O mítico Nokia N9 pode regressar em 2020. Será este o seu design?

Bruno Coelho
Comentar

Quando a Nokia lançou o N9 em setembro de 2011, o seu declínio já era bastante evidente, depois de dominar a primeira década dos anos 2000 no segmento mobile.

Este modelo ficou marcado por ser o primeiro da fabricante a abandonar o Symbian OS. À data chegou com o sistema operativo Meego, desenvolvido em conjunto com a Intel. Nove anos depois, a marca agora detida pela HMD Global pode lançar uma nova versão deste terminal.

Numa altura em que se fala do seu relançamento, o designer Antony Andreas produziu um conceito daquele que pode vir a ser o design do smartphone. Fazendo jus ao aspeto original, vemos um dispositivo que não cairia nada mal em termos de design em 2020.

Nokia N9 2020
Conceito do Nokia N9 2020 por Antony Andreas

O aspeto é mais refinado, e vemos um corpo totalmente em alumínio que transmite bastante robustez. Embora angular no seu núcleo, é um dispositivo com perfil arredondado, e que certamente assentaria bem na mão.

A câmara em forma de ‘comprimido’ ao centro, pode dizer-se que já foi inspiração para dispositivos como o Nokia 7.2 ou mesmo o OnePlus 7T. Algo salutar seria a entrada de 3.5mm para headphones, cada vez mais uma raridade nos smartphones mais potentes do mercado.

Nokia N9
Conceito do Nokia N9 2020 por Antony Andreas

Caso um dispositivo destes venha a chegar ao mercado, seria interessante perceber se todo o ecrã será aproveitado. O design certamente não vai agradar a todos, mas pode dizer-se que não seria igual a todos os dispositivos que vemos lançados atualmente.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.