Nokia 9
Protótipo do Nokia 9

A Nokia já apresentou três smartphones em 2017, mas não quer ficar por aí. A empresa finlandesa e a HMD afirmaram até que, este ano, pelo menos seis terminais chegarão ao mercado.

Vê também: Há um ano sabíamos como seria o iPhone 7. Como será o iPhone 8?

Ora, metade desses já ocupam os segmentos de mercado inferiores – gamas baixa e média -, pelo que os seguintes deverão mesmo ser o que muitos aguardam, ou seja, verdadeiros flagships. E claro, até algum rumor ou facto em contrário, o mais potente e entusiasmante desse leque será o Nokia 9.

   

Tal como vimos aquando da parceria da empresa finlandesa com o sistema operativo móvel da Microsoft, também agora com Android será o modelo 9 aquele que merecerá maior atenção por parte do público. O seu preço será mais elevado que o dos restantes smartphones da Nokia mas, por outro lado, também será o mais completo em termos de especificações.

O mais interessante tem que ver com um novo rumor que, ainda que curto, já revela algumas especificações bem interessantes do equipamento. Desta forma, o Nokia 9 deverá ter um ecrã de 5,27 polegadas com uma resolução Quad-HD e o mais badalado processador da Qualcomm, o Snapdragon 835 – a 2,46GHz -, a par de 4GB de RAM.

Dual-Câmara num Nokia é sinónimo de “fotografia^2”

Por outro lado, contará com Android 7.1 de origem e 64GB de memória interna – que talvez possa ser expandida via MicroSD – e uma entrada para carregamento do tipo USB-C. Por último, mas não menos importante, o Nokia 9 terá uma Dual-Câmara na parte traseira que certamente elevará a qualidade fotográfica do terminal para outro patamar.

Sem dúvida que a empresa finlandesa foi uma das melhores na construção de telemóveis e smartphones com boas câmaras fotográficas. Assim, será mais interessante ainda ver se a mesma continuará essa tradição ou se irá apontar noutras direções que, para muitos, são também fundamentais.

Teremos de esperar um pouco mais para obter essa resposta.

Outros assuntos relevantes:

Project Treble será compatível com os Google Pixel e Pixel XL

Xiaomi Mi X: Este é o smartphone experimental da Xiaomi

Snapdragon 845 e Kirin 970 com datas e detalhes revelados