Nokia refuta acusações de atraso propositado da atualização Android Pie

Rui Bacelar
A tecnológica finlandesa é uma das empresas que lidera neste quesito.

Estará a HMD Global e a Nokia a atrasar propositadamente a atualização de sistema com o Android Pie HMD Global.

O que teria a Nokia e a HMD Global a ganhar com isto?

Em segundo lugar, toda a polémica gira em torno da promessa do Android Pie para o smartphone Nokia 8 Sirocco. Atualização esta que deveria receber a dita atualização de sistema ainda durante o mês de novembro. Entretanto, como facilmente entenderão, o mês de novembro já acabou e estamos quase em meados de dezembro. Ora, significa isto que a Nokia está a atrasar propositadamente esta atualização para tentar vender mais dos seus novos Nokia 8.1?

O sistema operativo Android Pie chegará através da iniciativa "One". É o atual topo de gama da HMD Global

A história inicial foi avançada pela publicação , não tendo esta citado qualquer fonte. Aparentemente, receberam um rumor de que a atualização para Android Pie já estaria pronta há várias semanas. Todavia, estaria a ser propositadamente atrasada.

Em causa está o atraso na chegada do Android Pie

Aqui a palavra chave é "rumor" pelo que não devemos tirar conclusões precipitadas, muito menos utilizar a palavra "polémica". Aliás, toda esta história chegaria a público pouco depois da Nokia ter revelado os números de dispositivos vendidos desde 2017.

, a própria marca admite que os seus topos de gama não venderam tão bem como esperavam. Ora, curiosamente, este atraso deliberado serviria para impulsionar as vendas desses mesmos topos de gama.

A lógica seria atrasar a chegada do Android Pie aos smartphones existentes para que se vendessem mais unidades dos novos Nokia 8.1. Em suma, caso o consumidor quisesses (já) o Android Pie 9.0 teria que comprar o novo Nokia 8.1.

Alguns smartphones já receberam a atualização para Android Pie

Uma manobra no mínimo mesquinha e que, apesar de não descartar esta possibilidade, iria contra tudo o que a HMD Global tem vindo a construir. Aliás, o gestor de produto da marca, Juho Sarvikas já repudiou publicamente esta hipótese.

Nesse sentido e através do seu perfil no Twitter, Sarvikas afirma que a Nokia nunca faria algo desse género. Afirma ainda que a empresa está "extremamente concentrada" e quer "fazer chegar as atualizações o mais rápido possível aos utilizadores".

Sarvikas reitera o compromisso assumido com os utilizadores de smartphones Android da Nokia bem como a manutenção da promessa feita. O Android Pie chegará o mais rapidamente possível a todos os dispositivos eleitos.

Todavia, tabelas oficiais de distribuição do sistema.

Em suma, seja ou não propositado, atualmente tudo serve para se fazer uma tempestade num copo de água. Ainda assim, oxalá o futuro não venha a desmentir-me...

Editores 4gnews recomendam:

Nokia 9 PureView foi adiado devido a problemas na sua câmara

Nokia já vendeu mais de 70 milhões de equipamentos desde 2017

Nokia 8.1 já é oficial e é um smartphone que tens de considerar

via 2

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.