HMD Global - Nokia 8 não vai adoptar o Project Treble da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Project Treble. O que é? E porque é que a Nokia não o adotará no seu Nokia 8? Em primeiro lugar cumpre saber o que é e no que consiste esta iniciativa da Google que em boa verdade mais não é do que uma tentativa para combater uma das maiores falhas do Android. A fragmentação que sempre assolou esta plataforma praticamente desde que foi lançada. Por outro lado, os smartphones da HMD Global são dos que mais atualizações recebem.

Vê ainda: aqui falamos desta iniciativa que foi apresentada pela Google no início do ano. Trata-se de uma mudança, ou possibilidade de mudança perto da fonte do sistema operativo que poderá ajudar as marcas / construtoras a atualizarem os seus dispositivos mais rapidamente. No processo, reduziriam também, de forma gradual, toda a fragmentação que caracteriza o Android. Por outro lado, a Nokia tem feito um excelente trabalho no que diz respeito às atualizações do Android e a HMD Global sabe disso.

Por norma, vários fatores mas o principal é dependência, a necessidade de esperar que os construtores dos componentes forneçam todos os drivers para a nova versão do Android. Em seguida as construtoras precisam de trabalhar nas suas interfaces UI’s. Tudo isto atrasa o lançamento das atualizações.

O que traz de novo o Project Treble da Google?

Note-se que neste momento só mesmo a Google com os seus Google Pixel e Google Nexus é que se pode orgulhar de ter sempre a mais recente versão do sistema operativo. Outras construtoras como a Samsung, LG, Huawei (a título de exemplo), demoram consideravelmente mais tempo a atualizar os seus dispositivos.

Veja-se por exemplo o Android Oreo. Foi apresentado no dia 21 de agosto, dia de eclipse solar. Entretanto, em finais de novembro ainda se contam pelos dedos as marcas que já atualizaram os seus dispositivos para o Oreo. Aliás, segundo os painéis da Google, em novembro apenas 0,3% de todos os equipamentos utilizavam a mais recente versão do Android, o Oreo 8.0.

Perante um cenário cada vez mais deprimente, a Google decidiu dar às construtoras a possibilidade de disponibilizar a mais recente versão do sistema operativo com uma simples atualização da raíz do Android. A framework, a estrutura. É aqui que entra o Project Treble.

Essencialmente ele separa a raíz do Android, a estrutura ou framework do sistema da área / porção do sistema passível de personalização pelas construtoras. Em suma, estas poderão atualizar a base, a raíz ou estrutura do Android sem tocar no resto. Agilizar as atualizações via OTA (over the air) é o seu principal objectivo.

Precisará a Nokia e a HMD Global deste Project Treble?

Por outro lado, a Nokia é uma das construtoras Android com melhor taxa de atualização dos seus dispositivos. Este ano, a marca prometeu e já começou a atualizar alguns dos seus dispositivos com a mais recente versão do sistema operativo.

Esta iniciativa da Google, que divide os componentes do sistema operativo em módulos para que as construtoras possam mais facilmente atualizar os seus dispositivos não parece fazer parte dos planos da HMD Global. A utilização de uma interface muito próxima do Android puro terá sido um dos motivos desta decisão.

A HMD Global parece assim contradizer a Google ao afirmar que o Project Treble só terá o suporte da Google para smartphones lançados no mercado com o novo Android 8.0 Oreo. Tal como pode ser inferido a partir das declarações oficiais da empresa.

"O Nokia 8 foi lançado com o Android 7.0 Nougat™ contudo já atualizamos este dispositivo para o Android 8.0 Oreo™. Infelizmente a Google apenas permite a utilização do Project Treble em smartphones que são lançados com o Android 8.0 Oreo™, não em smartphones que atualizam para esta nova versão do seu software.

Nokia 8, pelo menos para já, não adotará o Project Treble

Mais uma vez, a HMD Global está completamente empenhada em implementar o Project Treble em todos os seus novos lançamentos.

Aliás, a marca deverá apresentar novos dispositivos já durante o próximo mês. Desde um novo topo de gama a uma versão atualizada do seu atual flagship, o Nokia 8. Algo que já vinha a ser pedido pelos fãs há algum tempo. Um "verdadeiro" topo de gama para competir com os próximos lançamentos em 2018.

Pelo menos, todos os que já sejam lançados com o Android Oreo. As declarações são da própria empresa que atualmente detém os direitos de comercialização de dispositivos Nokia. Esperamos por uma resposta da Google face a estas observações da HMD Global.

A Nokia deverá lançar um novo topo de gama já no próximo dia 19 de janeiro. Será ele o Nokia 9 e poderá estar acompanhado de uma nova edição, já preparada para 2018, do seu atual flagship. Para já tal não passa de um rumor. Contudo, agora que o ano se aproxima do fim, está na altura de por os olhos no futuro.

E tu, tens um Nokia 8? Como tem sido a tua experiência com o dispositivo? Deixa-nos o teu feedback abaixo, nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

Google Play Store conta agora com a nova App de pesquisa Google Go

Android Oreo Go é apresentado oficialmente pela Google!

Xiaomi Mi 7 e Samsung Galaxy S9 – o que vai distinguir estes dispositivos?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.