Nokia. Já sabemos quais serão os próximos topos de gama com Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Nokia, a mítica marca finlandesa que em 2017 voltaria em força ao mercado dos smartphones e dispositivos móveis. Agora sob a orientação da HMD Global que detém os direitos de comercialização e distribuição dos seus smartphones e telemóveis. É verdade, a Nokia voltou mesmo e espera só até chegarem os seus próximos topos de gama com Android Oreo!

Depois de na última edição do 7 Plus.

Vê ainda: d temporariamente grátis

Faltaram apenas os topos de gama. Aqui refiro-me a smartphones com especificações capazes de fazer frente a um OnePlus 6, entre outros topos de gama.

A Nokia está muito forte nos segmentos de entrada (gama baixa) e no segmento de gama média onde o 7 Plus não dará sequer hipóteses à concorrência. Contudo, precisamos de novos topos de gama. Pelo menos de um novo dispositivo móvel com Android Oreo e especificações capazes de nos surpreender e de enfrentar toda e qualquer concorrência.

Nokia precisa de novos topos de gama para 2018

Refiro-me aqui à presença de um processador Snapdragon 845 da Qualcomm ou equivalente, à presença de uma painel AMOLED ou algo equivalente. Duas características muito em voga em 2018. Já contamos com um Android puro fornecido pela Google ao abrigo da iniciativa / programa Android One. Falta apenas um bruto poder de processamento, RAM e a mesma qualidade de construção a que já estamos habituados. De preferência um preço que não arrepie muitas carteiras também vinha a calhar. Afinal de contas, da Nokia já esperamos grandes feitos e proezas!

O novo Sirocco também já conta com o Android Oreo

Neste momento o único dos topos de gama da Nokia é o seu novo Sirocco. Não é um mau dispositivo, muito pelo contrário mas deve ser considerado uma peça de luxo e não um flagship ao nível dos demais. Não tem um processador tão poderoso como os novos topos de gama da concorrência.

Topos de gama Nokia 8 Pro ou Nokia 9?

Não quero com isto dizer que o Snapdragon 835 da Qualcomm seja um processador incapaz, muito longe disso! Quero apenas frisar que já existe algo melhor, algo mais poderoso e que já equipa os Samsung Galaxy S9. Sim, os Snapdragon 845 da Qualcomm. Mesmo assim, este Nokia 8 Sirocco poderá ser uma boa alternativa para os Huawei P20 (quanto ao P20 Pro já tenho algumas dúvidas).

A marca tem perfeita noção disso mesmo e mais cedo ou mais tarde lançará um Nokia 8 Pro ou até mesmo um Nokia 9. Aliás, segundo a publicação Nokiapoweruser estes dois topos de gama chegarão no final do ano, já com o Android Oreo 8.1 ou algo ainda melhor. Teremos que esperar para ver.

Android Oreo ou Android P, um deles integrará estes topos de gama

Esta publicação especializada nos desígnios da fabricante finlandesa aponta que ao passo que o Nokia 9 será o melhor dos topos de gama, o Nokia 8 Pro também será um poderoso smartphone. Mesmo assim, estará um degrau abaixo face ao Nokia 9. Desta forma, podemos esperar que todos os trunfos, todas as especificações de topo estejam reunidas no Nokia 9 e não no 8 Pro.

Segundo os rumores, o melhor dos topos de gama terá também um ecrã maior. Com mais definição e uma melhor tecnologia de ecrã. Aqui podemos esperar uma tela / painel AMOLED com laterais arredondadas e o formato 18:9. Em suma, poderá ter um aspecto muito semelhante aos Infinity Display da Samsung. Espera-se que tanto o Nokia 9 como o Nokia 8 Pro sejam apresentados entre agosto e setembro, possivelmente durante a IFA 2018.

Topos de gama da Nokia chegarão entre agosto e setembro de 2018

Os rumores avançam ainda que pelo menos um destes topos de gama terá já o sensor biométrico / leitor de impressões digitais embutido no ecrã. Esta será uma das próximas tendências do mercado mobile mas que pare já ainda carece de mais desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Por último, relativamente ao preço, sem grandes surpresas o Nokia 9 será o mais caro dos topos de gama com Android Oreo. Poderá rivalizar com os Samsung Galaxy S9 ou S9+, portanto esperamos um preço superior aos 869,99€ pedidos pelo topo de gama da sul-coreana.

Relembro ainda que neste momento o Nokia 8 Sirocco apresenta (ou apresentará assim que chegar ao mercado), um preço de 749€. Valor cativante pelo smartphone em si, um topo de gama ligeiro, elegante e com Android Oreo no seu estado mais puro.

A fabricante finlandesa voltou ao mercado Android durante 2017 e terá que continuar a pensar bem cada novo lançamento, cada novo produto. Os seus equipamentos começam a ser bem recebidos pelos mercados internacionais e não duvidamos do seu imenso potencial. Até agora, todas as estratégias da marca têm denotado uma grande cautela e sensatez.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.