologia ficaram a conhecer em primeira mão este terminal. Entre eles estavam os nossos colegas da TechDroider que graciosamente nos trouxeram estas imagens do smartphone.

Vê ainda: Xiaomi Mi 6X vs Xiaomi Redmi Note 5 Pro – a ‘virtude’ está no Mi 6X

Note-se que neste momento o Nokia X ainda não é oficial, contudo já deu a conhecer as suas características. Mais ainda, confirmam-se assim os rumores acerca de uma possível notch, entalhe, recorte ou monocelha no topo do seu ecrã à semelhança do Apple iPhone X.

Com efeito, apesar de se distanciarem do iPhone X da Apple, sobretudo no mercado europeu. E mesmo aquando da sua apresentação no Mobile World Congress (MWC) 2018, o Nokia X é inegavelmente similar ao topo de gama da Apple. E em boa verdade a grande parte dos topos de gama Android mais recentes.

Nokia X, o novo smartphone Android com a ‘notch’ do iPhone X da Apple

Desde o LG G7 ThinQ, Xiaomi Mi 7 e OnePlus 6, todos eles chegarão em 2018 com a este traço característico do iPhone X da Apple. Agora, podemos ver que este Nokia X será um dispositivo de gama média-alta. Situa-se um pouco abaixo do Nokia 7 Plus (a nível de processador) mas surpreende pelo seu grande ecrã. Mais ainda, conta com uma sólida construção em metal, robusto. Está disponível com um acabamento em vidro ou metal no seu painel traseiro consoante a versão / modelo pretendido. Em seguida podemos ver as imagens do smartphone Android.

Software – Android Oreo 8.1 da Google

No interior do Nokia X teremos, consoante a versão, dois processadores da MediaTek e Qualcomm, respectivamente na versão base e na versão de topo. Esta é a diferença mais notória entre a versão em metal e a versão com acabamento em vidro.

Com efeito, na versão mais económica, com 4GB de memória RAM teremos o SoC (system on chip) Helio P60. Trata-se de um “motor” octa-core com (4x 2.0GHz Cortex-A73 e 4x 2.0GHz Cortex-A53) com a gráfica Mali-G72 MP3.

Hardware e características do Nokia X

Já na versão de topo com 6GB de memória RAM temos o processador Snapdragon 636, um SoC octa-core a 1.8GHz, núcleos Kryo 260 com a gráfica Adreno 509.

Estas versões serão acompanhadas por 64GB de armazenamento interno e por 128GB de armazenamento interno, respectivamente. Poderão também utilizar um cartão de memória microSD até 256GB.

Apple iPhone X Nokia X Android
Podemos aqui contemplar o seu painel frontal, com notch e o seu painel traseiro ©vtechgraphy

A nível de fotografia contamos com uma câmara dupla de alinhamento vertical com sensores de 12MP. Já na sua parte frontal temos uma câmara de 5MP para todas as selfies e videochamadas.

O grande ponto de destaque deste smartphone Android inspirado no iPhone X da Apple é o seu ecrã. Com efeito, temos aqui um total de 5.8 polegadas de ecrã com resolução Full-HD+, portanto 1080 x 2280 pixéis e tecnologia IPS LCD.

Tal como iPhone X da Apple temos um entalhe, recorte, notch ou monocelha no topo, ladeando o auscultador, câmara frontal e sensores. O smartphone conta ainda com uma bateria de 3500mAh de capacidade, estando disponível em Preto e Branco.

Aguardamos agora pela sua apresentação oficial no dia 16 de maio onde ficaremos também a conhecer o seu preço e disponibilidade. Será, muito provavelmente, um exclusivo para a China.

Assuntos relevantes na 4gnews:

LG G7 ThinQ chegará com um novo ‘Modo Super Brilho’

Xiaomi M6X vs Nokia 7 Plus – 2 opções igualmente válidas em Portugal?

Snapdragon 660- os 3 melhores smartphones com este chip da Qualcomm

Fonte 1 | Fonte 2 | Fonte 3 | Fonte 4

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).