Nokia 6 2018 vs Nokia 7 - Qual é o melhor neste segmento?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Ficamos hoje a conhecer, ainda durante a madrugada, o primeiro smartphone da d

Analisamos todos os seus pontos fortes e pontos menos fortes aqui, na tua 4gnews. Para que saibas sempre qual é o melhor smartphone com base nas tuas necessidades. Para que tenhas sempre uma boa fonte de informação sobre tudo o que é tecnologia. Seja referente o mundo Android ou iOS, a 4gnews está aqui enquanto líder de segmento, para te dar tudo o que precisas.

Nokia 6 2018 será um inesperado rival do Nokia 7

Agora, prestemos atenção ao novo Nokia 6 2018. Trata-se da sequela para um dos meus smartphones favoritos em 2017. Apesar de estar longe de ser prefeito o Nokia 6 já dava muito ao consumidor.

Desde qualidade de construção até às atualizações periódicas, certas como um relógio. Já para não falar na experiência de utilização muito fluída e agradável. O dispositivo em si foi bem aceite no nosso mercado, apesar de não ser perfeito, mesmo para o seu preço em conta.

Este novo Nokia 6 2018 é tudo aquilo que o seu antecessor deveria ter sido. Mas o ano ainda agora começou e até que o novo smartphone chegue a Portugal poderão passar-se longos meses. Antes disso, terá que enfrentar o Nokia 7, um rival inesperado no maior mercado mundial, a China - segundo os dados da IDC.

Agora, depois de o primeiro "6" já ter sido apresentado oficialmente há cerca de um ano, a HDM Global lança a sua sequela. Desta vez já muito mais irreverente. Mais fresco, com cores e acabamentos mais arrojados. Nota-se que o ano de 2017 correu bem para a tecnológica e agora está com vontade de arriscar um pouco mais. Uma atitude que pessoalmente congratulo.

Qual destes Nokia será melhor recebido?

Este novo Nokia 6 2018 tem algo que valorizo bastante num smartphone. Som estéreo. Infelizmente sem altifalantes duplos frontais. Contudo, temos aqui um novo processador, bem mais potente do que o Snapdragon 430 que alimentava o seu antecessor.

Agora, o novo Nokia 6 2018 terá inevitavelmente que enfrentar o Nokia 7. Também ele um smartphone de gama média, quiçá um pouco mais potente. Um pouco mais caro mas com alguns trunfos na manga. Resta saber qual deles terá uma melhor performance nas vendas depois de 6 meses no mercado.

O "7" aparenta ser um dispositivo ligeiramente superior. Até mesmo o seu acabamento, todo ele em vidro e com uma estrutura em alumínio. Já o Nokia 6 2018 é todo ele construído em metal (liga de alumínio) com a parte frontal a ser revestida por vidro. Aqui, a nível visual, a escolha será completamente subjectiva. Se bem que nenhum deles pode ser considerado "feio".

Em seguida podemos ver um breve sumário. Um breve quadro comparativo entre as características técnicas de ambos os dispositivos. Podemos ter uma rápida noção dos pontos fortes de um e de outro dispositivo. Note-se ainda que de momento nenhum deles está disponível em Portugal nem nos mercados europeus.

Nokia 6 2018 vs Nokia 7 - duelo de gama média:

SO Android 7.1.1 Nougat Android 7.1.1 Nougat
Processador CPU 2.2 GHz Octa-core CPU 2.2 GHz Octa-core
SoC Snapdragon 630 Snapdragon 630
Gráfica Adreno 508 Adreno 540
Ecrã / Tela
Proteção Corning Gorilla Glass 3 Corning Gorilla Glass 3
Tipo IPS LCD IPS LCD
Tamanho de Ecrã 5.5 polegadas Full-HD 5.2 polegadas-HD
Memória
Interna 32/64 GB 64 GB
RAM 4 GB 4/6 GB
Câmara
Primária 16MP PDAF, 1.0um, f2 Sensor de 16MP ZEISS
Secundária 8 MP 5 MP
Bateria
Capacidade 3000 mAh 3000 mAh
Preço
Dólares Aproximadamente 240$ Aproximadamente 377$

Note-se que esta tabela apenas contrapõe as suas características. Números frios, crus e sem contacto com a performance real do dispositivo. De qualquer forma, já nos dão uma boa noção daquilo que poderemos esperar de ambos os equipamentos de gama média. Um deles bem mais económico que o seu rival.

Qual destes Nokia escolherias?

Se quiseres, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de .

E tu, se pudesses escolher entre estes dois dispositivos qual escolherias? Qual dos dois teria melhores hipóteses de triunfar no mercado europeu? Deixa-nos a tua opinião abaixo, na secção dedicada aos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

018) – Opinião

018

do Samsung Galaxy S9 Plus mostra margens mais finas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.