Nokia 6 2018 - ousado com realces laranja, eis o próximo Nokia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Se a Nokia renasceu em 2017, em 2018 está na altura de voltar a brilhar. Depois de sondar cuidadosamente os mercados com dispositivos apelativos mas sempre conservadores, em 2018 a marca deverá mudar a sua postura. Ainda que apenas sugestivamente, os próximos smartphones da marca finlandesa terão um pouco mais de audácia. O primeiro deles será o Nokia 6 2018.

Este dispositivo será comercializado através da HMD. Ousando colocar alguns realces em laranja na traseira do seu próximo smartphone, o efeito geral é bastante apelativo.

Nokia 6 2018 será apresentado em breve pela HMD Global

O smartphone já tem dado alguns ares da sua graça depois de ter sido certificado pela agência chinesa de regulação das telecomunicações, a TENAA. Agora, graças à publicação chinesa gizmochina vemos o dispositivo em todo o seu esplendor. Será uma visão bastante cativante, sobretudo par o público mais novo.

Aquando da sua primeira aparição na agência TENAA, as imagens lá registadas mostraram-nos um equipamento com aquilo que parecem ser bezels ou margens extremamente reduzidas. Tal significaria que a marca havia optado por um ecrã / display com o novo ratio ou formato 18:9. Uma grande tela com margens mínimas, uma das novas tendências do mercado de dispositivos móveis.

Entretanto, assim que as características técnicas surgiram e foram divulgadas, alguns dos nossos leitores mostraram-se consternados com a decisão da marca. O Nokia 6 2018 teria o mesmo ecrã / display de 5.5 polegadas com o típico formato 16:9. O público estava à espera de algo mais ousado para esta 2ª geração.

Infelizmente este será o cenário para o Nokia 6 2018, a agência TENAA não se enganou. Teremos aqui o ecrã conservador com o formato 16:9. As novas fotos avançadas por ambas as publicações chinesas mostram-nos este aspecto bastante familiar. Contudo, há aqui algo de novo! Novos tons de laranja e não só. Veja-se a galeria de fotografias.

Galeria de fotografias do Nokia 6 2018:

Tal como podem observar pelas fotos acima (caso estas sejam verídicas), teremos aqui um Nokia 6 2018 com umas margens ainda bem presentes. Não em demasia, não sejamos demasiado picuinhas mas infelizmente não será o ratio 18:9 como alguns leitores gostariam e sugeriam.

Contudo, olhando bem para as imagens, então porque é que o leitor de impressões digitais / sensor biométrico migrou para a traseira do dispositivo? E de qualquer forma todo o seu aspecto está um pouco mais ousado. Não diria necessariamente mais elegante, o seu antecessor também o é, mas estes ligeiros tons de laranja dão-lhe um peculiar destaque. Agrada-me.

Mudanças estéticas para o novo Nokia 6 2018

O ecrã / painel frontal está revestido por aquilo que acredito ser um vidro ligeiramente curvo. Temos aqui o efeito 2.5% que deverá ser fornecido pela Corning, a empresa que desenvolve os Gorilla Glass.

Temos também a câmara frontal na lateral direita do dispositivo bem como o logótipo da marca. Teremos também os botões de navegação virtuais neste Nokia 6 2018. Estas são algumas das diferenças observáveis a olho nu.

A traseira deste Nokia 6 2018 apresenta também algumas novidades. Algumas mudanças bem visíveis a nível de design de todo o dispositivo. Para começar, a câmara traseira, a saliência da câmara traseira está agora muito mais alongada. Apenas ligeiramente proeminente mas impossível de ignorar. Os realces em laranja naquilo que aparenta ser um rebordo metálico dão-lhe sem dúvida um aspecto refrescante.

O que trará de novo o smartphone Nokia 6 2018?

Também o leitor de impressões digitais ou sensor biométrico está agora mais destacado, não em elevação mas sim em aspecto. Todo o aspecto alongado deste alinhamento de câmara, flash e leitor biométrico são a atração principal em toda a traseira do novo dispositivo Nokia 6 2018.

A nível de características técnicas, e porque não será apenas no exterior que o utilizador encontrará diferenças, teremos também novidades no interior. Agora sem um Snapdragon 430 neste smartphone de gama média teremos sim, o mais poderoso Snapdragon 630. Este SoC já é adequado ao segmento de gama média e permitirá uma navegação ainda mais fluída.

Teremos também uma bateria com 3000mAh de capacidade, aqui sem alterações face ao modelo anterior. Iguais serão também as câmaras de 16MP na sua traseira e de 8MP no seu painel frontal. Poderemos sim ter algumas diferenças na abertura focal destas mesmas câmaras.

Por fim, de acordo com uma revendedora chinesa, a Suning, a HMD Global deverá apresentar muito em breve este novo Nokia 6 2018. Contudo, a marca ainda não anunciou oficialmente as datas para a sua próxima apresentação. De qualquer forma tal não deverá tardar.

E tu, o que gostarias de ver neste próximo dispositivo de gama média da Nokia? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Oreo para o OnePlus 5

s Samsung Galaxy S9

Huawei P20 – dia 26 de fevereiro ficaremos a conhecer este Huawei?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.