Nokia 9 PureView: o smartphone com cinco câmaras já é oficial

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de meses a fio cheios de leaks, o Nokia 9 PureView foi finalmente apresentado. O lançamento realizou-se há minutos na Mobile World Congress, em Barcelona. A HMD Global trouxe assim à luz do dia o novo topo de gama da marca e confirmam-se as cinco câmaras na sua traseira.

O dispositivo apresenta, no entanto, poucas novidades em relação ao que se esperava. Já sabemos que poucas surpresas existem nos dias que correm, mas tinha esperança que o rumor de vir equipado com o Snapdragon 845 fosse mentira. Posso já dizer que não é.

Assim, o novo topo de gama da Nokia é (quase) tudo aquilo que se pede num smartphone de ponta. Bem construído (em vidro na frente atrás) e metal nas pontas. Na frente, temos um ecrã OLED de 5.99 polegadas com HDR10 e uma resolução respeitável de 2880x1440 QHD+.

Nokia 9 PureView tem sensor biométrico no ecrã

A Nokia, atenta ao que a concorrência anda a fazer não se deixou ficar para atrás. O sensor de impressões digitais está embutido no ecrã, mas dá-te também a possibilidade de desbloqueares o dispositivo com a tua cara.

O grande motivo de insatisfação com este dispositivo é a escolha em relação ao processador. Como esperado, a Nokia traz-nos um Snapdragon 845 datado, já que todos os topos de gama estão agora a ser lançados com o 855. Ainda assim, acabamos por perdoar um pouco a Nokia tendo em conta o preço a que o terminal será lançado.

Com efeito, o Nokia 9 PureView será lançado apenas numa cor – o Midnight Blue. Ademais, sairá apenas com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno que podes expandir.

O grande destaque do dispositivo são as suas cinco câmaras

As câmaras são o mais interessante no dispositivo. Estamos a falar de cinco câmaras com 12 MP na traseira, todas com lentes Zeis com f/1.8 de abertura. Duas delas são RGB e três monocromáticas. Ademais, temos uma sexta câmara com uma lente ToF.

Inegavelmente, não temos aqui os modos mais fancy da moda. Todas têm um alcance focal de 28mm nas suas lentes, por exemplo. Não existem wide-angles nem telefotos, mas espera-se uma grande qualidade de imagem nestas fotografias.

Como vão, assim, funcionar as câmaras no Nokia 9?

Como é que conseguirá a Nokia fazer este trabalho? Graças à combinação de imagens das cinco câmaras, para obter uma única imagem com ótimo alcance dinâmico. Contudo, dissecaremos melhor em futuros artigos todo o potencial destas câmaras. No campo do vídeo, apenas poderás filmar 4K a 30fps.

Em termos de câmara frontal, teremos 20 MP numa câmara f/1.8 de abertura. Além disso, podes contar com fotos de qualidade em pouca luminosidade graças ao sistema Tetracell.

O Nokia 9 virá com Android Pie, 3320mAh de bateria e carregamento rápido 3.0. Ademais, não contes com entrada de jack 3.5mm neste modelo. O preço é bastante animador, cifrando-se nos 699 dólares. Embora não seja um topo de gama perfeito, se a qualidade das câmaras o justificar, pode ser um smartphone a considerar.

Editores 4gnews recomendam:

Redmi Note 7 Pro poderá chegar com um preço super apelativo

Nokia 3.2 e Nokia 4.2: novos gama-média já são oficiais

Nokia 1 Plus é o mais recente membro do programa Android Go

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.