Nokia tem os smartphones mais fiáveis do mercado em 2020

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A respeitada agência de análise de mercado, Counterpoint Research, acaba de divulgar o seu mais recente Índice de Fiabilidade referente às fabricantes de smartphones e onde avalia quatro pilares dos produtos. Nenhuma fabricante superou a Nokia em 2020.

Os vetores analisados pela supracitada entidade foram as atualizações de segurança, qualidade de construção, software atualizado e, por fim, a recomendação empresarial de que alguns dispositivos móveis usufruem. A HMD Global / Nokia liderou o ranking.

Nokia lidera o ranking de fiabilidade da Counterpoint

Counterpoint Resarch Nokia

Em primeiro lugar no pilar das atualizações de software, a fabricante finlandesa teve todos os seus 20 dispositivos móveis atualizados para o Android 10, a mais recente versão do sistema operativo aquando da elaboração do ranking da Counterpoint.

Telemóveis Nokia lideram nas atualizações de software Android

Em seguida surge a OnePlus, com 7 dispositivos atualizados para esta versão e, logo em terceiro lugar, a Samsung com 89% dos seus telemóveis atualizados. A Realme preenche o quarto lugar com 73%, ao passo que em décimo lugar a Vivo fecha a tabela.

Este pilar - versão mais recente do software - avalia os dispositivos eleitos para receberem a mais recente versão do sistema operativo da Google e mostra o claro domínio da HMD Global com todos os telemóveis Nokia já atualizados.

Vale ainda frisar a nota positiva da Samsung, atual líder de mercado e com um lugar cimeiro nesta tabela.

A utilização empresarial dos smartphones Android

Counterpoint Research Nokia

O leque de telemóveis Nokia reúne a maior aprovação para uso empresarial. Acima podemos ver a barra da Nokia / HMD Global a liderar a tabela, muito em parte por receberem com grande frequência as necessárias atualizações de segurança.

Note-se que, a par da Nokia, também a OnePlus está referida como uma das fabricantes que mais frequentemente atualizam os seus dispositivos móveis sempre que existe um novo patch de segurança a ser disponibilizado pela Google.

O registo da Nokia e da OnePlus é praticamente perfeito, com a Samsung a surgir numa péssima posição no que diz respeito às atualizações mensais. Já nas atualizações trimestrais, a Samsung ocupa um lugar mais confortável.

Qualidade de construção é sinónimo de telemóveis Nokia

Counterpoint Research Nokia

O pilar da qualidade de construção desdobra-se em várias vertentes, avaliando desde a robustez geral do produto à sua resistência a humidade e líquidos. A HMD Global está consistentemente acima da média e padrão da indústria neste quesito.

Entre os vários pontos analisados destacamos a pressão (suave e intensa), resistência a quedas, fadiga, uso e desgaste, bem como o impacto térmico. Estas e outras métricas acima compiladas mostram-nos a excelente prestação dos telemóveis Nokia.

A Counterpoint Research quis mostrar a importância da longevidade do software e hardware, avaliando para esse efeito a durabilidade dos materiais, bem como a frequência e teor das atualizações de software.

Por fim, a agência refere ainda que o ciclo de substituição de smartphones aproxima-se cada vez mais dos 30 meses. Isto significa que os utilizadores estão a utilizar durante mais tempo os seus telemóveis, sendo tanto mais relevante estas métricas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.