Nokia 9 - Esperemos que todos os meus desejos se realizem!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

O Nokia 9 será o próximo topo de gama da empresa liderada pela HMD Global. A mítica marca de telemóveis tenta engrenar de forma rápida e eficiente no mercado de smartphones, porém, não será nada fácil.

O Nokia 9 terá trazer algo novo, terá de arriscar e, acima de tudo, terá de surpreender. Numa altura onde temos uma Samsung a fazer um excelente trabalho e a Apple que lançou o seu primeiro smartphone irreverente, a Nokia precisa, mais do que nunca, arriscar de uma forma séria.

Vê ainda: são claros. O terminal deverá trazer um ecrã curvo, 18:9 e grande. Deverá trazer uma construção de vidro e especificações topo de gama. Porém, há pequenos aspectos que gostava de ver a Nokia mudar no seu flagship de 2018.

  • Uma mudança de design no User Interface

Esta mudança não deve ser acompanhada de mudanças significativas no aspecto do Android Puro. Fiquei apenas pouco feliz ao ver a tonalidade azul a ser premiado em tudo quando é ícone dos smartphones da Nokia. Embora não seja problemático, visto que um launcher resolve, era na minha opinião interessante, ter um User Interface ainda mais idêntico aos terminais da Google

  • Carregamentos sem fios

Se o Nokia 9 realmente trouxer uma traseira de vidro, o carregamento sem fios terá de ser obrigatório. Com a Apple, Samsung e LG (na Ásia) a apostar na tecnologia, é importante que a Nokia não se atreva a ficar para trás.

  • Bateria de qualidade

Os terminais da Nokia tem uma autonomia superior aos demais, mas volto a referir a importância de uma boa bateria num topo de gama. O terminal da empresa Finlandesa tem de se destacar com pequenos pormenores.

  • Ecrã AMOLED

Nem toda a gente gosta de uma saturação acima da média nos smartphones, todavia, a tecnologia AMOLED poupa mais autonomia e dá-nos uma imagem bem mais viva que o típico LCD. Se o terminal tiver um ecrã curvo, melhor!

  • Câmaras Zeiss com efeito bokeh decente

São poucas as marcas que conseguem competir com a Huawei no que toca ao efeito Bokeh. Pessoalmente prefiro o efeito dos Huawei ao do Note 8, Pixel 2 ou até iPhone X. A Huawei é singular no que toca às câmaras e ao efeito bokeh, esperemos que a Nokia aprenda a fazer um trabalho tão relevante quanto a marca chinesa.

  • Colunas stereo

São poucos os smartphones que nos oferecem colunas stereo. Coma redução das margens é provável que o Nokia 9 não nos ofereça a possibilidade de ter colunas frontais, assim sendo, seria interessante ver colunas Stereo tal como a Apple fez desde o iPhone 7.

  • Carregamento rápido

A bateria deve aguentar muito mas o carregamento não pode ser tedioso. Com tecnologias como a da OnePlus no mercado, que carrega totalmente o smartphone em pouco mais de 30 minutos, é importante que o Nokia 9 não tenha medo de competir neste ramo.

  • Remoção da entrada 3.5" jack para os headphones

Yap, sou apologista desta remoção em todos os smartphones do mundo. Só há uma forma de melhorar a tecnologia USB-C e wireless, obrigar tanto a indústria como o consumidor a encontrar soluções e optimizar esta tecnologia. (É neste ponto que o Bacelar quase me bate)

  • Atualizações a tempo e horas e por mais tempo

O Nokia 9, tal como todos os outros dispositivos da marca, terá de ser dos primeiros a atualizar o sistema operativo Android. Mais importante do que isso, era importante ver a marca a atualizar o sistema operativo por mais de dois anos, tal como se fala que a Samsung o fará nos seus topos de gama.

O Nokia 9 terá de ser um dos melhores do mercado para ter sucesso!

Não há volta a dar, a Nokia precisa de lançar um topo de gama capaz de competir com os monstros de mercado. Os dispositivos da concorrência estão melhores que nunca e temos de ver uma HMD sem medo de os olhar de frente.

A Nokia já dominou o mercado de forma clara e acredito que um dia o possa voltar a fazer. A Nokia entrou forte com smartphones para todos os segmentos de mercado, porém, no que toca ao topo de gama vimos que se retraiu um pouco, esperemos que este Nokia 9 seja diferente.

Lembro que o Youtube para que não percas todas as notícias de tecnologia faladas em Português!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Apple: empresa já patenteou o sucessor do Apple iPhone X

Huawei Honor V10 já é oficial! Equipado com um belo ecrã e o Kirin 970

Uber vai levar-te o jantar a casa com o UberEATS, agora em Lisboa!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.