Nokia procura UI alternativa ao Android One da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A HMD Global é a empresa finlandesa responsável pelos atuais smartphones da Nokia, tendo adotado o Android "puro" como o seu bastião. Sob a sua alçada, nos últimos anos, os dispositivos da fabricante conseguiram voltar a adquirir relevância no mercado.

Agora, contudo, a empresa quererá criar uma identidade distinta para os seus smartphones ao desenvolver uma interface gráfica (UI) própria. A notícia é avançada pelo portal XDA Developers com base na atividade recente da tecnológica finlandesa.

A Nokia usa sobretudo o Android One da Google

Sublinhamos que até ao momento uma boa porção dos seus smartphones tira proveito do programa Android One, da Google. Ao abrigo deste, os dispositivos recebem o software diretamente da tecnológica de Mountain View com o Android "puro", ou stock.

Segundo as fontes do portal XDA Developers, com base na abertura de uma vaga para “User Experience Designer", aponta-se assim a procura de uma nova interface. Algo que possa substituir, ou criar uma alternativa para o até agora preferido Android One.

Note-se que a descrição do trabalho no LinkedIn é notoriamente vaga. A sugestão foi feita por uma das fontes do portal XDA Developers que afirma ter conhecimento exclusivo das dinâmicas da HMD Global e da motivação para este novo posto.

Interface alternativa ao Android One, ou reforço das apps da Nokia?

Assim, podemos ver uma HDM Global a criar uma interface gráfica (UI) própria para aplicação nos seus smartphones Android. Por outro lado, pode ser apenas com vista à melhoria das aplicações própria da Nokia, para otimizar a sua interface.

Recordamos que o programa Android One da Google não coíbe as fabricantes como a Nokia de colocarem as suas próprias aplicações nos telefones ao abrigo desta iniciativa. Desse modo, ambas as opções estão em aberto, seja o desenvolvimento da sua própria interface como alternativa ao Android One, ou a manutenção desta e otimização das suas apps próprias.

Note-se ainda que de momento a Nokia poucas aplicações próprias inclui nos seus smartphones. As exceções são a aplicação de câmaras fotográfica nativa, bem como a app My Phone.

Entre as competências e responsabilidades apontadas para o cargo está o design de elementos como menus, widgets, abas, conceitos e protótipos de UI. Contempla ainda a criação de design gráfico e outros componentes-chave da experiência de uso.

O responsável pela "UI/UX" entregará a melhor experiência de utilização móvel online e mobile, segundo a descrição da vaga. Ora, um pouco mais de identidade e personalização da empresa não prejudicaria os seus telefones, bem pelo contrário.

Editores 4gnews recomendam:

  • BlackBerry volta aos smartphones com teclas (e 5G) em 2021
  • LG abandona oficialmente o mercado de smartphones e dispositivos móveis
  • Xiaomi POCO X3 Pro ou POCO F3: qual tem melhor autonomia (vídeo)
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.