fonte: depositphotos

Nos primeiros dias deste ano, surgiu um rumor de que a Nokia estaria a desenvolver a sua própria Inteligência Artificial (Viki). Tal dedução proveio de uma patente registada no velho continente, descrevendo um serviço de recolha e monitorização de dados acedido por via de uma interface vocal.

Vê também: Imagem revela especificações do possível sucessor do Moto G4 Play

Desde então que nada mais se veio a falar sobre o assunto, até que hoje sabemos já o que estava a preparar a Nokia. Acontece que estamos perante uma assistente virtual não vocacionada para o utilizador, mas sim para engenheiros de telecomunicações, chamada MIKA.

   

Multi-purpose Intuitive Knowledge Assistant, é este o nome oficial desta assistente virtual e que pretende ser o fiel aliado daqueles que trabalham exaustivamente para nos oferecer a comodidade de que usufruímos nos dias de hoje para comunicarmos com qualquer pessoa.

Usando como base informativa o repositório informativo Nokia AVA, esta assistente terá inclusive a capacidade de prever possíveis avarias em estruturas de comunicações com uma a duas semanas de antecedência, e com uma taxa da assertividade a rondar os 95%. Os engenheiros de telecomunicações que trabalhem com a MIKA poderão aceder ás informações por ela fornecidas quer por via mobile, quer via web.

Além de ser capaz de prever avarias, a MIKA será ainda capaz de apresentar soluções para as suas resoluções. Todos estes processos serão armazenados numa espécie de histórico para que posteriores recomendações possam ser dadas com base em resoluções anteriores.

Para finalizar, resta referir que esta interface está a ser desenvolvida pela própria Nokia e fazendo uso de todo o seu conhecimento em infraestruturas de comunicações e não pela HMD, que detém os seus direitos para smartphones. Quanto a uma Inteligência Artificial para o consumidor, essa poderá até eventualmente vir a ser apresentada, mas ainda não será desta.

Talvez queiras ver:

Nokia confirma terminal com processador Qualcomm Snapdragon 835!

Nokia 5: “low-cost” à vista, no MWC 2017

Preço do novo LG Watch Style poderá rondar os 250€

Vianeowin
Fontenokia
O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.