Nokia. ReefShark será o seu passaporte para as velocidades 5G

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

O novo padrão de comunicações 5G foi definido em Portugal, tal como própria marca, o futuro passa por estas velocidades 5G e o trabalho ainda agora começou.

Vê ainda: 10. Primeiros renders do smartphone Android chegam à Internet

Para criar o seu novo chip ReefShark, a Nokia juntou-se a 30 operadoras, unindo esforços para criar e desenvolver a próxima geração de redes. A base será o seu novo chipset apelidado de ReefShark, trata-se de uma arquitectura de redes e não propriamente de um componente para smartphone.

Chama-se ReefShark, é da Nokia e quer agilizar as velocidades 5G

Todavia, não deixa de ser algo extremamente cativante, uma nova solução desenvolvida pela Nokia para que as operadoras possam tirar proveito das velocidades 5G. Em última análise será sempre o utilizador a tirar mais proveito e a beneficiar de toda uma nova experiência de utilização.

As principais melhorias e avanços alusivos às velocidades 5G consistem na melhoria até 3 vezes do sinal em cada torre, em cada célula da rede móvel. As novas velocidades serão atingidas graças a antenas MIMO que terão metade do tamanho das antenas atuais. Além disso, segundo a própria Nokia, com o chipset ReefShark verão também a sua eficiência energética melhorar cerca de 64%. Valores comparados à atual geração de hardware de redes.

Este novo chipset ReefShark será incorporado como uma simples (e conveniente) unidade acoplável (plug-in). Serão utilizados nos módulos atuais AirScale da Nokia. Assim que o procedimento estiver completo, serão capazes de debitar 84 Gbps de dados móveis. Isto através de várias células para totalizar 6Tbps. Este é o volume de dados necessário para alimentar a nossa sede de informação nas grandes cidades.

A pouco e pouco caminhamos para a implementação das velocidades 5G. Agora, a Nokia dá-nos um sério empurrão nesse sentido!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi e Huawei. Homens são os maiores fãs das fabricantes Android

Oppo. Patente de smartphone dobrável é registada pela “irmã” da OnePlus

Windows: Microsoft corrige atualização defeituosa da Intel para Spectre

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.