Home Android

Nokia 8 – Já conheces os truques desta câmara rival da Huawei?

Mais do que uma #selfie, mostra os dois lados com a #Bothie da Nokia ;)

Smartphone Android Nokia 8
O Nokia 8 é, por fim, uma realidade.

O smartphone Nokia 8 foi recentemente apresentado oficialmente pela HMD Global e um dos seus pontos mais fortes é a câmara principal traseira que conta com dois sensores de 13MP e óticas Carl Zeiss. O novo Nokia topo de gama utiliza a mesma abordagem da chinesa Huawei com um sensor a Preto e Branco e outro a Cores. Serão diretamente comparáveis, um duelo entre Zeiss (Nokia 8) e Leica (Huawei P10 e P10 Plus).

Vê ainda: OnePlus 5 – Review / Análise – Já conheces este smartphone?

Começando por esclarecer desde logo as especificações da câmara, no smartphone Nokia 8 temos duas câmaras principais de 13MP, uma delas com uma abertura de f/2.0 que faz dela uma lente muito brilhante (capta muita luz), equipada com estabilização ótica da imagem (OIS).

Por sua vez, o segundo sensor, também de 13MP é monocromático e permitirá capturar ainda mais detalhes em cada foto. Ah, e a terceira câmara? Essa também é de 13 MP para as tuas selfies bothies.

Nokia 8 e Huawei rendem-se ao P&B

Ambas as construtoras estão a utilizar uma dual-câmara principal onde um dos sensores fotográficos é a Preto e Branco para captar mais detalhes ao passo que o segundo sensor fica encarregue de preencher as fotos com cor. Dão-te ainda a possibilidade de capturar foto e vídeo em verdadeiro Preto e Branco e não apenas um mero filtro.

Smartphone Android Nokia 8 Huawei
As câmaras principais do smartphone Nokia 8

Em suma, as especificações da câmara são as seguintes:

  • Sensor traseiro de 13MP a cores (RGB) – provavelmente o Sony IMX 258 com OIS (estabilização ótica da imagem) e abertura f/2.0
  • Sensor traseiro de 13MP a preto e branco (P&B) provavelmente o Sony IMX 258 sem OIS e abertura de f/2.0
  • Sensor frontal de 12MP com focagem automática e abertura de f/2.0

Trata-se de uma configuração de câmaras muito semelhante ao conceito inicialmente introduzido pela Huawei. A câmara secundária a P&B proporciona mais detalhe e claridade às fotos o passo que a câmara principal RGB (Red, Green, Blue) preenchem a foto com cor para melhores resultados mesmo em condições de baixa luminosidade.

Segundo a própria Nokia temos, neste Nokia 8, um “avançado algoritmo de fusão de imagem” que ajuda a câmara a manter uma performance ideal em todo o tipo de cenários e condições de luminosidade.

Vê ainda: Nokia 8 chegará à Europa com preço bem “agradável”

Neste momento a Huawei tem a melhor câmara a P&B, conseguirá a Nokia acompanhar?

Esta combinação de factores permitirá ao Nokia 8 executar um “truque” chamado “Live Bokeh”, um desfoque do fundo em tempo real que te dará a opção de ajuste da quantidade de desfoque artificial. Para que o motivo principal se destaque mas sem comprometer as arestas do mesmo.

Isto é particularmente visível em alguns smartphones, mesmo os da Huawei, que tentam desfocar o fundo e, apesar de o conseguirem fazer, temos algum saneamento (bleeding) nas arestas do motivo principal. Aqui a ideia será conseguir um efeito semelhante ao proporcionado pelas câmaras DSLR quando “brincamos” com a profundidade de campo.

Outro dos grandes pontos fortes da Nokia e do seu novo Nokia 8 é a tecnologia OZO que proporciona uma envolvente atmosfera sonora. Mas não se fiem apenas na minha palavra. Eis a prova:

Este artigo não estaria acabado sem referir, talvez o “truque” mais mediático do novo Nokia 8, as bothies, ou selfies com ambas as câmaras para combater o egoísmo fotográfico. Poderás ainda gravar vídeo com ambas as câmaras em simultâneo ou, melhor mesmo, fazer streams, diretos para o YouTube e Facebook.

A Nokia está de olhos postos no futuro e soube reconhecer a crescente importância das redes sociais em tudo aquilo que fazemos no nosso dia-a-dia. Só precisamos de um empurrão, o Nokia 8 tem todas as ferramentas para vlogging. Gostei particularmente deste aspecto.

#Selfie no Nokia 8 vs Huawei P10

Por último, até a câmara frontal para as selfies com este smartphone Nokia 8 está bem forte. Com uma resolução de 13MP, óticas da Carl Zeiss e focagem automática (uma das poucas câmara frontais tão bem equipadas), será um belíssimo smartphone para capturar todos os teus auto-retratos.

Huawei Smartphone Android Nokia 8
“Bothie”, o novo conceito da Nokia

O nível de detalhe desta câmara deverá superar até mesmo os prodigiosos Huawei que são de facto dos melhores smartphones para fotografia que podes encontrar no mercado. Veja-se, por exemplo, todas as fotos que consegui capturar como Huawei P10 Plus, aqui.

Nokia ou Huawei, qual será o melhor smartphone, e a melhor câmara?

O smartphone Nokia 8 chegará às lojas na Europa a partir do dia 6 de setembro e até lá contamos ter o equipamento para testes. Só assim poderemos verificar o seu verdadeiro mérito.

Contudo, à partida temos aqui todos os ingredientes para um ótimo smartphone Android, especialmente para quem adora fotografia. Em 2017 vimos câmaras cada vez melhores nos smartphones e este Nokia 8 vem cristalizar esta tendência.


Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

O smartphone chegará a Portugal com um preço de venda ao público recomendado de €600 euros. A sua câmara é apenas um dos grandes trunfos, podes ver aqui os outros 5 pontos a favor deste topo de gama Android.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy Note 8 já foi revelado em brochura publicitária

Android O será Android Oreo, Google desfaz o mistério sem intenção

Sondagem: Qual é o smartphone que mais esperas ver este ano?

FonteNokia
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).