Nokia 8 com 6GB de RAM não chegará a Portugal por óbvias razões

Rui Bacelar
Nokia 8 6GB de RAM Portugal
A versão "Pro" deste smartphone dificilmente chegará a Portugal

A Nokia voltou ao mercado dos smartphones no início deste ano com a apresentação dos seus novos dispositivos com Android, o 6, 3 e até mesmo um telemóvel 3310, um ícone recuperado e equipado com novas cores e a autonomia de sempre. Agora temos um novo topo de gama, o Nokia 8 que deixou alguns utilizadores com algumas dúvidas ao constatarem que este "topo de gama" chegou a Portugal (e a grande parte do mundo) equipado com 4GB de RAM. Pois bem, porque não, pelo menos, uns 6GB de RAM?

Vê ainda: Começa o fim de semana com 35 Apps gratuitas na Google Play Store

Em primeiro lugar, sabemos que a HMD Global já lançou na Finlândia, o seu país natal, uma nova variante do Nokia 8 com mais memória RAM, mais armazenamento interno e uma limitada seleção de cores para o dispositivo. A sua chegada a outros mercados não é impossível, mas é bastante improvável!

O que nos oferece o Nokia 8 em Portugal?

Ao nosso mercado o Nokia 8 chegou equipado com o mais potente processador da Qualcomm, o Snapdragon 835, um ecrã ou tela de 5.3 polegadas com resolução Quad-HD (2560 x 1440), tecnologia IPS LCD e proteção Gorilla Glass 5.

Conta com 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno expansível através de um cartão de memória microSD para além de uma configuração dupla de câmaras traseiras com lentes Carl Zeiss e sensores de 13MP, uma monocromática e outra RBG.

Smartphone Android Nokia 6 Portugal
O Nokia 8 poderá, em breve, ser acompanhado por um Nokia 9, o topo de gama para 2018.

O seu preço de 599€ torna-o num dos mais apetecíveis smartphones de gama alta, sobretudo se olharmos para o seu processador, qualidade de construção e câmara fotográfica.

Contudo foi recentemente introduzida uma nova variante com 6GB de memória RAM e 128GB de memória interna UFS2.1, que continua a ser expansível via cartão de memória microSD até 256GB e não tenho dúvidas de que muitos fãs da marca gostariam de ver esta versão em Portugal. Versão esta que custa 649.99 no mercado finlandês e que dificilmente chegará ao nosso mercado.

A Nokia tem que ponderar, muito bem, cada passo e cada investimento

Não é segredo para nenhum ser pensante que, sobretudo para uma marca em regeneração e que luta para se impôr novamente e ganhar uma base sólida de consumidores que assegurem a sua sustentabilidade financeira que todo e qualquer investimento tem que ser bem planeado.

Segundo a AppBrain, 8 dos 10 smartphones mais utilizados em Portugal são fabricados pela Samsung, os outros dois pela Huawei (sendo o P8 Lite o mais utilizado em Portugal), portanto valerá a pena comercializar o Nokia 8 com 6GB de RAM no nosso mercado?

Justificar-se-á? Dificilmente a HMD teria algum retorno deste investimento e nesta altura a Nokia (HMD) não se pode dar ao luxo de fazer investimentos incertos, pelo menos não para já.

Nokia 8 6GB de RAM Portugal Huawei Smartphone Android Nokia 8
"Bothie", o novo conceito da Nokia

Além disso, tal como podem ler aqui, na 4gnews, no próximo mês de fevereiro de 2018 a marca deverá apresentar, na Mobile World Congress, novos smartphones Android no qual se inclui um novo topo de gama, o Nokia 9 que, segundo os rumores, será o flagship premium que muitos aguardam.

Mais ainda, segundo a agência IDC (International Data Corporation) com as suas habituais análises de mercado e dos respectivos volumes de vendas de cada construtora podemos ver que a construtora finlandesa terá expedido cerca de 1.5 milhões de smartphones durante a primeira metade de 2017 (até ao final de junho de 2017).

A Nokia está a re-começar em Portugal e no mundo

Ora, estes 1.5 milhões de smartphones incluem os Nokia 5, Nokia 6 e Nokia 3 que chegaram aos mercados durante o segundo trimestre de 2017 (Q2).

Já durante o segundo trimestre de 2017 (Q2), a HMD Global obteve uma quota de mercado irrisória com 0,4% deste mercado mobile mas que não deixa de ser um início animador.

Portanto, e como certamente compreenderão, conceber, testar e construir um novo smartphone topo de gama é uma tarefa que consome muito tempo, capital e toda a atenção da marca.

Sobretudo com o acumular e aumento da expectativa em torno deste produto duvido muito que a marca disponha de energia ou vontade necessária para fazer chegar a versão "Pro" do Nokia 8 a mais mercados, sobretudo um mercado tão pequeno como o nosso.

Características gerais do Nokia 8:

  • Ecrã IPS LCD de 5.2″ polegadas
    Smartphone Android Nokia 8
    Todas as cores do Nokia 8
  • Resolução QHD 1440 x 2560 pixels
  • Processador Qualcomm Snapdragon 835
  • Gráfica: Adreno 540
  • 4GB de memória RAM
  • 64GB de armazenamento interno
  • Bateria de 3090mAh
  • Dual câmara com flash LED
  • Sensores de 13MP e 13MP na traseira
  • Câmara frontal de 13MP
  • Leitor biométrico / impressões digitais no botão central “Home”
  • Certificação IP54
  • Dual-SIM (Nano-SIM)
  • USB do Tipo C
  • Bluetooth 5.0
  • Jack de 3.5mm
  • Preço de 599€

Posso estar enganado e aliás já não seria a primeira, nem última vez, que tal aconteceria mas com base em todos os factores acima elencados, não creio que este Nokia 8 com 6GB de RAM alguma vez chegue a Portugal de forma oficial.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, gostarias que esta versão com 6GB de RAM chegasse ao nosso mercado? Qual seria o preço máximo que estarias disposto a pagar por tal versão?

Outros assuntos relevantes:

Mensagens Android – 100 milhões de downloads na Google Play Store

Motorola – Evan Blass mostra-nos o novo Moto Snap Polaroid Insta-Share

OnePlus 3 e OnePlus 3T já receberam o Android Oreo na versão Beta

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).