Nokia. HMD Global anuncia a data do seu evento no MWC 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Agora sob a batuta da HMD Global, a tecnológica Mobile World Congress - MWC 2018. Este que é um dos maiores certames de tecnologia (senão mesmo o maior), começará oficialmente no dia 26 de fevereiro. Agora, a Nokia tem o orgulho de nos convidar para o seu evento.

Será na costa do Mar Mediterrâneo, na bela cidade de Barcelona, coração da Catalunha que a tecnológica finlandesa apresentará a sua nova linha de produtos. Fá-lo-á na véspera do início oficial, logo no dia 25 de fevereiro. Nesse mesmo dia espera-se que a fabricante sul-coreana também apresente os seus Samsung Galaxy S9.

d

Já é o "Domingo" mais aguardado do ano para todo e qualquer entusiasta de tecnologia. Agora que a HMD Global revelou a data da sua conferência na MWC 2018, confirma-se também o lançamento de uma nova linha de produtos. Tudo isto terá lugar antes do arranque oficial do Mobile World Congress, o tão esperado congresso de tecnologia.

O convite, claramente dedicado aos meios de comunicação mais influentes, promete uma "íntima e exclusiva" experiência de apresentação e contacto com os novos produtos. Ao que tudo indica, não teremos apenas um mas vários novos equipamentos da Nokia neste evento orquestrado pela HMD Global.

HMD Global confirma o evento da Nokia no MWC 2018

Veja-se que a Nokia (e consequentemente a HMD Global) não estão a poupar esforços. O evento terá lugar no Museu de Arte Contemporânea em Barcelona. Este localiza-se a cerca de 2.5 quilómetros da "Fira de Barcelona", o local que tem recebido o congresso MWC desde a sua criação em 1987. Na altura o congresso chamava-se GSM World Congress. Entretanto, o mundo avançou e também o seu nome mudou. Agora, preparamo-nos para o arranque do MWC 2018.

Foi o chefe de produto da HMD Global, o CPO Juho Sarvikas que revelou as informações. Foi também ele o mesmo que prometeu "coisas fantásticas" no MWC 2018 numa tentativa de criar alguma antecipação (hype) em torno da próxima geração de produtos da finlandesa Nokia.

De acordo com os rumores mais recentes, a Nokia poderá até apresentar um novo smartphone com um total de 5 câmaras fotográficas - 6, se contarmos com a câmara frontal. Podermos assistir também à apresentação do Nokia 7 e Nokia 6 (2018) para os mercados ocidentais. Ambos os produtos são exclusivos do mercado chinês até à data. Ambos são ofertas de gama média.

Nokia 9 a caminho do MWC 2018?

Para além disso, e segundo alguns rumores, a HMD Global poderá surpreender-nos no MWC 2018 com o tão esperado Nokia 9. Este seria o proximo topo de gama (flagship) Android da tecnológica finlandesa.

Espera-se que o mesmo venha providenciar um novo ecrã (quase) sem bezels ou margens. Espera-se ainda que utilize o novo formato 18:9 que já caracteriza o segmento topo de gama desde o início de 2017. Em suma, espera-se que seja um topo de gama finalmente premium.

Foram também vários os rumores a sugerir que a HMD Global estaria a trabalhar em novos dispositivos de gama baixa. Novas ofertas para o segmento de entrada. Os rumores chegaram até a sugerir o regresso da linha Asha. Para já, como é óbvio, não podemos confirmar a veracidade de qualquer um deles. Podemos apenas garantir que no dia 25 de fevereiro ficaremos finalmente a conhecer os novos produtos da HMD Global.

Estás convidado para o evento da HMD Global no MWC 2018

No ano passado, foi em Barcelona que ficamos a conhecer o novo 3310 e os novos 3,5 e 6. Produtos que marcaram o regresso oficial da Nokia, agora sob a batuta da HMD Global (empresa que atualmente detém os direitos de comercialização dos produtos Nokia), ao mercado dos smartphones.

Esperamos boas surpresas da Nokia em 2018

Desde o 3, ao 5 e sem esquecer o 6, os smartphones da Nokia primam pela qualidade de construção. Pelo Android puro (ou quase) e pelas atualizações periódicas do sistema operativo. Algo que mais construtoras deviam seguir.

Contudo, não posso deixar de salientar que nem mesmo o atual topo de gama da HMD Global, o Nokia 8 não surpreende. Aliás, em 2017, segundo os dados da IDC, as vendas da marca concentraram-se sobretudo nos feature phones, os telemóveis e não os smartphones. 2017 foi o tempo de pesar cada passo e cada palavra. Em 2018 precisamos de algo bem mais ousado.

2017 seria um ano de muitas surpresas mas acima de tudo de aprendizagem para esta outrora líder de mercado. Todos os seus produtos seriam apostas bastante conservadoras, jogando pelo seguro. Uma estratégia com provas dadas mas agora, para 2018 e já no MWC 2018 está na hora de sermos novamente surpreendidos pelo génio da Nokia.

E tu, o que gostarias que esta marca apresentasse no próximo grande congresso de tecnologia? Deixa-nos a tua opinião abaixo, na secção dedicada aos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

. Já sabemos como será a Fotografia e Vídeo

Google Allo e Google Duo deviam seguir o exemplo do Google Pay

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.