Nokia 6 2018 Android One Cnet
O novo smartphone chegou hoje a Portugal com a plataforma Android One, da Google ©cnet

Chega hoje a Portugal um dos novos smartphones da finlandesa HMD Global, ‘The Home of Nokia Phones’. Custa 299,99€, foi apresentado na última edição da Mobile World Congress (MWC) em Barcelona e utiliza a plataforma Android One. Este é o novo Nokia 6, também conhecido como Nokia 6.1 ou Nokia 6 (2018).

O novo Nokia 6 vem substituir o primeiro smartphone Android lançado pela marca aquando do seu regresso ao mercado dos dispositivos móveis. Para 2018 traz uma nova performance, cerca de 60% face à geração anterior, tal como indica a fabricante, em comunicado à imprensa.

Vê ainda: Xiaomi Mi 7 adiado para o 3º trimestre para trazer o ‘Face ID’ da Apple

Utilizando agora a plataforma Android One, o novo Nokia 6 terá atualizações periódicas, garantidas pela própria Google. Receberá updates de segurança e novas versões de sistema fornecidas diretamente pela gigante de Mountain View. A experiência de utilização do sistema Android, na sua forma mais simples, leve e pura.

A HMD Global confessa estar surpreendida com o sucesso do seu antecessor em Portugal, trazendo agora um smartphone mais robusto, resistente e compacto. Três factores que caracterizam o novo Nokia 6. O seu preço coloca o produto no segmento de gama média e para o justificar temos novas especificações.

HMD Global anuncia a chegada do novo Nokia 6 a Portugal

Com efeito, no interior do novo Nokia 6 da HMD Global temos a plataforma móvel Snapdragon 630 da norte-americana Qualcomm. Trata-se de um SoC (processador) octa-core, portanto 8 núcleos de processamento com frequências máximas de 2.2 GHz, Cortex-A53. Face à geração anterior deste produto, a HMD Global afirma que ele é agora 60% mais veloz nas tarefas do dia-a-dia. Para 2018 este terminal com Android One oferece também uma nova câmara com o selo de qualidade da ZEISS, sendo as lentes produzidas por esta empresa de renome.

HMD Global novo Nokia 6 Android One Portugal
Podemos aqui contemplar a versão em preto com detalhes a cobre (laranja)

O novo Nokia 6 chega com o Android Oreo através da plataforma Android One

Com efeito, um dos seus maiores trunfos é a presença da mais recente versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis, o Android Oreo. Chega ao novo Nokia 6 da HMD Global através da plataforma Android One. Como tal, os utilizadores podem contar com uma experiência de utilização simples, leve, no seu estado mais puro.

O seu software será fornecido diretamente pela Google pelo que os consumidores não se terão que preocupar com as atualizações de software. Este é um ponto que por vezes é menosprezado pelas grandes fabricantes e que no novo Nokia 6 da HMD Global estará seguro.

Atualizações de software fornecidas pela Google

O software será um dos seus trunfos mas não o único. Com efeito, também a sua construção, o seu corpo será mais durável. É agora construído totalmente em metal, mais concretamente o alumínio de série 6000 com um forte polimento. Apresenta também um processo de anodização para garantir o toque confortável à mão e os dois tons no metal.

HMD Global novo Nokia 6 Android One Portugal
Podemos aqui contemplar a versão em Branco com os realces a vermelho na sua estrutura.

E se na traseira (e laterais) temos o metal, na sua parte frontal temos o inconfundível toque frio do vidro. Com efeito, neste novo Nokia 6 da HMD Global temos um vidro Gorilla Glass 3 da Corning com um efeito 2.5D. Isto cria um acabamento sem falhas, com um aspecto ligeiramente arredondado, para além de conferir uma boa proteção contra riscos.

Em suma, sendo agora construído em metal e vidro, o novo Nokia 6 com a plataforma Android One, está bem mais elegante e durável. Apresenta agora um acabamento em dois tons. Estando disponível em Preto / com realces laranja e em Branco / com realces vermelhos.

Ecrã e Características do novo Nokia 6 da HMD Global

Acima de tudo, a marca finlandesa afirma que ele foi concebido para durar. Para tal a fabricante deu ouvidos às críticas, comentários e feed-back geral dos seus consumidores. Em seguida, com base nesse conhecimento, melhorou o ecrã de todo o smartphone, com melhor representação de cores e mais brilho para o seu display.

Agora, para 2018, neste novo Nokia 6 temos um ecrã de 5.5 polegadas de diagonal. Apresenta também uma tecnologia IPS LCD com resolução Full-HD, portanto 1080 x 1920 pixéis. Apresenta um display com o formato 16:9 que promete apresentar uma experiência de entretenimento superior à do seu antecessor. Apresenta uma densidade de 403 pixéis por cada polegada de ecrã.

Nokia 6 2018 Android One
Pormenor do novo smartphone com a plataforma Android One, aqui em Branco com detalhes a vermelho.

Velocidade e autonomia neste smartphone Android One

Para alimentar o novo Nokia 6 temos uma bateria de 3000mAh de capacidade com carregamento rápido. Aqui a HMD Global garante que é possível carregar 50% da bateria em apenas 30 minutos. Possui uma entrada USB do Tipo C para carregamento e transferência de dados.

No departamento fotográfico do novo Nokia 6 temos uma câmara traseira de 16MP de resolução. Conta com lentes ZEISS e um flash dual-LED. Já na sua parte frontal temos uma câmara de 8MP para todas as tuas selfies e/ou video-chamadas. A HMD Global destaca também as tecnologias Dual-Sight e a #Bothie que utiliza as duas câmaras, a traseira e a frontal para compor uma imagem criativa.

O Nokia 6 utiliza também o reconhecimento facial para autenticação do utilizador e desbloqueio do smartphone. Esta funcionalidade chegará ao novo smartphone da HMD Global durante o segundo semestre de 2018.

Android Oreo, puro, através do Android One

Por último, o novo Nokia 6 já está disponível em Portugal. Chega ao nosso país com 3GB de memória RAM e 32GB de memória interna / armazenamento expansível. Disponível em Preto / Cobre e Branco / Prateado com um preço recomendado de venda ao público de 299,99€.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 6. A melhor representação do próximo smartphone Android

Samsung Galaxy S10 vai trazer o leitor de impressões digitais sob o ecrã?

Apple: Junção entre macOS e iOS não acontecerá tão cedo

Fonte 1, Fonte 2

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).