Nokia também lançará um smartphone com Snapdragon 888, mas vai desiludir os fãs

Carlos Oliveira
Comentar

Com a apresentação do Snapdragon 888, as empresas já pensam nos seus próximos equipamentos com este novo processador. Depois de várias confirmações, é agora tempo de surgirem notícias semelhantes direcionadas à Nokia.

A informação ainda não é oficial, mas provém de uma fonte bastante credível no que diz respeito à marca finlandesa. Segundo Nokia anew, a Nokia já está a trabalhar num smartphone com o processador Snapdragon 888.

A Nokia device powered by the Snapdragon 888/888+ exists and will not be released until the end of 2021.#Nokia10 (aka 9 Sirocco)https://t.co/jWKD3fNg5x#nokiamobile #nokia #snapdragon #qualcomm #hmd #Snapdragon888plus #exclusive pic.twitter.com/Bu5gbgLpb1

— Nokia anew 🤍❤️🤍 (@nokia_anew) 2 de dezembro de 2020

Este novo modelo ficará conhecido como Nokia 10 ou Nokia 9 Sirocco. A designação deste topo de gama ainda não está bem definida, mas já foi referido que a safira fará parte dos seus materiais de construção.

Possível Nokia 10 só será lançado no final de 2021

Ora aqui está o ponto onde, uma vez mais, a Nokia vai ficar bem atrás da concorrência direta. Se aquilo que a fonte refere se confirmar, não veremos o possível Nokia 10 antes do final do próximo ano.

Ou seja, estamos sensivelmente a um ano do lançamento deste equipamento de topo, quando uma Samsung deverá fazer algo semelhante já no próximo mês. Uma estratégia que não é surpresa na Nokia, mas que continua a ser triste de se ver.

Nokia 10

A primeira vez que vimos esta questionável estratégia foi com o lançamento do Nokia 9 PureView. Este conta com o Snapdragon 845, lançado em finais de 2017, mas o topo de gama da finlandesa só foi anunciado em fevereiro de 2019.

Espera-se ainda que marca europeia apresente o Nokia 9.3 PureView antes do final de 2020, com o processador Snapdragon 865. O mesmo SoC que vimos nos principais topos de gama ao longo deste ano.

Há uma forma de a Nokia ser bem sucedida com esta abordagem

Todos questionamos o facto de a Nokia apresentar topos de gama com processadores do ano anterior, porque estes são vendidos a preço de topo de gama. No entanto, um ajuste no valor de venda do equipamento poderia mudar tudo.

Seria uma jogada de génio se a Nokia imitasse o OnePlus X. Ou seja, um equipamento com preço de gama média, mas com um processador topo de gama que lhe garantia um excelente desempenho.

Assim sendo, pensa num Nokia 9.3 PureView, com Snapdragon 865, mas com um preço a rondar os 400€. Isso seria um negócio fantástico, mas infelizmente é pouco provável que aconteça.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.