Nokia receberá 137 milhões de dólares da BlackBerry

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

No que diz respeito às disputas de patentes, a Blackberry vs Nokia é um caso pouco animador. Duas marcas, outrora de renome, hoje em dia lutam pela sobrevivência e pela recuperação da sua antiga glória. Agora sob a batuta da alaxy A8 2018 – Foto real da sua traseira confirma as suspeitas

Seja ou não infrutífera, esta disputa legam em torno de patentes já valeu à Nokia um prémio, ou melhor, indemnização de 137 milhões de dólares para resolver uma disputa de patentes relativa a 2012. Em causa estava um contrato que terá sido violado e cuja assinatura data desse ano.

Nokia vence a primeira ronda nesta disputa com a BlackBerry

A decisão, tomado no dia 29 de novembro de 2017 pela câmara do comércio internacional, parte do Tribunal Arbitral Internacional do Comércio marca o fim de uma disputa que começou no passado mês de abril quando a Nokia submeteu o seu pedido de arbitragem. Num comunicado à imprensa, a Blackberry expressou uma tépida aceitação da decisão. No entanto, confessou-se desiludida com a mesma.

Os detalhes desta disputa não foram tornados públicos, apenas a decisão deste tribunal que acaba por dar razão à pretensão da Nokia. Por seu lado, a BlackBerry fez questão de frisar que esta disputa não envolvia a violação de patentes e que continuara a "vigorosamente seguir" qualquer alegação de violação de patentes contra a Nokia. Situação que abrande a atuação de ambas as marcas nos Estados Unidos da América e na Alemanha.

Mais ainda, em abril passado a BlackBerry intentou uma ação junto de um tribunal norte-americano pela alegada violação de patentes pela Nokia. Em causa estariam 11 patentes que abrangiam sobretudo as redes de telecomunicações e respectivas soluções.

Seja como for, a Nokia acaba por vencer esta disputa, revelando-se satisfeita e agradada com a indemnização de 137 milhões de dólares que entrarão nos seus cofres. Em resposta às alegações da canadiana BlackBerry a Nokia diz que estas são desprovidas de mérito.

Assuntos relevantes na 4gnews:

reo terá este aspecto no Zenfone 3 com a ZenUI

T mostra o seu valor em novo vídeo da OnePlus

Wiko WIM ou BQ Aquaris X Pro – Qual o smartphone indicado para ti?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.