Nokia de volta ao TOP 10 das maiores fabricantes - Strategy Analytics

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Regressou ao mercado dos smartphones em janeiro de 2017. Agora, no espaço de um ano já se afirmou como uma das 10 maiores fabricantes mundiais. Agora abraçando a plataforma Android One da Google. A Nokia está mesmo de volta, quem o diz é a Strategy Analytics.

Trimestralmente temos a oportunidade de aferir o estado do mercado de dispositivos móveis. Aqui graças ao trabalho das agências de análise. Desde a IDC, Counterpoint ou esta Strategy Analytics, as suas informações são valiosas e imprescindíveis para sabermos quem sobe e quem desce.

Vê ainda: – Tudo o que já sabemos antes da apresentação no dia 16

Agora, confirmando as previsões mais otimistas, a Nokia, agora sob a tutela da HMD Global, a marca já está entre as maiores fabricantes de todo o mundo. A sua fórmula de sucesso passa por uma posta cautelosa em smartphones evocativos de um passado glorioso mas sempre com a aposta nas novas tecnologias.

Mais concretamente, durante o primeiro trimestre de 2018 a Nokia granjeou um total de 1.2% de quota de mercado. Note-se que no último (4.º) trimestre de 2017 os seus smartphones com o Android One da Google obtiveram 0.9% de quota de mercado.

Nokia em 9º lugar no Top 10 mundial - Strategy Analytics

Trata-se de um pequeno aumento mas que não deixa de o ser. Segundo a Strategy Analytics a Nokia vendeu um total de 4.1 milhões de smartphones. Agora com esta plataforma Android One da Google. Dados relativos ao primeiro trimestre do ano e que colocariam a Nokia em 9.º lugar segundo avança também a publicação tekniikkatalous.fi. Segundo esta mesma agência, no último trimestre de 2017 a fabricante finlandesa estava em 17.º lugar, aqui sim, vemos um grande salto na tabela.

Plataforma Android One da Google é a sua aposta para o futuro

Já segundo a publicação Counterpoint Research, avançou várias informações em exclusivo, a Nokia teria 1.1% de quota de mercado. Note-se que cada agência de análise de mercado utiliza a sua própria métrica. O seu próprio método de medida ou aferição das vendas.

Contrariando os dados da Strategy Analytics, a Counterpoint avança que a Nokia está abaixo do Top 10. Tendo a 10.ª classificada 1.3% de quota de mercado ao passo que a Nokia acabou o trimestre com 1.1%. Todavia, a Counterpoint não soube precisar o número exato de unidades vendidas, não estando ainda a contagem terminada.

Ainda assim, ambas as empresas de análise de mercado colocam a Nokia com um pouco mais e 1% de quota de mercado. Graças também ao seu novo alinhamento de smartphones com a plataforma Android One da Google. Aqui as expectativas são de crescimento gradual mas consistente.

Com efeito, o impacto do novo alinhamento de produtos apresentados no Mobile World Congress só será sentido a partir do 2.º trimestre. Numa última nota, a Nokia continua a sair-se particularmente bem no mercado dos telemóveis (dispositivos não inteligentes ou smartphones).

Acompanharemos com atenção a evolução da Nokia neste mercado dos dispositivos móveis. Entretanto, não percas pitada e acompanha a 4gnews.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

Apple iPhone X lidera TOP5 de smartphones mais vendidos no 1.º trimestre

Microsoft quer afastar o Windows 10 dos processadores Qualcomm

via 2

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.