Nokia vai revolucionar baterias dos smartphones com nova tecnologia!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A evolução da tecnologia dos smartphones continua a crescer de forma exponencial. No entanto, o segmento das baterias está a ter dificuldade em manter um crescimento capaz de acompanhar as novas tecnologias.

A Nokia revelou agora que conseguiu desenvolver uma nova tecnologia que vai permitir às baterias oferecer uma autonomia até 2,5x superior, quando comparado com a performance apresentada pelas baterias utilizadas atualmente.

Baterias continua a ser o 'calcanhar de Aquiles' dos smartphones

Atualmente, a solução encontrada pelas fabricantes foca-se nas capacidades de carregamento rápido, em vez de aumentar a autonomia das baterias. Claramente, esta é uma solução que vai ficar muito limitada num futuro próximo, e que não se apresenta como uma solução prática as necessidades dos utilizadores.

É verdade que as novas tecnologias de carregamento rápido, permitem finalizar um ciclo de carregamento em menos de 1 hora. No entanto, essa possibilidade não consegue compensar totalmente para a reduzida autonomia apresentada pela maioria dos smartphones.

Para que consigamos tirar o máximo proveito dos nossos smartphones, é preciso que estes consigam oferecer uma autonomia muito maior. É isso mesmo que a Nokia pretende oferecer com esta nova tecnologia.

Nokia promete mais do dobro de autonomia nas baterias com a nova tecnologia

De acordo com as informações publicadas pela Nokia, esta nova tecnologia vai permitir duplicar a quantidade de energia de uma bateria, sem alterar as suas dimensões e peso. Desta forma, serão capazes de oferecer uma autonomia impressionante, cumprindo todos os requisitos dos mais variados gadgets.

Já foi enviado o pedido de registo da patente para esta nova tecnologia. A Nokia confirmou que já tem planos para trazer esta tecnologia para o mercado no futuro, no entanto, não foi revelada uma possível data de chegada.

Nova tecnologia chega de mãos dadas com as novas redes 5G

Durante a apresentação desta tecnologia, revelaram que vai causar um grande impacto nos mais variados dispositivos que utilizem as novas redes 5G. As aplicações são virtualmente ilimitadas, podendo ser utilizadas em gadgets, produtos IoT (Internet of Things), smartphones, drones, etc.

A possibilidade de criar baterias que conseguem oferecer uma maior quantidade de energia no mesmo "espaço físico" poderá revolucionar o design de produtos em diversos segmentos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Processador Huawei Kirin 810 supera Snapdragon 710 e 730 na AnTuTu
  • Apple pondera colocar ecrãs OLED em MacBooks e iPads para aumentar vendas
  • OnePlus 7 e OnePlus 7 Pro: versões de 8GB/256GB com grande desconto (tempo limitado)
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.