Nokia 9 - além do Android Oreo, uma dual-câmara de 5MP para Selfies

Rui Bacelar
Nokia 9 Android Oreo câmara dual selfie
Afinal, este topo de gama terá algumas mais valias a ter em conta.

Sobre o Nokia 9 já aqui me pronunciei profusamente. Será o próximo topo de gama da tecnológica finlandesa e chegará provavelmente no dia 19 de janeiro. Poderá ser acompanhado pelo dispositivo de gama-média, o Nokia 6 (2018). Agora, entre o rol de novidades além do Android Oreo 8.0 teremos também novidades no sector fotográfico. Novidades que vão além da parceria com a Carl Zeiss para a câmara principal do dispositivo.

Confesso que ficamos um pouco desiludidos quando nos apercebemos, graças à certificação da FCC, que o Nokia 9 traria uma câmara frontal de 5MP. Para um topo de gama de 2018 uma câmara de 5MP parece manifestamente pouco. São números que nos deixam obviamente de pé atrás. Bem sabemos que os MP's não se traduzem obrigatoriamente em qualidade de fotografia. Já o público comum talvez não faça essa distinção.

Vê ainda: Samsung poderá lucrar mais do que nunca com o Apple iPhone X

Agora, e para aquietar algumas preocupações, chega-nos a notícia de que o Nokia 9 utilizará não uma mas duas câmaras frontais de 5MP. Assim sendo, teremos uma dual-câmara para todas as tuas selfies e video-chamadas com o próximo topo de gama da marca finlandesa. Desta forma, o próximo flagship a ser lançado pela HMD Global já conta com argumentos de peso para disputar o mercado de gama alta em 2018.

Android Oreo e uma dual-câmara no Nokia 9

A listagem da FCC apresentava um módulo da Chicony, mais concretamente o CKACE16 e tal como avança a gsmarena, a empresa lista este módulo como sendo uma dual-câmara.

Neste momento estamos em dúvida. Será apenas uma foto errada do módulo? Uma vez que este apresenta apenas um sensor, apesar de estar listado como uma dual-câmara? Esperemos pelo melhor cenário para este que pode ser um dos melhores smartphones de 2018.

Note-se ainda que esta câmara dupla terá uma abertura focal de f/2.0 num dos módulos. Bastante decente para uma câmara frontal. Já no segundo módulo teremos uma abertura de f/2.4. É ainda possível aferir que a câmara frontal será capaz de gravar vídeo em 1080p Full-HD.

De momento é tudo, o Nokia 9 a pouco e pouco vai revelando os seus trunfos, bem além do Android Oreo, teremos aqui melhorias nas câmaras fotográficas, na memória, no desempenho e esperemos que também o processador seja o novo Snapdragon 845 e não o Snapdragon 835 como sugerem os relatórios anteriores.

E tu, ansioso pela chegada deste novo topo de gama? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android é vítima de novo malware, Google Play Store está a salvo!

Samsung Galaxy S9 Plus não será tão poderoso quanto o Apple iPhone X

Xiaomi Redmi Note 5 materializou-se no Xiaomi Redmi 5 Plus

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.