Nokia 7 Plus e Nokia 1, os smartphones Android chegam no MWC

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Com o aproximar do aqui tínhamos falado anteriormente sobre o Nokia 7 Plus, a versão reforçada do dispositivo que havia sido lançado praticamente em exclusivo para o mercado chinês. Agora, algo de particularmente cativante chega até nós pela mão do famoso leakster Evan Blass (@evleaks no Twitter). Nada mais nada menos do que várias imagens dos novos smartphones Android.

Vê ainda: d

Note-se que apesar da sua existência já ser praticamente um dado adquirido (o histórico de fiabilidade de Blass permanece imaculado até aos dias de hoje), não sabemos qual a versão do Android para estes smartphones. Já por outro lado, sabemos que a Nokia tem atualizado pontualmente os seus dispositivos.

Todos os equipamentos lançados pela marca em 2017, ano do seu regresso ao mercado mobile e ano em que conquistaram 1% de quota de mercado, estão a receber o Android Oreo 8.0. Algo que está a diferenciar esta marca das demais fabricantes Android. Afinal de contas, num sistema operativo popular pela sua abertura e fragmentação, uma Nokia está já a fazer a diferença.

Nokia 7 Plus e Nokia 1, os próximos smartphones Android

Já relativamente aos Nokia 7 Plus e Nokia 1, o Android Nougat 7.1 pode ser a sua primeira paragem aquando do lançamento. Já por outro lado, vimos também a imprensa internacional a sugerir que pelo menos o 7 Plus saltará imediatamente para o Android Oreo 8.1. Esta é a mais recente versão do sistema operativo da Google, foi lançada em inícios de dezembro de 2017. Mesmo que não chegue imediatamente às mãos dos consumidores com o mais recente Oreo, a atualização não deverá demorar. Isto claro, se a HMD continuar fiel à sua promessa de atualizações periódicas.

Apresentação provável no MWC 2018

Note-se que é totalmente plausível que o Nokia 1 já chegue aos mercados com o novo sistema operativo (nova versão), o Android Oreo. Mesmo sendo o mais económico dos dispositivos, tal como o seu próprio aspecto indicia. Sem um leitor de impressões digitais ou leitor biométrico e um ecrã / tela relativamente pequeno.

MWC será o palco de apresentação dos Nokia 1 e Nokia 7 Plus da HMD Global

As margens do Nokia 1 são bem notórias e conferem-lhe um aspecto algo antiquado e quase evocativo de um Galaxy Gio (um ícone de nostalgia aqui na 4gnews). É bastante semelhante a um Motorola Moto E, com uma única câmara na parte traseira e um simples flash LED. Contará também com um altifalante traseiro e com botões de navegação no seu ecrã.

Este modesto smartphone deverá ser apresentado também no MWC. Chegará com a porta áudio jack de 3.5mm. Contará ainda com uma única câmara frontal para algumas selfies e, segundo Blass, estará disponível em duas cores. Azul escuro e Vermelho. Note-se que eventualmente poderão ser apresentados mais esquemas de cor.

Mais cativante é o Nokia 7 Plus, também ele uma das prováveis surpresas para o MWC 2018. A feira de Barcelona deverá acolher este novo smartphone Android de gama média-alta. Chegará com alguns detalhes de cor e realces em cobre em torno do seu sensor biométrico na traseira do dispositivo. O logótipo de Nokia também é perfeitamente visível neste seu painel traseiro e adivinha-se uma construção em metal (alumínio) para o novo dispositivo.

Nokia 7 Plus deverá ser apresentado no MWC 2018

Para além do leitor de impressões digitais também o botão On/ Off e seletor de volume serão destacados a cobre. Um aspecto bastante cuidado e que já tínhamos visto no dispositivo Nokia 6 (2018). Os esquemas de cor conhecidos são o Branco e o Preto.

Na traseira deste smartphone Android temos uma configuração dupla para as suas câmaras, note-se também o selo de aprovação da Carl Zeiss de 12 MP + 13 MP. Temos ainda uma única câmara frontal para as selfies do dispositivo. Aparenta utilizar uma porta USB do Tipo C apesar de ainda não termos uma imagem perfeitamente clara desse ângulo.

Android One no Nokia 7 Plus

Todavia, é impossível fechar os olhos ao logótipo Android One, estampado na sua traseira. Trata-se de uma clara referência à iniciativa da Google que lhe conferirá uma experiência de utilização com Android Puro e atualizações de software fornecidas pela própria Google e não pela HMD Global.

Podemos também contemplar um ecrã ou tela com o formato 18:9. O seu formato alongado e elegante indicia uma confortável utilização com uma só mão. Infelizmente, apesar de ainda não termos uma clara noção do seu tamanho, este ecrã aparenta ter 6 polegadas de diagonal. A sua resolução, segundo os rumores, será Full-HD+ (1080 x 2160 pixéis). Estará protegido pelo vidro Corning Gorilla Glass 3.

No seu interior, mais uma vez segundo os rumores, termos o processador Qualcomm Snapdragon 660 (SDM660). Trata-se de um SoC octa-core com uma frequência máxima de 2.2 GHz. Far-se-á acompanhar por uma gráfica Adreno 512 e por 4 ou 6GB de memória RAM com 64GB de armazenamento interno expansível.

Agora resta apenas esperar pelo início do MWC 2018.

Assuntos relevantes na 4gnews:

– descarrega aqui a APK

G 2018?

OnePlus 5T e Huawei Mate 9, os smartphones com maior radiação (SAR)

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.