Nokia e Razer querem atrair programadores para o Nokia 8 e Razer Phone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A HMD Global é a nova "casa" dos smartphones da mítica marca finlandesa desde que esta voltou ao mercado dos smartphones e dispositivos móveis no início de 2017. Entretanto, esta mesma HMD Global tem disponibilizado as fontes do código kernel para os seus dispositivos, todos eles já com Android Oreo. Agora, chegou a vez do Nokia 8 e do Razer Phone.

O topo de gama Nokia 8 foi anunciado em setembro de 2017 e chegaria às lojas a partir do mês de outubro com o sistema operativo Android Nougat 7.1.1. Pouco depois este topo de gama seria atualizado com a versão de sistema Android Oreo mas teríamos que esperar até agora pela disponibilização do seu kernel.

Vê ainda: d da Google

Depois de recentemente a HMD Global ter disponibilizado este mesmo código kernel para os Nokia 6 de primeira geração e para o Nokia 1 com Android Go, chega assim a vez deste terminal. São boas notícias para todo e qualquer programador interessado em compilar novo software para o dispositivo em questão.

Com efeito, a disponibilização deste kernel permitirá a que todo e qualquer programador predisposto a tal possa, por exemplo, criar novas ROM's. Novas Apps para o dispositivo entre outros scrips e otimizações não oficiais para este Nokia 8.

Kernel do Nokia 8 e Razer Phone já está disponível

O kernel para este Nokia 8 já se baseia no Android Oreo e pesa cerca de 200MB em tamanho. Caso estejas interessado poderás fazer aqui. A partir daí poderás então construir novo software para este smartphone topo de gama. Um dos melhores equipamentos da fabricante finlandesa. Uma marca que aliás, a pouco e pouco tem voltado a merecer o respeito e preferência dos consumidores. Todavia, ainda existem cerca de 6 smartphones da marca que ainda não disponibilizaram publicamente este código.

Kernel baseado no Android Oreo

Para além disso, tal como avança a GizmoChina, também o kernel dohone, já baseado no Android Oreo 8.1 foi disponibilizado. De igual forma, os programadores interessados poderão começar a lançar mão à obra. Já por outro lado, a Razer já em dezembro último havia disponibilizado o kernel baseado no Android Nougat.

Neste momento o Razer Phone está a receber a mais recente versão deste sistema operativo via OTA (over the air). A sua distribuição, tal como nos indicou a fabricante, poderá demorar até 10 dias. Isto até que finalmente chegue a todas as unidades espalhadas pelo globo.

E tu, tens algum destes smartphones?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Microsoft: Cortana lidera mercado empresarial das Assistentes Virtuais

d Oreo

Galaxy A6 e A6 Plus serão a opção ‘Lite’ dos Samsung Galaxy S9

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.