Nokia 9 PureView: o smartphone com cinco câmaras já é oficial

Bruno Coelho

Depois de meses a fio cheios de leaks, o Nokia 9 PureView foi finalmente apresentado. O lançamento realizou-se há minutos na Mobile World Congress, em Barcelona. A HMD Global trouxe assim à luz do dia o novo topo de gama da marca e confirmam-se as cinco câmaras na sua traseira.

O dispositivo apresenta, no entanto, poucas novidades em relação ao que se esperava. Já sabemos que poucas surpresas existem nos dias que correm, mas tinha esperança que o rumor de vir equipado com o Snapdragon 845 fosse mentira. Posso já dizer que não é.

Nokia 9 PureView: o smartphone com cinco câmaras já é oficial

Assim, o novo topo de gama da Nokia é (quase) tudo aquilo que se pede num smartphone de ponta. Bem construído (em vidro na frente atrás) e metal nas pontas. Na frente, temos um ecrã OLED de 5.99 polegadas com HDR10 e uma resolução respeitável de 2880x1440 QHD+.

Nokia 9 PureView tem sensor biométrico no ecrã

A Nokia, atenta ao que a concorrência anda a fazer não se deixou ficar para atrás. O sensor de impressões digitais está embutido no ecrã, mas dá-te também a possibilidade de desbloqueares o dispositivo com a tua cara.

Nokia 9 PureView: o smartphone com cinco câmaras já é oficial

O grande motivo de insatisfação com este dispositivo é a escolha em relação ao processador. Como esperado, a Nokia traz-nos um Snapdragon 845 datado, já que todos os topos de gama estão agora a ser lançados com o 855. Ainda assim, acabamos por perdoar um pouco a Nokia tendo em conta o preço a que o terminal será lançado.

Com efeito, o Nokia 9 PureView será lançado apenas numa cor – o Midnight Blue. Ademais, sairá apenas com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno que podes expandir.

O grande destaque do dispositivo são as suas cinco câmaras

As câmaras são o mais interessante no dispositivo. Estamos a falar de cinco câmaras com 12 MP na traseira, todas com lentes Zeis com f/1.8 de abertura. Duas delas são RGB e três monocromáticas. Ademais, temos uma sexta câmara com uma lente ToF.

Nokia 9 PureView: o smartphone com cinco câmaras já é oficial

Inegavelmente, não temos aqui os modos mais fancy da moda. Todas têm um alcance focal de 28mm nas suas lentes, por exemplo. Não existem wide-angles nem telefotos, mas espera-se uma grande qualidade de imagem nestas fotografias.

Como vão, assim, funcionar as câmaras no Nokia 9?

Como é que conseguirá a Nokia fazer este trabalho? Graças à combinação de imagens das cinco câmaras, para obter uma única imagem com ótimo alcance dinâmico. Contudo, dissecaremos melhor em futuros artigos todo o potencial destas câmaras. No campo do vídeo, apenas poderás filmar 4K a 30fps.

Nokia 9 PureView: o smartphone com cinco câmaras já é oficial

Em termos de câmara frontal, teremos 20 MP numa câmara f/1.8 de abertura. Além disso, podes contar com fotos de qualidade em pouca luminosidade graças ao sistema Tetracell.

O Nokia 9 virá com Android Pie, 3320mAh de bateria e carregamento rápido 3.0. Ademais, não contes com entrada de jack 3.5mm neste modelo. O preço é bastante animador, cifrando-se nos 699 dólares. Embora não seja um topo de gama perfeito, se a qualidade das câmaras o justificar, pode ser um smartphone a considerar.

Editores 4gnews recomendam:

Redmi Note 7 Pro poderá chegar com um preço super apelativo

Nokia 3.2 e Nokia 4.2: novos gama-média já são oficiais

Nokia 1 Plus é o mais recente membro do programa Android Go

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.