Nokia 9 pode chegar no dia 19 de janeiro tal como o Nokia 8 (2018)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Segundo avança a publicação HMD Global, atual detentora dos direitos de comercialização dos smartphones e telemóveis da Nokia estará a preparar-se para lançar uma nova geração de dispositivos. Serão eles o Nokia 9 e o Nokia 8 (2018). Estás pronto para os conhecer? Ambos os dispositivos poderão chegar já no dia 19 de janeiro de 2018. Eis as novidades!

Vê ainda: e Go

2017 ficará para sempre marcado como o ano em que esta marca voltou em força ao mercado dos dispositivos móveis. Apoiando-se num forte sentimento de nostalgia e numa ainda existente base de fãs, a Nokia está de volta. Este ano vimos esta empresa a lançar vários smartphones e praticamente todos eles foram bem recebidos.

Primando pelas atualizações de software, um quesito que poucas marcas se podem orgulhar, os smartphones desta marca serão, todos eles, atualizados para o Android Oreo. Aliás, a versão atual do seu topo de gama já recebeu as novidades. Para os restantes será uma simples questão de tempo até receberem as novidades. Oxalá mais construtoras seguissem o exemplo desta mítica marca finlandesa.

Nokia 9 pode chegar em janeiro, tal como o Nokia 8 (2018)

Entre nós tivemos desde o Nokia 3 até ao atual topo de gama, o 8 que já vários consumidores conquistou e com a sua câmara convenceu.

Aliando-se ao seu velho parceiro, a carismática Carl Zeiss, os produtos de 2017 não serão esquecidos. Nomes fortes e uma ainda mais forte sensação de nostalgia ajudaram esta marca a recuperar algum do seu antigo mercado. Agora, está na altura de olhar para o futuro, para aquilo que 2018 lhe reserva.

Contudo, faltava um verdadeiro topo de gama. Não que o atual Nokia 8 seja um produto inferior. Nada disso. Falta-lhe apenas o fator premium que caracteriza um LG V30. O atual "8" é bom, mas podia ser muito melhor. Até os fãs mais devotos concordarão comigo aqui.

Posto isto, a HMD Global estará a agendar para o próximo mês de janeiro, mais concretamente no dia 19 de janeiro, apresentação do seu Nokia 9. Contudo, este dispositivo não estará sozinho e virá acompanhado de um Nokia 8 (2018). Esta será uma versão atualizada, com melhores componentes, para enfrentar um novo ano. Infelizmente sobre este Nokia 8 (2018) nada mais sabemos, para além da sugestão da sua existência.

Com um novo design, reforço da já excelente qualidade de construção e novas características técnicas, o Nokia 9 será o trunfo da marca para o início do ano. Note-se, e é por isso mesmo que é crucial declarar as fontes da informação, para já tudo não passa de um rumor oriundo da China. A marca não confirmou a existência de um Nokia 9 nem do Nokia 8 (2018).

O que gostarias de ver no próximo topo de gama da marca, o Nokia 9?

Contudo, caso exista, o Nokia 8 (2018) seria o primeiro dos equipamentos lançados este ano a receber uma nova versão. Atualizada. Reforçada e na expectativa de fazer de 2018 um ano ainda mais positivo para esta fénix.

Para já ainda temos muita pouca informação, fidedigna, sobre as possíveis características do Nokia 9. Estas deverão incluir um ecrã 18:9, tal como já é prática comum entre os dispositivos de gama alta. Algo que o Nokia 8 (2018) também adotará.

Esta publicação chinesa sugere ainda a presença do processador Qualcomm Snapdragon 835 em ambos os dispositivos. Algo que seria pouco lógico uma vez que esta mesma Qualcomm se prepara para anunciar o sucessor do 835, o tão esperado Snapdragon 845. Acredito, contudo, que Nokia 8 (2018) possa utilizar o mesmo processador, reforçando aspectos como a memória RAM e o armazenamento interno.

A edição de 2018 pode dar-se ao luxo de utilizar um processador de...2017. Contudo, o próximo topo de gama, chegue ele ou não em janeiro, não o pode fazer sob o risco de ser considerado desatualizado logo que chegue às lojas.

Janeiro pode ser o mês de lançamento de todas estas novidades. A CES Las Vegas pode ser um dos palcos favoritos. Contudo, e já em jeito de desabafo pessoal, não acredito que tal venha a acontecer tão cedo. Digo isto pois até ao momento não vimos qualquer fuga de informação ou imagens reais suficientemente credíveis e que me façam acreditar na chegada de um novo topo de gama.

Da Nokia espero apenas o melhor, já em janeiro!

Contudo, também dizia o mesmo do OnePlus 5T e o destino revelou-se particularmente cruel para com as minhas expectativas. Esperemos para ver o que a marca tem em mente. Até lá, continuaremos atentos a qualquer desenvolvimento.

Termino com uma mensagem de esperança para com esta marca. Que janeiro seja o início de um novo ano repleto de ótimos lançamentos. Não fosse esta a marca que ainda me faz acreditar num smartphone Android com atualizações a tempo e horas!

E tu, o que desejas ver nos próximos topos de gama desta empresa? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

Google Play Store conta agora com a nova App de pesquisa Google Go

Android Oreo Go é apresentado oficialmente pela Google!

Xiaomi Mi 7 e Samsung Galaxy S9 – o que vai distinguir estes dispositivos?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.