Nokia 8 com 6GB de RAM não chegará a Portugal por óbvias razões

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Nokia voltou ao mercado dos smartphones no início deste ano com a apresentação dos seus novos dispositivos com Android, o 6, 3 e até mesmo um telemóvel HMD Global já lançou na Finlândia, o seu país natal, uma nova variante do Nokia 8 com mais memória RAM, mais armazenamento interno e uma limitada seleção de cores para o dispositivo. A sua chegada a outros mercados não é impossível, mas é bastante improvável!

O que nos oferece o Nokia 8 em Portugal?

Ao nosso mercado o Nokia 8 chegou equipado com o mais potente processador da Qualcomm, o Snapdragon 835, um ecrã ou tela de 5.3 polegadas com resolução Quad-HD (2560 x 1440), tecnologia IPS LCD e proteção Gorilla Glass 5.

Conta com 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno expansível através de um cartão de memória microSD para além de uma configuração dupla de câmaras traseiras com lentes Carl Zeiss e sensores de 13MP, uma monocromática e outra RBG.

O seu preço de 599€ torna-o num dos mais apetecíveis smartphones de gama alta, sobretudo se olharmos para o seu processador, qualidade de construção e câmara fotográfica.

Contudo foi recentemente introduzida uma nova variante com 6GB de memória RAM e 128GB de memória interna UFS2.1, que continua a ser expansível via cartão de memória microSD até 256GB e não tenho dúvidas de que muitos fãs da marca gostariam de ver esta versão em Portugal. Versão esta que custa 649.99 no mercado finlandês e que dificilmente chegará ao nosso mercado.

A Nokia tem que ponderar, muito bem, cada passo e cada investimento

Não é segredo para nenhum ser pensante que, sobretudo para uma marca em regeneração e que luta para se impôr novamente e ganhar uma base sólida de consumidores que assegurem a sua sustentabilidade financeira que todo e qualquer investimento tem que ser bem planeado.

Segundo a AppBrain, 8 dos 10 smartphones mais utilizados em Portugal são fabricados pela Samsung, os outros dois pela Huawei (sendo o P8 Lite o mais utilizado em Portugal), portanto valerá a pena comercializar o Nokia 8 com 6GB de RAM no nosso mercado?

Justificar-se-á? Dificilmente a HMD teria algum retorno deste investimento e nesta altura a Nokia (HMD) não se pode dar ao luxo de fazer investimentos incertos, pelo menos não para já.

Além disso, tal como podem ler IDC (International Data Corporation) com as suas habituais análises de mercado e dos respectivos volumes de vendas de cada construtora podemos ver que a construtora finlandesa terá expedido cerca de 1.5 milhões de smartphones durante a primeira metade de 2017 (até ao final de junho de 2017).

A Nokia está a re-começar em Portugal e no mundo

Ora, estes 1.5 milhões de smartphones incluem os Nokia 5, Nokia 6 e Nokia 3 que chegaram aos mercados durante o segundo trimestre de 2017 (Q2).

Já durante o segundo trimestre de 2017 (Q2), a HMD Global obteve uma quota de mercado irrisória com 0,4% deste mercado mobile mas que não deixa de ser um início animador.

Portanto, e como certamente compreenderão, conceber, testar e construir um novo smartphone topo de gama é uma tarefa que consome muito tempo, capital e toda a atenção da marca.

Sobretudo com o acumular e aumento da expectativa em torno deste produto duvido muito que a marca disponha de energia ou vontade necessária para fazer chegar a versão "Pro" do Nokia 8 a mais mercados, sobretudo um mercado tão pequeno como o nosso.

Características gerais do Nokia 8:

  • Ecrã IPS LCD de 5.2″ polegadas
  • Resolução QHD 1440 x 2560 pixels
  • Processador Qualcomm Snapdragon 835
  • Gráfica: Adreno 540
  • 4GB de memória RAM
  • 64GB de armazenamento interno
  • Bateria de 3090mAh
  • Dual câmara com flash LED
  • Sensores de 13MP e 13MP na traseira
  • Câmara frontal de 13MP
  • Leitor biométrico / impressões digitais no botão central “Home”
  • Certificação IP54
  • Dual-SIM (Nano-SIM)
  • USB do Tipo C
  • Bluetooth 5.0
  • Jack de 3.5mm
  • Preço de 599€

Posso estar enganado e aliás já não seria a primeira, nem última vez, que tal aconteceria mas com base em todos os factores acima elencados, não creio que este Nokia 8 com 6GB de RAM alguma vez chegue a Portugal de forma oficial.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, gostarias que esta versão com 6GB de RAM chegasse ao nosso mercado? Qual seria o preço máximo que estarias disposto a pagar por tal versão?

Outros assuntos relevantes:

Mensagens Android – 100 milhões de downloads na Google Play Store

Motorola – Evan Blass mostra-nos o novo Moto Snap Polaroid Insta-Share

OnePlus 3 e OnePlus 3T já receberam o Android Oreo na versão Beta

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.