O Nokia 9 PureView foi hoje revelado de forma oficial. O novo topo de gama da Nokia chega ao mercado por 699$, isto é, 620€ no câmbio atual. Isto sem contar com algumas taxas extra que os dispositivos possam ter no nosso mercado.
O Nokia 9 Pureview chega também com 5 câmaras traseiras. O smartphone da empresa europeia dá-nos 2 câmaras RGD (cores) e 3 câmaras monocromáticas (preto e branco) para captar o máximo de detalhe possível. Sabe mais sobre as câmaras aqui.
Aliás, este tipo de set (RGB e Monocromático) foi visto em smartphones como o Huawei P9, P10 e até P20. Ainda que os smartphones da Huawei não oferecessem 3 câmaras monocromáticas a ideia é a mesma. Ou seja, essas lentes são utilizadas para captar mais luz e detalhe e oferecer o resultado final de uma fotografia com mínimo ruído possível.
Nokia 9 PureView traz 2 câmaras RGB e 3 Monocromáticas
Assim sendo, essa é a ideia da Nokia. Pessoalmente acredito que o utilizador iria valorizar mais uma grande angular e telefoto, porém, 5 câmaras não devem chegar para tudo (cof cof).
Ainda assim, acredita-se que este Nokia 9 PureView possa ser desenhado para os mais amantes de fotografia. Isto porque o smartphone foca-se seriamente em fazer algo bem feito. Nesse aspeto, nada a criticar.
Especificações do Nokia 9 PureView deixam a desejar
Algo que temos (obviamente) de criticar é a utilização de um processador antigo. O Qualcomm Snapdragon 845 é o chip topo de gama do ano passado. Ou seja, quem procura um Nokia topo de linha não o encontrará porque não existe. A Nokia continua a investir em processadores mais antigos de forma a ter um preço mais apelativo.
Ainda podia compreender tal ideologia, porém, ainda hoje a Xiaomi revelou o Mi 9 para a Europa a 449€. Um preço mais reduzido que o Nokia, com melhores especificações e uma das melhores câmaras do mercado.
Vale a pena continuar a falar? Sou um apaixonado pelos smartphones da Nokia e um amante dos seus média gama com Android One. Porém, custa-me a ver uma marca que gosto a cometer os erros do passado. Dessa forma, nunca será olhada seriamente no segmento topo de gama.
Editores 4gnews recomendam: