Nokia Asha - HMD poderá trazer esta linha novamente ao mercado
Nokia Asha 200

Se tinhas um telemóvel no ano 2010 a probabilidade de teres olhado para um dos Nokia Asha é grande. A marca estava na altura no limbo tecnológico. Os Android começavam a chegar ao mercado em força, a Apple tinha um negócio mais estabelecido com os seus iPhone e a Nokia lutava com a força toda para não desaparecer do mercado.

Os Asha tinham várias linhas e segmentos. Um dos mais conhecidos era o Nokia Asha 200, um terminal que seguiu a linha dos smartphones da BlackBerry com o teclado físico qwerty.

Vê ainda: Android Oreo está quase a chegar ao Motorola Moto Z Play

Podemos dizer que os Nokia Asha não eram propriamente smartphones, contudo, o seu sistema operativo “S40mobile operating system” já tinha uma app store para fazeres download de determinadas apps. O WhatsApp era uma dessas apps.

Depois de comprada pela Microsoft todas estas marcas foram também transitadas no acordo. A Asha pertencia à Microsoft pelo menos até agora.

A HMD Global, detentora da marca Nokia neste momento, voltou a comprar o nome “Asha” e tudo indica que o nome pode estar para voltar ao mercado. A empresa finlandesa regressou ao mercado de uma forma capaz e respeitosa. Aliás, a marca chegou mesmo a ganhar o prémio 4gnews de “Marca Revelação 2017“.

Compra do nome “Nokia Asha” pela HMD Global

Este registo de marca não indica que teremos um Asha para 2018, porém, se existe um interesse no nome é porque existe a vontade de criar um produto que nos faça lembrar os antigos terminais.

Será que teremos um smartphone Nokia Asha? Ou será um telemóvel para acompanhar o 3310 nas prateleiras?

Os rumores são muitos e as certezas poucas. A marca europeia já revelou o seu primeiro smartphone do ano no início de janeiro e tudo indica que a Mobile World Congress seja local de mais revelações oficiais. Esperemos que o nome “Asha” salte à conversa.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 – imagem real confirma especificações deste Android

OnePlus 6 com Snapdragon 845 já tem data de lançamento

Apple iPhone XC é apenas um sonho ou poderá tornar-se realidade?

Fonte | Via

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.