Nokia 9 PureView: O que podemos esperar deste 'Topo de gama'?

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O Nokia 9 PureView foi muito provavelmente o smartphone topo de gama mais falado de 2018. Isto porque, falou-se sobre a sua possível apresentação durante literalmente todo o ano.

Agora que a sua apresentação está mais próxima que nunca, este é um smartphone que muito prometeu, mas tudo indica que poderá vir a desiludir. O Nokia 9 PureView foi sempre referido como um 'topo de gama', no entanto, com os atrasos na sua apresentação, já não irá chegar com especificações de um verdadeiro topo de gama.

Esta parece ser uma tendência infeliz que a HMD Global tem adotado com os smartphones premium. A empresa está a fazer um trabalho fenomenal em trazer a Nokia de volta aos lugares de destaque, mas apenas com os smartphones gama-média.

Um topo de gama que tinha tudo para ser fantástico...

Não parecem existir dúvidas de que, caso fosse lançado em 2018, o Nokia 9 PureView tinha tudo para ser um smartphone de sucesso. No entanto, em 2019, o caso parece ter mudado de figura.

De acordo com as informações que têm circulado, este dito 'topo de gama' irá chegar equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 845. Não há dúvida de que é um chip fantástico, mas com os atrás da sua concorrência.

Será que as 5 câmaras são o suficiente para justificar o preço?

Desde o início dos rumores sobre o Nokia 9 PureView, o grande tema de debate foi a possível presença de um total de 5 câmaras traseiras. Ainda que se tenha duvidade durante muito tempo que isto viria mesmo a ser confirmado. Hoje em dia, já não há qualquer dúvida.

Infelizmente, as informações sobre as especifidades destas câmaras foram bastante escaças até agora. Uma coisa é garantida, terão o branding Carl Zeiss e é certo que irão conseguir oferecer uma qualidade surpreendente.

Resta-nos esperar para ver se irá conseguir destronar o atual "Rei" do ranking DxOMark, o Huawei Mate 20 Pro.

O Nokia 9 PureView chegará com um infeliz 'tendão de Aquiles'

Por fim, o seu preço poderá mesmo vir a ser o seu maior inimigo. Várias fugas de informação indicaram que o Nokia 9 PureView deverá chegar aos vários mercados europeus com um preço a rondar os 749/799 euros.

Caso tivesse sido lançado em 2018, seria aceitável. Contudo, competindo com smartphones que oferecem já um processador mais avançado, poderá revelar-se como o seu 'tendão de Aquiles'.

Editores 4gnews recomendam:

Android: Nokia 9 PureView prepara-se chegar já desatualizado

Nokia 9 promete desafiar o Huawei Mate 20 Pro na fotografia!

Huawei Mate 30 Pro seguirá as pisadas do Nokia 9

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.