Home Android

Nokia estará a atrasar atualizações do Android para maximizar vendas

Nokia 7.1 HMDGlobal Android 4gnews
Nokia adia propositadamente atualizações do Android Pie

Durante este ano, uma das principais preocupações da HMD Global foi conseguir lançar para os seus smartphones da Nokia, atualizações do Android o mais rapidamente possível. Esses planos ficaram ainda mais claros quando vimos os smartphones chegarem integrados no projeto Android One.

Até esta reta final de 2018, foi isso mesmo que aconteceu. Desde a apresentação do Android Pie que vários smartphones da fabricante já receberam a versão estável da nova versão do sistema operativo da Google.

Vê ainda: Nokia 9 PureView foi adiado devido a problemas na sua câmara

No entanto, parece que entretanto a fabricante decidiu apostar numa estratégia ligeiramente diferente para estes últimos meses do ano. Há alguns meses, foi prometido aos utilizadores do Nokia 8 e Sirocco que iriam receber a atualização para o Android Pie ainda em novembro.

Nokia dá um golpe baixo nos seus fãs ao atrasar atualização para o Android Pie

Assim como noticiámos aqui na 4gnews, isso não aconteceu. Ainda que Juho Sarvikas tenha prometido que a atualização iria chegar poucos dias depois (primeiros dias de dezembro), isso ainda não aconteceu.

De acordo com fontes próximas da fabricante, a atualização do Android Pie para o Nokia 5, 6 e 8 já estão prontas para serem lançadas há bastante tempo. No entanto, a mesma fonte indica que a fabricante está a atrasar propositadamente estas atualizações para tentar maximizar a venda dos seus smartphones mais recentes.

Nokia 8 Sirocco Android
Trata-se de um novo concept do dispositivo da finlandesa.

Tudo indica que os dois primeiros modelos acabem por receber a atualização ainda antes do final do ano. Mas, no que respeita ao Nokia 8, o cenário poderá ser diferente. Ainda com base na mesma fonte, o melhor cenário possível é que a atualização chegue a 31 de dezembro. Mas o mais provável é que chegue apenas durante o início de 2019.

Assim sendo, esta será a primeira vez que a fabricante deixa ficar mal os seus utilizadores no que respeita às atualizações dos seus smartphones. O Nokia 8 poderá receber a desejada atualização 2 meses após o que havia sido prometido pela marca.

Tudo isto parece ter acontecido depois de Juho Sarvikas ter decidido, no início de novembro, que a melhor estratégia seria adiar o lançamento do Android Pie. Muito possivelmente a sua grande motivação foi tentar maximizar as vendas do mais recente Nokia 8.1.

Editores 4gnews recomendam:

Nokia já vendeu mais de 70 milhões de equipamentos desde 2017

Nokia 8.1 já é oficial e é um smartphone que tens de considerar

Google Chromecast ou Android Tv Box? Qual deves escolher?

Via

Nascido em Sintra e a viver em Londres, amante do mundo Android desde o velhinho Galaxy S1 e apaixonado por tudo o que tecnologia envolve. No tempo livre o mais importante é sem dúvida família, música, natureza e... Xbox!