Nokia 8 - o que muda com o Android Oreo 8.1?

Rui Bacelar
Android Oreo 8.1 Nokia 8 foto
O topo de gama já teve direito às novidades

A HMD Global surpreendeu-nos recentemente ao trazer o novo Android Oreo 8.1 para o seu atual topo de gama, o Nokia 8. Fê-lo através da sua plataforma de testes, a Beta Labs. Veio dar a oportunidade a todos os seus utilizadores de experimentarem em primeira mão as novidades da Google lançadas em dezembro.

Esta versão Android Oreo 8.1 foi disponibilizada há pouco mais de um mês pela tecnológica norte-americana e enquanto algumas fabricantes ainda lutam por entregar o Oreo 8.0, a finlandesa já o serve de bandeja ao seu Nokia 8. São pequenos pontos como este que diferenciam uma marca, uma empresa e um nome aos olhos do consumidor.

Vê ainda: iPhone X. Produção pode parar em 2018, a “pós-verdade” não!

É através da compilação de firmware, a build V4.82A para o dispositivo Nokia 8 que chega esta versão do sistema operativo. Trata-se ainda de uma versão de testes (beta) com algumas novidades bem-vindas, tal como nos conta o Tech Droider.

Nokia 8 já tem direito ao novo Android Oreo 8.1

Esta versão de testes (beta) está disponível para qualquer utilizador interessado em testar as novidades. Depois do registo na Beta Labs o utilizador receberá a dita atualização automaticamente via OTA (over the air). Mais ainda, logo que a versão final, estável e pronta para o público esteja finalizada, o firmware (software de sistema) chegará automaticamente ao smartphone.

Caso te tenhas registado neste programa de testes do Android Oreo 8.1 fica ciente de que receberás uma grande atualização. Se já estavas no Oreo 8.0 receberás um novo pacote de firmware com cerca de 1,5GB (1554MB). Dito isto, deverás descarregar a atualização através de uma conexão Wi-Fi.

Já relativamente às mudanças operadas pelo Android Oreo 8.1 terás aqui um novo Tema Escuro / além de um tema claro. Estes vão mudar automaticamente consoante o papel de parede aplicado pelo utilizador. Tens também o Launcher do Google Pixel 2. Sem esquecer o novo desenho para o menu Power, as novas animações de encerramento e reinicialização. Temos também uma nova apresentação da barra de estado com cantos arredondados.

As novidades poderão ser melhor compreendidas abaixo, no vídeo que ilustra este artigo.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).