Nokia 8 - Azul, Prata ou Dourado - Qual a melhor cor para este smartphone?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A tempestade de fugas de informação ou leaks e vazamentos sobre o smartphone Nokia 8 tem-se intensificado. De tal forma que quase já passamos um dia sem vermos novas informações credíveis sobre o mesmo a surgir na Internet. Agora em dourado, este smartphone Nokia está ridiculamente atraente. Se pensavas que o HTC U11 era demasiado vistoso então ainda não conheces o Nokia 8, agora em dourado!

Vê ainda: MIUI 9 – Lista completa dos Xiaomi elegíveis e novidades do Android O

De acordo com o blog HMD Global, também ela de raízes escandinavas?

Nokia 8 em Dourado - Smartphone demasiado vistoso?

Aqui as opiniões certamente se dividirão. Demasiado brilhante para alguns, seguramente sedutor para outros. Para quem gostar de uma cor muito vistosa este acabamento em Cobre-Dourado ou dourado com tons de cobre sem dúvida que temos aqui um smartphone peculiar. Olhando apenas para o seu exterior vemos um simples bloco com linhas sóbrias e bem definidas.

Segundo consta, o Nokia 8 terá duas versões ou variates com 4 ou 6GB de memória RAM. Estará disponível para o consumidor final em 4 tonalidades distintas – Azul, Prateado, Cobre /Rosa Dourado e Azul Dourado. A nível de memória interna apenas sabemos que a versão base terá 64GB de armazenamento.

Tudo indica que o Nokia 8 seja um smartphone topo de gama

O seu ecrã ou tela terá 5.3 polegadas com resolução Quad-HD (2560x1440p) com uma densidade de 554ppp (pixéis por polegada), protegido pelo vidro Corning Gorilla Glass 5. No seu interior teremos o processador mais potente da Qualcomm, o Snapdragon 835, um SoC octa-core com 4×2.45 GHz Kryo & 4×1.9 GHz Kryo.

Segundo consta terá uma dual câmara com dois sensores de 13MP na sua parte traseira e uma câmara secundárias de 12MP. O seu preço, caso seja efectivamente de €589 seria um excelente ponto de partida. Não tenho dúvidas de que seria a escolha imediata de muitos consumidores.

Uma coisa é certa, será um terror para quem odiar um smartphone pejado de impressões digitais. Por outro lado, o seu brilho é realmente cativante. Eis as fotos oriundas da China.

Estas novas fotos acabam de expandir o leque de cores anteriormente sugerido pelo leakster Twitter. Recentemente ficamos a conhecer várias das suas características e especificações técnicas. Agora com o sistema operativo Android, só faltava a este smartphone uma “cara” bonita e eis que as suas cores principais acabam de aumentar.

O prata e o azul serão os principais esquemas de cor para este topo de gama construído em metal e que certamente despertará boas memória em tantos consumidores. Será o Dourado uma terceira cor ou uma variante exclusiva?

Características do Nokia 8

Muito resumidamente e com base no que tem vindo a ser revelado, o smartphone Nokia 8 deverá contar com estas características técnicas:

  • Ecrã/Tela de 5.3 polegadas
  • Tecnologia OLED Quad-HD
  • Processador Qualcomm Snapdragon 835,
  • Gráfica Adreno 540
  • Câmara dupla 13MP com lentes Carl-Zeiss
  • 4-6 GB de memória RAM
  • 64GB / 128GB de armazenamento interno
  • Câmara frontal de 12MP
  • Leitor de impressões digitais / Sensor biométrico
  • SO: Android 7.1.1 Nougat
  • Bluetooth 5.0
  • Disponível em Prateado, Azul e Dourado
  • Construção metálica
  • Preço rondará os 600€/$

O que esperar do smartphone Nokia 8?

Em primeiro lugar, olhando mais atentamente para as fotos existem alguns sinais que podem sinalizar um "fake". Temos desde logo a notória ausência do logótipo "Zeiss" nas câmaras fotografias e o próprio botão central Home onde teremos o leitor de impressões digitais parece demasiado grande. No seu painel traseiro, na parte inferior, falta ainda a informação do fabricante.

Estes factores podem sinalizar um protótipo, uma unidade de teste ou, em última análise, um simples dummie ou unidade falsa. Pode muito bem ser um mero clone pelo que aconselhamos sempre algum cuidado na interpretação dos leaks e fugas de informação. Só com a apresentação oficial do smartphone Nokia 8 é que poderemos apaziguar estas dúvidas.

De qualquer forma, são grandes as expectativas que o público deposita neste regresso da Nokia aos mercados. Os seus equipamentos até à data destacam-se pelo preço comedido e pela qualidade de construção. Contudo, precisamos de um topo de gama para ver aquilo que de melhor a marca consegue fazer. Esta será a missão crucial deste Nokia 8. Provar quem nem só do passado vive esta marca e que ainda tem vontade para ajudar a definir o futuro de toda esta indústria.

A Nokia ainda tem que provar o seu valor

A Nokia de outrora não é exatamente a mesma marca que agora vemos a dar os primeiros passos neste mercado extremamente competitivo e nada complacente. Desejo, é claro, que este smartphone seja apresentado mas terei que ver várias análises (reviews) antes de pensar em investir.

As dúvidas ainda são muitas mas tendo em conta a quantidade e qualidade das recentes fugas de informação creio que a apresentação oficial deste smartphones esteja mesmo prestes a acontecer.

Quais são as tuas expectativas para este smartphone Nokia 8?

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy Note 8: novos renders atestam o design do smartphone

Motorola Moto Z2 Force – Lenovo sacrificará bateria pela a elegância

Android Nougat a caminho do Samsung Galaxy S5 Neo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.