Samsung e Google não escondem a rivalidade e interesse na Nokia Health

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Escassos dias após termos dado Wareable, ficamos agora a saber que também a Samsung está interessada na sua compra.

Com efeito, depois dos rumores que sugeriam o interesse da gigante sul-coreana Samsung na antiga Withings, a nova Nokia Health, confirma-se agora esta hipótese. O departamento de wearables está a ser cobiçado não só pela norte-americana Google mas também pela Samsung.

Vê ainda: e

Já mais recentemente veríamos a imprensa francesa, nomeadamente o Le Monde a ser citado pelo portal Android Authority como fonte que confirmou o interesse da Samsung. Com efeito, a fabricante aqui demos a conhecer. São assim quatro entidades interessadas na Withings, empresa que desde então tem criado os produtos da família Nokia Health.

Google e Samsung, rivais na compra da Nokia Health

Relembro que a Withings, nome que resulta da abreviação das palavras Wireless Things, é uma empresa sediada em França. Aí continua a operar, mesmo depois de ter sido adquirida pela Nokia em 2016. Na altura a aquisição custou à finlandesa um total de 209 milhões de dólares ou cerca de 172 milhões de euros. Entretanto este departamento não tem gerado a tração (lucro) esperado pela empresa finlandesa e dificilmente valerá tanto como outrora. Algo que sem dúvida despertou o interesse da Google e da Samsung.

Cumpre ainda ressalvar que a Nokia acabou por reformular todas as gamas de produtos da Nokia Health, tendo entretanto lançado novos produtos. Entre estes temos também uma nova balança, integrada com o teu smartphone (funções inteligentes) cujo vídeo de apresentação podem ver abaixo.

Recentemente lançaria também o Nokia Sleep, um produto que aqui demos a conhecer, aquando da sua apresentação no Mobile World Congress (MWC) 2018. Trata-se de um dispositivo para acompanhar e registar os teus ciclos de sono, ajudando-te a monitorizar os seus padrões.

Agora, segundo o relato da Forbes, tanto a Samsung como a Google competem ferozmente pela aquisição da Nokia Health. Interesse que também foi despertado pelos recentes avanços desta empresa no departamento da Inteligência Artificial (IA).

Google e Samsung na corrida pela aquisição da Nokia Health

Já por outro lado, também as autoridades francesas estão a acompanhar de perto o caso. Pretendendo sem dúvida salvaguardar os postos de trabalho em França. Mais ainda, as autoridades francesas reconhecem também o interessa de Samsung, Google e até mesmo do Facebook têm nesta filial da empresa finlandesa.

Ainda assim, notamos que a Samsung não quer que o assunto seja muito divulgado. Opinião transmitida hoje pela publicação Korea Times. Segundo esta fonte a Samsung está a negar os rumores acerca do seu interesse da Nokia Health.

Todavia, segundo a Forbes o processo está em curso com a Google e a Samsung a serem as principais interessadas. Desde o hardware ao software e com particular destaque para a Inteligência Artificial (IA). As razões para a aquisição deste departamento da Nokia são diversas e incluem as patentes registadas pela Nokia Health.

Será sem dúvida um tema a acompanhar na 4gnews. Isto porque também a Google poderá reforçar a sua filial, Nest, com todo o know-how da antiga Withings. Sobretudo com a propriedade intelectual e patentes alusivas à IA.

Em breve saberemos o desfecho das negociações.

Assuntos relevantes na 4gnews:

e

Galaxy A6 e Galaxy A6+: Eis os seus preços e especificações

será apresentado oficialmente no dia 23 de Maio

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.