Nokia 9 - Características, preços e tudo o que sabemos deste Android

Rui Bacelar
Nokia 9 smartphone preço Android Características
Será este o próximo topo de gama da marca finlandesa?

Nokia 9, o nome dado pelo público ao próximo smartphone Android topo de gama da HMD Global. Equipamento este que será inevitavelmente apresentado e lançado no mercado apesar de a marca ainda não nos ter dado uma data exata para esta apresentação, aos poucos começam a surgir várias características deste aparelho e até mesmo o seu preço já não é uma total incógnita.

Vê ainda: 35 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Neste momento quem quiser um smartphone Android topo de gama da carismática marca finlandesa encontrará o Nokia 8 em praticamente todas as lojas físicas em Portugal, infelizmente o Brasil continua privado dos equipamentos desta marca mas não tenho dúvidas de que a seu tempo também os nossos irmãos do Brasil possam usufruir destes aparelhos.

Está na hora de olhar para o Nokia 9

Agora, o leakster @onleaks e também o site compareraja.in publicaram o vídeo que podem ver no final deste artigo. Lá, segundo consta, podemos ver o Nokia 9 em 3D e infelizmente já sem a porta jack de 3.5mm. Poderá o próximo Android da construtora finlandesa seguir o mesmo caminho do iPhone e do Pixel? Esperemos que não...

Nokia 9 Smartphone Android Características
Será esta a primeira imagem verídica do topo de gama da marca finlandesa?

Torna-se difícil não reparar nas suas margens laterais curvas, na quase total ausência de margens superiores, apesar de elas estarem lá e acomodarem a câmara frontal de 13MP, o auscultador, sensores e uma pequena margem inferior onde teremos apenas o logótipo da marca.

Segundo todos os rumores este smartphone Android terá uma espessura de 8.9mm no seu ponto mais espesso (módulo de câmara dupla), câmara esta que terá uma pequena corcunda ou protuberância. Algo que geralmente não é apreciado pelo público mas espero que a marca aproveite este espaço extra para reforçar toda as óticas da câmara.

Nokia 9 deverá ser lançado já com o Android Oreo

Algo um pouco mais irritante para alguns utilizadores seria a remoção da porta jack de 3.5mm, algo que não considero muito provável mas não é de todo impossível, sobretudo se esta marca decidir seguir a mais recente tendência entre os smartphones topo de gama.

Este Nokia 8 já deverá trazer o sistema operativo Android Oreo 8.0, uma atualização que chegará a todos os smartphones lançados este ano pela construtora e que se deverá manter puro e fiel à ideologia de Android Puro. Para os utilizadores isto significará uma experiência de utilização muito simples, fluída e intuitiva.

Atualmente, segundo a agência IDC (International Data Corporation) com as suas habituais análises de mercado e dos respectivos volumes de vendas de cada construtora podemos ver que a construtora finlandesa terá expedido cerca de 1.5 milhões de smartphones durante a primeira metade de 2017 (até ao final de junho de 2017).

Ora, estes 1.5 milhões de smartphones incluem os Nokia 5, Nokia 6 e Nokia 3 que chegaram aos mercados durante o segundo trimestre de 2017 (Q2). Já durante o segundo trimestre de 2017 (Q2), a HMD Global obteve uma quota de mercado irrisória com 0,4% deste mercado mobile mas que não deixa de ser um início animador.

O preço e características destes equipamentos até à data lançados fazem deles uma boa opção para o segmento de mercado em que se inserem e esta estratégia ( de bom preço e boas características) poderá garantir um crescimento sustentável para toda a empresa.

Características técnicas do Nokia 9

  • Ecrã / Tela de 5.5 polegadas, tecnologia AMOLED
  • Resolução Quad-HD (1440 x 2560)
  • Processador Snapdragon 835 da Qualcomm
  • Vidro Corning Gorilla Glass 5
  • 6/8GB de memória RAM
  • 128GB de armazenamento interno expansível via microSD
  • Câmara traseira dupla de 13MP
  • Lentes Carl Zeiss
  • Câmara frontal de 13MP
  • Conectividade Dual-SIM
  • Dimensões: 151.55 mm x 73.7 mm
  • Certificação IP68
  • Leitor de impressões digitais/ sensor biométrico
  • OZO Audio
  • Carregamento sem-fios

Preço e Data de Chegada do Nokia 9

Com base nos rumores e segundo as informações avançadas pela Nokia Power User sabemos que este Nokia 9 será obviamente mais caro do que o 8. O seu preço de venda ao público deverá rondar os 749€ para os mercados europeus e poderá ficar-se pelos cativantes $699 dólares para o mercado norte-americano.

Relativamente à sua data de chegada para já não existe um consenso. Apesar de algumas fontes referirem uma apresentação na próxima Mobile World Congress em Barcelona (o que na minha opinião faria sentido uma vez que esta conferência atrai todas as atenções). Por outro lado também já vimos alguns rumores que sugeriam uma apresentação ainda em 2017.

Preço do Nokia 9 poderá ficar-se pelos 749€

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

A marca finlandesa está a seguir um bom caminho, sendo cautelosa e ponderando bem cada novo investimento e produto e o Nokia 9 não será excepção. Assim que chegar não tenho dúvidas de que se afirmará como alternativa viável dentro do segmento de gama alta-premium.

E tu, qual seria a tua lista de desejos e características para este smartphone Android?

Outros assuntos relevantes:

Google Launcher está agora bem mais completo – Download AQUI

The Pirate Bay volta a usar o teu PC para minerar Criptomoedas

Razer Phone – Eis a primeira alegada imagem do smartphone da marca

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).