Nokia 8 da HMD chega a Portugal - As 5 melhores características!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

O regresso da Nokia ao mercado dos smartphones topos de gama materializou-se com este Nokia 8 que já anteriormente tínhamos dado a conhecer, Centro de Controlo do iOS 11 não está a desligar o Bluetooth nem o Wi-Fi

O novo Nokia 8 da HMD já chegou ao mercado nacional, tendo usufruído de um evento de apresentação para o nosso país. É um smartphone repleto de nostalgia mas com os olhos claramente postos no futuro. Agora está na altura de olhar para os 5 principais trunfos deste dispositivo que quer conquistar a preferência de Portugal.

5 pontos a favor do Nokia 8 em Portugal

O Nokia 8 utiliza o Android 7.1.1 Nougat na sua forma mais pura, sem aplicações (Apps) desnecessárias, sem transições pesadas, animações ruidosas ou software que possa pesar e saturar o hardware deste smartphone.

Este ponto, por si só, já seria o suficiente para justificar a compra deste dispositivo da HMD em Portugal e muitos outros pontos do globo. Note-se que a HMD Global concebeu este Nokia 8 como sendo um dispositivo premium que aposta na durabilidade e longevidade, não só do suporte físico (construção), mas também do smartphone enquanto dispositivo utilizável e capaz de proporcionar uma boa experiência de utilização durante bastante tempo.

1- Áudio OZO no Nokia 8

O novo smartphone da HMD chega a Portugal equipado com a tecnologia de áudio OZO que é capaz de proporcionar uma experiência sonora de 360º ao captar som de todas as direções.

Graças a esta capacidade podes gravar vídeos em 4K Ultra-HD e capturar toda a envolvência sonora. Podes ainda utilizar a opção "Audio Focus" para selecionar apenas uma fonte de som, isolando as restantes (será bastante útil para criar memórias de concertos e festivais em vídeo).

2- Bothies querem conquistar Portugal

Bothies, o nome dado pela Nokia à possibilidade de capturares duas fotos ao mesmo tempo. Uma com a câmara frontal e outra com as câmaras traseiras. Podes até fazer stream de vídeo com ambas as câmaras ao mesmo tempo. O conceito em si é facilmente compreensível e pode ser visto no vídeo, abaixo no final do artigo.

A qualidade de uma fotografia é determinada por vários factores. Desde os MP’s ( quantos mais MP’s maior será o tamanho da imagem), até à qualidade das lentes utilizadas (aqui entra a Carl Zeiss), terminando com o software de processamento da imagem.

Câmaras do Nokia 8 utilizam óticas da CARL ZEISS

No smartphone Nokia 8 temos duas câmaras principais de 13MP, uma delas com uma abertura de f/2.0 que faz dela uma lente muito brilhante (capta muita luz), equipada com estabilização ótica da imagem (OIS).

O segundo sensor, também de 13MP é monocromático e permitirá capturar ainda mais detalhes em cada foto. Tendo em conta todos estes factores não há dúvidas de que o novo dispositivo brilhará no departamento fotográfico.

3- Android Oreo chega em breve ao Nokia 8

Para além de garantir a atualização para a próxima versão do Android, o 8.0 Oreo, a HMD Global decidiu providenciar um ambiente de trabalho, uma interface gráfica (UI) muito leve para o utilizador final não estar sobrecarregado com animações e Apps inúteis.

Temos aqui uma versão muito pura (fiel ao Android disponibilizado pela Google em aspecto e funcionalidade), no Nokia 8. Trata-se do Android 7.1.1 Nougat que muito em breve será atualizado para o Oreo. Mais ainda, o dispositivo recebe atualizações periódicas de segurança, algo que é sempre benéfico para o utilizador final.

4- Qualidade de construção, o padrão premium da HMD

O melhor smartphone da HMD lançado até à data traz um ecrã ou tela de 5.3 polegadas, tecnologia IPS LCD com resolução Quad-HD (QHD) de 1440x2560 pixéis. Está protegido pelo robusto vidro Gorilla Glass 5 da Corning com uma ligeira curvatura (efeito 2.5D).

A nível de qualidade de construção o dispositivo utiliza o alumínio da séries 6000 como principal material de construção e após ter sentido o smartphone na mão posso atestar a sua solidez. Vem ainda em quatro cores, duas brilhantes (Azul e Cobre) e duas sem brilho (mate) (Azul e Cinza). Conta ainda com certificação IP54 que lhe confere proteção contra salpicos.

Características gerais do Nokia 8:

Por último e como 5º ponto, o Nokia 8 vem equipado com o potente processador Snapdragon 835 da Qualcomm que o torna equiparável a todos os principais topos de gama do momento.

  • Ecrã IPS LCD de 5.2″ polegadas
  • Resolução QHD 1440 x 2560 pixels
  • Processador Qualcomm Snapdragon 835
  • Gráfica: Adreno 540
  • 4GB de RAM
  • 64GB de armazenamento interno
  • Bateria de 3090mAh
  • Dual câmara com flash LED
  • Sensores de 13MP e 13MP na traseira
  • Câmara frontal de 13MP
  • Leitor biométrico / impressões digitais no botão central “Home”
  • Certificação IP54
  • Dual-SIM (Nano-SIM)
  • USB do Tipo C
  • Bluetooth 5.0
  • Jack de 3.5mm
  • Preço de 599€

O smartphone já está à venda em praticamente todas as grandes lojas físicas de Portugal com um preço de venda ao público recomendado de 599,99 euros, sendo este o valor de lançamento.

De momento poderás ter que consultar o stock das lojas mas a HMD está a reforçar os números de unidades disponíveis, dia após dia.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

Acreditas que a construtora finlandesa poderá voltar uma vez mais ao topo dos mercados agora que a HMD Global está encarregue do seu destino? Poderá este Nokia 8 ser um sucesso de vendas em Portugal?

Outros assuntos relevantes:

Huawei Mate 10 Lite revela o seu preço e principais características!

Como gravar em 4K a 60fps no iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X – Dica

Motorola Moto X4 com Android One lançado ao abrigo do Project Fi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.