Nokia 8 vs Nokia 8 Sirocco. Quais as diferenças, além do Android Oreo?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Apresentado pela MWC), o smartphone Nokia 8 Sirocco é o smartphone mais luxuoso (premium) que a marca lançou até à data. Note-se que as edições Sirocco dos telemóveis da antiga Nokia apenas melhoravam o exterior, a construção do equipamento. Agora, em plena era do smartphone, a "nova" Nokia lança esta edição extremamente elegante com poucas mudanças no seu interior. Ambos já com Android Oreo.

Em seguida, para terem uma perfeita noção daquilo que mudou ou não mudou na nova versão face à edição padrão teremos aqui uma comparação extensa. O novo modelo prende-nos logo pela sua aparência, uma vitória automática sobre o Nokia 8 que ficamos a conhecer em meados de 2017. Mas há mais, muito mais que merece ser visto e conhecido. Nas próximas linhas vamos dar-te toda a informação necessária para que possas formar a tua opinião.

Vê ainda: Huawei P20 terá duas câmaras, Huawei P20 Plus três

O evento da Nokia no MWC 2018 antecedeu as apresentações da Samsung e foi um dos mais surpreendentes até à data. Poderás encontrar aqui na 4gnews, autêntica lição às demais fabricantes Android. Todavia, este não será o último topo de gama da marca para 2018, disso podes estar certo.

Esta novo Sirocco foi praticamente a "cereja" no cimo do bolo para coroar toda a apresentação da marca mas teve que dividir as suas atenções com o "Banana Phone". Mesmo assim, é pelo aspecto que mais nos cativa. Apesar de ainda trazer um processador do ano passado, o SD 835, temos aqui uma belíssima construção em vidro que torna o novo Nokia 8 Sirocco ainda mais apetecível.

Android Oreo, agora através do "One" para o Nokia 8 Sirocco

Apesar de os gostos serem subjectivos, a qualidade não admite interpretações dúbias. Por isso mesmo, no Nokia 8 Sirocco terás uma Certificação IP67 ao passo que no "8" convencional terás apenas proteção contra salpicos, o IP54. Ambos os equipamentos utilizam uma estrutura metálica mas sentirás que o Sirocco é bem mais premium. Todo o produto está aperfeiçoado nesta versão onde o vidro ganha nova vida e reveste cada linha e cada aresta do novo produto.

Além disso, mesmo a nível de atualizações de software teremos diferenças. Os novos modelos apresentados no MWC seriam lançados ao abrigo da iniciativa "One" da Google. Algo que lhes garantirá atualizações rápidas e fornecidas diretamente pela própria norte-americana. Não que a fabricante finlandesa estivesse a fazer um trabalho menos bom. Aliás, para além da Google é uma das marcas com melhor histórico de atualizações dos seus smartphones.

Android Oreo. Smartphone Nokia 8 vs Nokia 8 Sirocco

Especificações

Nokia 8 Sirocco
Nokia 8
Ecrã/ Display -5.5 polegadas P-OLED, -Formato 16:9, Quad-HD -Corning Gorilla Glass 5 -1440 x 2560 pixéis -5.3 polegadas IPS LCD, -Formato 16:9, Quad-HD -Corning Gorilla Glass 5 -1440 x 2560 pixéis
Processador Qualcomm MSM8998 Snapdragon 835 Qualcomm MSM8998 Snapdragon 835
Memória RAM 6GB 4/6GB
Armazenamento 128GB 128/64
Cartão MicroSD Até 256GB Até 256GB
Software / sistema Android Oreo (Puro) - Android One Android Oreo 8.0 e 8.1
Câmara principal Dual: 12 MP (f/1.75, 1.4 µm, OIS) + 12 MP (f/2.6, 1.0 µm), dual pixel, autofocus, 2x zoom ótico, lentes Carl Zeiss, Flash dual-LED Dual: 13 MP (f/2.0, 1.12 µm), deteção de face & laser autofocus, lentes Carl Zeiss
Câmara secundária 5 MP (f/2.0, 1.4 µm), 1080p 13 MP (f/2.0, 1.12 µm), 2160p
Capacidade da Bateria 3260mAh 3090mAh
Conectividade USB-C, Bluetooth 5.0, LTE e o jack de 3.5mm USB-C, Bluetooth 5.0, LTE, e o jack de 3.5mm

Cores

Preto Tempered Blue (Azul fosco), Polished Blue (Azul brilhante), Steel (cinza, Polished Copper (cobre brilhante)
Extras Certificação IP67, Leitor de Impressões digitais, Carregamento Quick Charge 4.0 e carregamento sem-fios Certificação IP54, Leitor de Impressões digitais, Quick Charge 3.0

Qual o balanço final desde "duelo" Android?

As imagens falam por si. Dotado de uma construção resplandecente em vidro o novo Nokia 8 Sirocco é bem mais elegante do que o modelo original. Ambos os dispositivos partilham o mesmo "coração", o mesmo processador Snapdragon 835 da Qualcomm. Todavia, praticamente tudo o resto muda.

O novo Sirocco receberá atualizações da própria Google e utilizará uma versão pura do Android. Não que o ambiente gráfico da Nokia se afaste do aspecto este Android puro mas não são exatamente a mesma coisa ainda que seja difícil discernir um do outro.

Que smartphone escolherias para ti?

Apesar de ser inegável a atração do seu design e qualidade de construção reforçada, não deixa de ser uma coqueluche. Se procuras o mais vistoso smartphone da marca então não penses duas vezes. Caso contrário, o smartphone Nokia 8 convencional será uma aquisição muito vantajosa, o seu preço está bem mais apetecível.

Em última análise será o preço a ditar a escolha entre um e outro smartphone. O Nokia 8, lançado em meados de 2017 já começa a baixar de preço. Pode ser encontrado a valores extremamente apetecíveis. Já o Nokia 8 Sirocco chegará ao mercado em Abril. Custará cerca de 750€ (759€). Nessa altura já não faltarão equipamentos com o novo processador Snapdragon 845 no mercado. Poderás conhecer esse dispositivo mais a fundo, aqui.

Assuntos relevantes na 4gnews:

S8?

revela agora todos os segredos da câmara dos Galaxy S9

d?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.