Nokia deve abandonar o Android nos seu próximo topo de gama

Carlos Oliveira
Comentar

A Nokia chegou a ser uma referência no que concerne às atualizações de sistema, em muito devido à sua aderência ao programa Android One. Contudo, essa tendência positiva desvaneceu-se, sendo agora equacionado o abandono definitivo dessa plataforma.

Nokia X60 poderá ser o primeiro com o HarmonyOS

O rumor provém da publicação chinesa IT Home e dá conta de que a Nokia poderá mudar para o HarmonyOS. Seria o abandono do Android nos seus equipamentos, em favor de um sistema operativo rival com uma expressão inexistente no ocidente.

As razões que terão levado a Nokia a entrar em conversações com a Huawei são ainda desconhecidas. Aquilo que sabemos é da possibilidade de o software da marca chinesa vir a ser empregue nos equipamentos da mítica marca finlandesa.

Nokia

O primeiro equipamento a correr o HarmonyOS será, ao que tudo indica, o Nokia X60. Ainda sem data de apresentação definida, este deverá ser o próximo topo de gama da marca, agora sob a batuta da HMD Global.

É compreensível que a Huawei procure novos parceiros para expandir a influência do seu sistema operativo. Contudo, é curioso notar que uma das suas parceiras possa vir a ser uma marca bem estabelecida na Europa e noutros mercados ocidentais.

Importa sublinhar que o HarmonyOS carece dos serviços da Google, sendo sustentado pelos serviços da Huawei (HMS). Na Europa, os HMS têm pouca expressão, estando os seus utilizadores bastante ligados aos semelhantes da Google. Aliás, isso foi preponderante para a decadência da Huawei no nosso mercado.

O que esperar do Nokia X60

Tal como já referi, o Nokia X60 deverá ser o próximo topo de gama da marca finlandesa. Dele espera-se o melhor hardware do mercado, em linha com os principais flagships do mercado.

Com efeito, o Nokia X60 poderá valer-se de uma lente principal de 200MP, que ainda nem sequer foi apresentada. Algo que nos impele a ter alguma cautela neste rumor.

Adicionalmente, é avançado que este equipamento possa contar com uma enorme bateria de 6000mAh. Uma capacidade de armazenamento de energia incomum nos modelos topo de gama.

Para já não temos indicações de quando é que o Nokia X60 será apresentado oficialmente. Ficamos a aguardar por mais dados, sobretudo acerca do software que a finlandesa irá aplicar nesse dispositivo.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.