Tal como aconteceu com tantas outras fabricantes de smartphones que durante muito tempo estiveram no "topo", a Nokia tem ultrapassado grandes dificuldades em conseguir que os seus smartphones se tornem tão populares como antigamente. Para tentar recuperar-se, a fabricante volta agora a apostar no lançamento de um smartphone de entrada, o Nokia 5.3.
Curiosamente a marca decidiu apresentar o Nokia 5.3 na Índia, o segundo maior mercado do mundo, onde este é um dos segmentos mais populares. Ainda que não tenha sido confirmado oficialmente durante a apresentação, espera-se que acabe por ser também lançado globalmente.
Especificações do Nokia 5.3
- Ecrã LCD de 6,5" polegadas com uma resolução HD+ e notch em forma de gota
- Processador Qualcomm Snapdragon 665
- Até 6GB de memória RAM
- 64GB de memória interna, expansível através de cartão microSD
- Quatro câmaras traseiras: 13MP + 5MP (ultrawide) + 2MP (profundidade) + 2MP (macro)
- Câmara frontal de 8 megapixels
- Leitor de impressão digital no painel traseiro
- Suporte para NFC (pagamento sem fios)
- Bateria de 4,000mAh
- Android 10, Android One
Neste segmento de mercado, um dos fatores mais importantes acaba por ser o nível de autonomia dos smartphones e o Nokia 5.3 vai certamente conseguir destacar-se. De acordo com a marca, a sua bateria será suficiente para garantir até 2 dias de utilização em apenas uma carga.
Outro fator de diferenciação é o facto de este ser um smartphone Android One, chegando com uma interface típica dos smartphones da Google. No entanto, com a grande evolução das interfaces da Realme e Xiaomi durante os últimos tempos, esse deixou de ser um ponto forte de tanta importância.
Com um preço base que ronda os €160, tudo indica que o Nokia 5.3 terá grandes dificuldades em fazer frente a rivais como o Realme 6, Xiaomi Redmi Note 9, Galaxy M11 e até o recém lançado Motorola Moto G9. Todos estes smartphones encontram-se no mesmo segmento de preço, apresentando especificações mais aliciantes.
Editores 4gnews recomendam:
- Motorola Moto G9 chega com um preço perfeito para orçamentos apertados!
- Este carregador da Xiaomi também é uma powerbank. E o preço conquista
- Nova Nintendo Switch deverá ser apresentada nos próximos meses