Nokia - Aplicação da câmara confirma novos modelos?

Carlos Oliveira
Nokia câmara atualização aplicação
Serão estes os novos equipamentos Nokia?

O ano está a terminar e este foi marcado pelo regresso da Nokia ao mercado dos smartphones. Foram vários os dispositivos lançados ao longo do ano, com vários segmentos de mercado a serem atacados e as críticas têm sido bem positivas. Uma prova disso mesmo é o recente prémio 4gnews de "Marca revelação do ano de 2017" arrecadado pela marca.

Vê ainda: Aplicações – Natal trouxe escalada de compras na Google Play Store e App Store

Para o próximo ano espera-se que os sucessores dos smartphones desvendados em 2017 vejam a luz do dia. Um dos primeiros a ser desvendado será certamente o Nokia 6 2018, que tem vindo a receber as devidas certificações da parte das entidades reguladoras do mercado.

Terá esta aplicação revelado antecipadamente os novos equipamentos Nokia para 2018?

Tem se falado que janeiro possa-nos trazer ainda o grande topo de gama da marca, o Nokia 9. Mas que outros modelos poderá a empresa finlandesa apresentar-nos no decorrer do próximo ano? Enquanto que a resposta oficial a esta interrogação não chega, a aplicação da câmara para dispositivos Nokia já nos deixa algumas pistas, tal como relata a Nokiamob.

Esta não é a primeira vez que esta aplicação, por intermédia do programa beta do Android Oreo para o Nokia 5, nos dá pistas relativamente ao futuro. Anteriormente esta aplicação trouxe suporte para lentes telefoto e ainda grande angular.

Agora, dando uma vista de olhos mais aprofundada pela APK da aplicação, na sua versão 8.0210.20, vemos referência a vários modelos da empresa. Muito deles já nossos conhecidos, mas outros aprecem como surpresa. Estas referências surgem em ficheiros de imagem .PNG, possivelmente correspondentes às marcas de água que vemos quanto tiramos uma fotografia com um determinado equipamento.

Nokia câmara atualização aplicação

Se a presença dos Nokia 9 e 1 vão de encontro aos rumores que se têm difundido, a referência aos modelos 4 e 7 Plus são uma surpresa completa. Em momento algum, até ao dia de hoje, havia-se falado de algum destes dois potenciais equipamentos.

Enquanto que um eventual Nokia 7 Plus pode ser encarado com uma versão melhorada do já anunciado 7, um modelo 4 é uma total incógnita. Dada a utilização dos números feita pela empresa, este poderá ser mais um equipamento de gama média. Mas só com o avançar do tempo é que teremos certezas.

Já os Nokia 1 e 9 representam as novas apostas da marca nos mercado de gama baixa e alta, respetivamente. O 9 foi já mais do que uma vez falado por nós e por outros sites especializados e deverá ser o grande topo de gama da marca. Já os rumores afetos ao 1 são muito recentes, indicando que o mesmo possa ver a luz do dia graças ao Android Go.

Esta mesma aplicação de câmara dá ainda indicação da possível chegada do modo Pro às câmaras dos equipamentos da marca. A presença do um ficheiro como nome "pro mode tutorial" é uma clara indicação de que a HMD esteja a preparar algo para ensinar os seus utilizadores a usar este novo modo para a câmara do seu smartphone.

Estas sãs as conclusões que podemos retirar da mais recente versão da aplicação para a câmara do Nokia 5. Estas são meras referências, não correspondendo em momento algum a confirmações do que quer que seja. Contudo, fazendo elas parte de algo disponibilizado pela própria marca assumem uma credibilidade ímpar. Veremos o que o futuro nos reserva.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P Smart chega oficialmente à Europa em finais de janeiro

OnePlus – acabamento em “Sandstone ” de volta para o OnePlus 5T?

Novo rumor indica que Microsoft Surface Phone terá aplicações de PC

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.