Home Android

Nokia 8 – 5 pontos que farão deste smartphone um Android irresistível!

5 pontos que farão deste smartphone a compra ideal para quem procura um bom smartphone Android!

Smartphone Android Nokia 8Durante muito tempo esperamos por este momento. O regresso da Nokia ao mercado dos topos de gama. Agora sob o comando da HMD esta marca mudou e ainda bem! O mercado já não é o mesmo de outrora, agora já não queremos telemóveis. Queremos smartphones! Eis que chega o smartphone Android Nokia 8, repleto de nostalgia mas com os olhos postos no futuro.

Vê ainda: OnePlus 5 – Review / Análise – Já conheces este smartphone?

Está na hora de conhecerem uma das maiores promessas de 2017 e um dos Android’s mais promissores. É um topo de gama com todas as armas para competir com os Galaxy’s e iPhone’s deste volátil mercado dos dispositivos móveis. A seu favor tem vários pontos que agora resumi em 5 factores essenciais que deverás ter em consideração quando fores comprar o teu próximo smartphone Android.

5- Design do Nokia 8 – Simples e Intemporal

Hoje em dia não basta ser barato, poderoso ou apenas bem construído. Um smartphone tem que ser uma expressão do nosso ser e do nosso estilo de vida e um design elegante e contemporâneo é mandatário.

Smartphone Android Nokia 8
Nokia 8 em azul brilhante e cobre

Apesar de o design ser um quesito marcadamente subjectivo, com linhas simples e bons materiais de construção (alumínio), o Nokia 8 apresenta-se como um smartphone Android capaz de sobreviver ao passar dos anos.

Quanto mais simples forem as linhas de um produto, qualquer produto, melhor será o seu “envelhecimento”. Neste Nokia 8 a HMD Global utilizou uma abordagem bem tradicional com um corpo metálico com arestas curvas e um ecrã ou tela de 5.3 polegadas no painel frontal.

Nokia 8 é o novo smartphone Android da HMD

Não temos aqui projetos ambiciosos como os bezels finíssimos de outras marcas ou tampouco o ecrã com margens curvas. Não temos sequer uma verdadeira resistência à água (certificação IP68), temos apenas uma proteção contra ligeiros salpicos (certificação IP54).

Contudo, temos aqui um smartphone Android meticulosamente construído a partir de um único bloco de alumínio de alto grau e acreditem, a qualidade de construção será sem dúvida superior a quase todos os concorrentes.

É debaixo deste ecrã de 5.3 polegadas que encontrarás o leitor de impressões digitais / sensor biométrico, para além dos botões de navegação capacitivo. Temos ainda as portas USB do Tipo C na aresta inferior e o jack de 3.5mm na aresta superior do smartphone.

Smartphone Android Nokia 8
Nokia 8 em azul mate e cinza

Terás ainda 4 esquemas de cor por onde escolher, o Azul brilhante ou mate, cinza ou então o cobre. Todos eles construídos em metal (alumínio).

2- Ecrã grande, brilhante e com boa definição

Com 5.3 polegadas o tamanho deste ecrã não é demasiado grande nem pode ser considerado pequeno. Um meio termo agradável para uma utilização confortável. A sua definição é das melhores que encontrarás no mercado. Temos aqui um display LCD com resolução Quad-HD (2560x1440p) que nos dá uma densidade de pixéis por polegada superior a 550ppp.

A marca promete ainda uma excelente visibilidade ao ar livre uma vez que este painel será capaz de uns 700 nits de luminosidade (unidade de medida da intensidade luminosa). Até quando a tela /ecrã estiver desligada terás sempre as informações importantes como notificações de chamadas perdidas ou novas mensagens.

Smartphone Android Nokia 8
Este é o novo smartphone Android Nokia 8

Esta é a abordagem da HMD ao conceito de Always-on display (ecrã sempre ligado). Este display está ainda protegido pelo vidro Gorilla Glass 5 de última geração que lhe dará uma proteção extra contra riscos e quedas.

3- Potente processador no smartphone Nokia 8

Um bom “motor” é crucial para garantir a melhor experiência de utilização possível ao utilizador final e aqui a Nokia volta a surpreender pela positiva. Temos o melhor processador do mercado no interior deste Android, o Snapdragon 835 é um potente SoC (system on chip), capaz de um incrível poder de processamento. É o mesmo motor que encontramos, por exemplo, no OnePlus 5.

Temos ainda 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno. Contudo, estará disponível uma versão com 128GB de armazenamento interno. De qualquer forma poderás simplesmente utilizar um cartão de memória microSD para aumentar este armazenamento interno, se necessário.

Para garantir uma boa dissipação de calor temos um sistema com tubagens de cobre no interior deste Nokia 8. São um excelente condutor térmico e ajudaram a dissipar todo o calor que é gerado normalmente no interior do smartphone. Desta forma, também os seus componentes internos verão a sua vida útil a ser prolongada.

A bateria deste smartphone Nokia 8 tem uma capacidade de 3090mAh e conta com a tecnologia de carregamento rápido QuickCharge 3.0 da Qualcomm. Não é substituível pelo utilizador.

4- Android “quase” puro com actualizações garantidas no Nokia 8

As atualizações de software são vitais para manter o nosso smartphone seguro e com as mais recentes funcionalidades. Nesse sentido, a HMD Global decidiu providenciar um ambiente de trabalho, uma interface gráfica (UI) muito leve para o utilizador final não estar sobrecarregado com animações e Apps inúteis.

Temos aqui uma versão muito pura (fiel ao Android disponibilizado pela Google em aspecto e funcionalidade), no Nokia 8. Trata-se do Android 7.1.1 Nougat e receberá o Android O logo que este esteja disponível.

Mais ainda, sendo uma UI muito leve a construtora será bem mais rápida a preparar os pacotes com atualizações de software, portanto não ficarás com um smartphone sem updates!

5- Câmaras com lentes Carl Zeiss no smartphone Nokia 8

Esta é talvez a parte mais entusiasmante em torno do smartphone Nokia 8. A Carl Zeiss é uma empresa alemã com reputação de ser uma das melhores produtoras de lentes e dispositivos óticos do mundo.

Algo que terá um impacto direto na qualidade das fotografias capturadas com este Nokia 8 uma vez que todas as suas três câmaras contam com óticas da Carl Zeiss.

Smartphone Android Nokia 8

A qualidade de uma fotografia é determinada por vários factores. Desde os MP’s ( quantos mais MP’s maior será o tamanho da imagem), até à qualidade das lentes utilizadas (aqui entra a Carl Zeiss), terminando com o software de processamento da imagem.

No smartphone Nokia 8 temos duas câmaras principais de 13MP, uma delas com uma abertura de f/2.0 que faz dela uma lente muito brilhante (capta muita luz), equipada com estabilização ótica da imagem (OIS). O segundo sensor, também de 13MP é monocromático e permitirá capturar ainda mais detalhes em cada foto.

No Nokia 8 não terás apenas selfies mas sim bothies

Na parte frontal, para as tuas selfies, ou melhor…bothies, terás uma câmara também de 13MP com focagem automática, funcionando o display como um pequeno flash para iluminar suavemente o teu rosto.

Bothies, o nome dado pela Nokia à possibilidade de capturares duas fotos ao mesmo tempo. Uma com a câmara frontal e outra com as câmaras traseiras. Podes até fazer stream de vídeo com ambas as câmaras ao mesmo tempo. O conceito em si é facilmente compreensível e pode ser visto no vídeo, abaixo no final do artigo.

Características gerais do smartphone:

  • Ecrã IPS LCD de 5.2″ polegadas
    Smartphone Android Nokia 8
    Todas as cores do Nokia 8
  • Resolução QHD 1440 x 2560 pixels
  • Processador Qualcomm Snapdragon 835
  • Gráfica: Adreno 540
  • 4GB de RAM
  • 64GB de armazenamento interno
  • Bateria de 3090mAh
  • Dual câmara com flash LED
  • Sensores de 13MP e 13MP na traseira
  • Câmara frontal de 13MP
  • Leitor biométrico / impressões digitais no botão central “Home”
  • Certificação IP54
  • Dual-SIM (Nano-SIM)
  • USB do Tipo C
  • Bluetooth 5.0
  • Jack de 3.5mm
  • Preço de 599€

Nokia OZO, afinal o que é isto?

“OZO” representa o motor de áudio utilizado pela marca. Para obter uma atmosfera sonora de 360º o smartphone utiliza os seus vários microfones, proporcionando depois um vídeo mais envolvente. Terás a possibilidade de “focar” o audio num motivo principal, eliminando ou reduzindo algum ruído envolvente.

Sobre este novo motor de áudio precisaremos de testar o equipamento para esclarecer todas as dúvidas.

Para mais informações sobre a Nokia e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

O Nokia 8 chegará a Portugal com um preço de venda ao público recomendado de €600 euros. Será desta que vais comprar um Nokia?

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy Note 8 já foi revelado em brochura publicitária

Android O será Android Oreo, Google desfaz o mistério sem intenção

Sondagem: Qual é o smartphone que mais esperas ver este ano?

Viatheinquirer
FonteNokia
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).