Nokia revela a sua assistente virtual para operadores de telecomunicações

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Nos primeiros dias deste ano, surgiu um rumor de que a Nokia estaria a Imagem revela especificações do possível sucessor do Moto G4 Play

Desde então que nada mais se veio a falar sobre o assunto, até que hoje sabemos já o que estava a preparar a Nokia. Acontece que estamos perante uma assistente virtual não vocacionada para o utilizador, mas sim para engenheiros de telecomunicações, chamada MIKA.

Multi-purpose Intuitive Knowledge Assistant, é este o nome oficial desta assistente virtual e que pretende ser o fiel aliado daqueles que trabalham exaustivamente para nos oferecer a comodidade de que usufruímos nos dias de hoje para comunicarmos com qualquer pessoa.

Usando como base informativa o repositório informativo Nokia AVA, esta assistente terá inclusive a capacidade de prever possíveis avarias em estruturas de comunicações com uma a duas semanas de antecedência, e com uma taxa da assertividade a rondar os 95%. Os engenheiros de telecomunicações que trabalhem com a MIKA poderão aceder ás informações por ela fornecidas quer por via mobile, quer via web.

Além de ser capaz de prever avarias, a MIKA será ainda capaz de apresentar soluções para as suas resoluções. Todos estes processos serão armazenados numa espécie de histórico para que posteriores recomendações possam ser dadas com base em resoluções anteriores.

Para finalizar, resta referir que esta interface está a ser desenvolvida pela própria Nokia e fazendo uso de todo o seu conhecimento em infraestruturas de comunicações e não pela HMD, que detém os seus direitos para smartphones. Quanto a uma Inteligência Artificial para o consumidor, essa poderá até eventualmente vir a ser apresentada, mas ainda não será desta.

Talvez queiras ver:

Nokia confirma terminal com processador Qualcomm Snapdragon 835!

Nokia 5: “low-cost” à vista, no MWC 2017

Preço do novo LG Watch Style poderá rondar os 250€

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.