Nokia 8 - 5 pontos cruciais para o sucesso deste smartphone Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Está prestes a ser anunciado e já há muito que o público tem pedido um verdadeiro topo de gama com as cores da Nokia. Está na hora de olhar com atenção para o smartphone Android conhecido por Nokia 8. Eis 5 pontos que podem, em ultima análise, ditar o seu sucesso.

Dica –novo 3310 com conexão 3G. Esperemos que não tardem a chegar à Europa e demais mercados.

5 pontos cruciais para o smartphone Nokia 8

Depois do Nokia 3, 5 e 6 já terem chegado aos mercados com uma boa aceitação geral, resta apenas conhecer um verdadeiro topo de gama para coroar este regresso da marca que outrora reinou suprema neste mercado dos dispositivos móveis. O mundo pede um Nokia 8, resta saber se a HMD partilha dos nossos pensamentos.

O smartphone tem sido referido em várias fugas de informação principalmente através da conta FCC, a agência norte-americana responsável pela regulação das telecomunicações. Lá recebeu o número TA-1012 e na altura o seu lançamento parecia iminente. Entretanto passaram-se algumas semanas mas agora estamos efetivamente na véspera da sua apresentação.

1.º - As características do Nokia 8

A nível de características técnicas teremos o seguinte quadro para o smartphone Android topo de gama da mítica marca finlandesa:

  • Ecrã/Tela de 5.3 polegadas
  • Tecnologia IPS LCD com resolução Quad-HD (2560 x 1440p)
  • Vidro Corning Gorilla Glass 5
  • Processador Qualcomm Snapdragon 835
  • Gráfica Adreno 540
  • Câmara dupla 12MP com lentes Carl-Zeiss
  • 4-6 GB de memória RAM
  • 64GB/128GB de armazenamento interno
  • Câmara frontal de 12MP
  • Leitor de impressões digitais/Sensor biométrico
  • SO: Android 7.1.1 Nougat
  • Bluetooth 5.0
  • Disponível em Prateado, Azul e Dourado
  • Construção metálica
  • Disponível em Dual-SIM

Estas características técnicas foram avançadas pelo site gsmarena, entre outros e mostram-nos um smartphone com praticante todos os quês e porquês de um belo topo de gama para 2017.

Desde o processador Snapdragon 835 até ao seu ecrã / tela com resolução Quad-HD. Espero que estas configurações se venham a verificar pois serão, desde logo, um ponto muito a favor para este Nokia 8.

2.º - Quem é que não quer um smartphone Nokia topo de gama?

Inicialmente estranhamos a opção da HMD em não lançar um topo de gama na Mobile World Congress onde ficamos a conhecer os outros smartphones já em circulação. Contudo, a meu ver este atraso prendeu-se com o necessário estudo de mercado antes de investir na produção de um flagship.

Isto é, antes de dedicar os recursos limitados, especialmente para uma marca que está agora a renascer, na produção de um topo de gama, a HMD preferiu esperar e ver se o público efetivamente queria um smartphone Nokia deste calibre.

Agora, em agosto de 2017, creio que seja unânime, até mesmo os mais alheios ao mundo da tecnologia sabem que a Nokia está de volta, agora com o familiar Android e isto tem-se refletido na procura pelos seus dispositivos, especialmente online.

Em suma, o mercado está pronto para um Android topo de gama com o logótipo da mítica marca finlandesa sendo este um dos 5 pontos a favor do smartphone. Veja daí o Nokia 8!

3.º - Atualizações do Android garantidas para o Nokia 8

Uma das grandes maleitas do sistema operativo Android é a enorme fragmentação do mesmo. Vejam-se os dia 21 de agosto.

O importante a reter é o facto de que um utilizador do Nokia 8 deverá receber atualizações oficiais durante pelo menos dois anos, uma medida a louvar. Esta é uma excelente forma de criar uma relação de confiança entre marca e consumidor.

4.º - Câmara Carl Zeiss e a qualidade de construção Nokia

Outro dos pontos fortes deste Nokia 8 e sem dúvida um dos 5 pontos a seu favor será a câmara traseira (principal), uma dual-câmara com lentes Carl Zeiss e com toda a mestria das câmaras “Lumia” dos curtos tempos áureos em que a Nokia parecia estar no bom caminho com a Microsoft.

Contudo, ainda temos que ver as primeiras análises aos resultados da sua câmara para atestar o seu valor. Já no que diz respeito à qualidade de construção, até mesmo o modesto Nokia 3 me deixou sem palavras. A solidez e mestria de construção reflete-se em cada detalhe e linha do smartphone.

Se até o seu smartphone mais modesto surpreende pela sua qualidade de construção então o que fará um topo de gama como o Nokia 8?

5.º - Preço deste smartphone Android será bem cativante

Talvez um dos 5 pontos mais notórios seja mesmo o seu preço. Afinal de contas, por muito bom e promissor que este Android possa ser, caso chegue demasiado caro ao mercado o seu sucesso seria bastante limitado.

A informação sobre o possível preço deste smartphone Nokia 8 foi avançada por uma loja finlandesa que não quis revelar o nome. Terá isto algum fundamento de verdade?

Por menos de 600€ poderíamos ter direito ao topo de gama da Nokia e isso deixa-me optimista quando ao seu sucesso. Gostaria de acreditar que sim mas preciso de mais algumas provas nesse sentido. Para já é apenas um valor apontado por uma loja que preferiu manter-se no anonimato. Poderia ainda ter referido que a sua chegada aos mercados terá que ser cirúrgica. Isto é, a marca terá que planear bem a data de chegada dos novos smartphones às lojas.

Nokia 8 terá de enfrentar uma concorrência de luxo

Terão de evitar o frenesim em torno do iPhone 8 e resta saber se conseguirão apresentar-se como alternativa viável ao Galaxy Note 8 da Samsung, o V30 da LG, os novos Sony e o Huawei Mate 10 que chega em outubro.

Todos eles dispositivos de gama alta e já com uma significativa base de fãs para cada um destes dispositivos Android de gama alta. Conseguirá a HMD colocar os Nokia 8 nas lojas antes do iPhone 8? Deverão esperar pela quadra natalícia, eis a questão!

Para mais informações sobre smartphones e tudo sobre tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no para Android e nunca percas uma notícia, dica ou análise.

Por último, o evento da marca terá início às 19:30, hora de Londres. Quais são as tuas expectativas para este smartphone? Quais os teus 5 pontos, seja a favor ou em detrimento deste Nokia 8?

Outros assuntos relevantes:

Viver com Bitcoin por 2 semanas não foi complicado! (vídeo)

d

Será este o Huawei Mate 10 que pode arrasar o iPhone 8 da Apple?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.