Nokia começa 2019 com prejuízos. 5G é a esperança

Bruno Coelho

A Nokia tem-se sentido bastante pressionada no mercado do 5G. A Huawei é uma adversária de peso, mas a fabricante finlandesa tem nesta tecnologia uma das suas grandes oportunidades de lucro.

O primeiro trimestre de 2019 não se mostrou nada bondoso para a Nokia. Como escreve o Jornal de Negócios, a empresa registou um resultado operacional negativo de 59 milhões de euros. Para se ter uma ideia, no mesmo período do ano passado, a empresa registou 239 milhões de lucro.

nokia 9 pureview

Por que motivo teve a Nokia prejuízos?

Os analistas previam lucros na ordem dos 282,7 milhões de euros. Contudo, a empresa diz não ter conseguido colocar neste balanço de contas os lucros relativos ao 5G. A empresa terá 200 mil milhões de vendas relacionados com a tecnologia na América do Norte, que serão registados quando lhe for possível a nível burocrático.

A concorrência mostra-se muito “intensa”, segundo a Nokia. A fabricante finlandesa justifica as perdas por esta razão, principalmente no que concerne à tecnologia 5G. Ainda assim, com os problemas da Huawei nos Estados Unidos, a Nokia só tem a lucrar com a situação.

nokia 5g

Para quem gosta de números, as ações da Nokia desvalorizaram em 9,59%, valendo cada uma 4,665 euros. A quebra verifica-se desde o início do ano, e a Nokia enfrenta o segundo semestre com alguma pressão no que a estes números diz respeito.

Segundo o CEO Rajeev Suri, o 5G é uma das grandes esperanças da Nokia. Contudo, este só começará a dar verdadeiros resultados a longo prazo. A Nokia anunciou recentemente que assinou 30 contratos em 30 países para espalhar a tecnologia 5G, mas a Huawei tem sempre a vantagem tecnológica.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.