Nokia 8 e Nokia 3 recebem atualização de segurança para o Android

Rui Bacelar
Nokia 8 Nokia 3 Android segurança
O topo de gama e um dos mais económicos smartphones do mercado estão a ser atualizados. ©cnet

A HMD Global merece o nosso voto de louvor no que às atualizações de software diz respeito. Agora, para os seus dispositivos Nokia 8 e Nokia 3 está a chegar uma nova atualização do sistema Android. No seu interior temos importantes melhorias e correções de segurança.

Depois de já ter disponibilizado a atualização para Android Oreo a praticamente todos os seus smartphones, agora chegam mais novidades para o topo de gama Nokia 8. Além desse, também o modesto Nokia 3 começará hoje a receber mais uma importante atualização de segurança para o sistema operativo Android. Vejamos os seus detalhes e novidades.

Vê ainda: 39 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Com a sua reputação a melhorar de dia para dia, os consumidores olham cada vez mais para os dispositivos da HMD Global que neste momento estão presentes em loja física. O seu principal trunfo são mesmo as atualizações do sistema Android. Aliás, o novo patch de segurança chega agora aos Nokia poucos dias depois de ter chegado aos Google Pixel e Nexus.

Trata-se de uma atualização relativamente pequena. São apenas 80MB que trazem o novo firmware (software de sistema) ao Nokia 3, o mais modesto dos equipamentos da marca em loja física. Já para o topo de gama, o Nokia 8, a mesma atualização de segurança do Android chega com um novo firmware "pesando" 87MB.

Nokia 3 e Nokia 8 recebem atualização de segurança para o Android

Tendo em conta o tamanho destas atualizações poderás até descarregar as novidades via conexão de dados. Claro que é sempre recomendável proceder ao download através de uma conexão Wi-Fi para não abusares do teu plano de dados. Note-se ainda que esta atualização está a chegar via OTA (over the air) aos utilizadores. Aconselho também a que carregues a bateria do teu Nokia com pelo menos 50% de carga antes de instalares toda e qualquer atualização.

Relativamente às novidades temos aqui importantes correções de segurança incluídas no mais recente patch de segurança da Google. O pacote de fevereiro traz correções de vulnerabilidades a nível do framework para Media. Vulnerabilidade recentemente descoberta e que permitia a um hacker executar qualquer tipo de código no teu smartphone. Tudo isto de forma remota.

Por último, a atualização de segurança pode demorar algumas horas ou alguns dias até chegar ao teu dispositivo. Não temas, ela chegará, a HMD Global já nos habituou a atualizações periódicas do sistema.

Poderás consultar a sua disponibilidade e descarregar manualmente a atualização em Definições - Outros - Atualizações de Software.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).