Nokia 6 2018 smartphone Android oficial
Acaba de ser apresentado o novo smartphone Android da HMD Global

O smartphone Nokia 6 (2018) – ou simplesmente Nokia 6 2018 já é oficial. Tal como tínhamos aqui avançado na 4gnews, a marca foi a primeira construtora a apresentar novos smartphones Android em 2018. Estreia o ano com uma nova aposta para o mercado de gama média. Este é o dispositivo que vem substituir um dos seus primeiros equipamentos lançados no início do ano passado. Agora, está na hora de conhecer tudo aquilo que ele tem para oferecer!

Em primeiro lugar, o novo Nokia 6 2018 foi anunciado na China, o maior mercado mundial de dispositivos móveis. Tal como em 2017, a HMD Global, a nova casa dos smartphones e telemóveis da Nokia começa por sondar os mercados. A China é o seu primeiro ponto de paragem e foi lá que este novo dispositivo se tornou oficial. Esta é a sua nova aposta e demonstra uma ambição e audácias reforçadas. Não só pelas novas cores mas também pelas novas características do smartphone Android.

Vê ainda: 22 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

O novo Nokia 6 2018 assemelha-se levemente ao seu antecessor mas apresenta um look mais jovem, mais fresco e atual. Mais ousado! Temos aqui o leitor de impressões digitais ou sensor biométrico na traseira do equipamento. Já o seu antecessor tinha este mesmo leitor no painel frontal.

Nokia 6 2018 já é oficial!

Até mesmo o design, o aspecto do altifalante está diferente no Nokia 6 2018 comparativamente com o do seu antecessor. Podemos ainda reparar que até as margens ou bezels superiores e inferiores foram reduzidas. Algo que sem dúvida acrescenta uma boa dose de elegância a todo o aspecto, a todo o look deste novo Android de gama média.

Podemos ainda salientar que o dispositivo continua a utilizar uma única câmara na sua traseira. Um único sensor fotográfico. Apresenta ainda todos os botões físicos na lateral direita do dispositivos (On/Off e Seletor de Volume). Na lateral esquerda temos apenas as gavetas para os cartões. Os botões de navegação são virtuais (no ecrã).

Nokia 6 2018 smartphone Android 1
O dispositivo apresenta linhas mais elegantes e um pouco mais ousadas

A nível de características, componentes e traços marcantes, o Nokia 6 2018 é totalmente construído em metal. Além disso e uma vez que a margem inferior foi reduzida, também os botões de navegação tiveram que migrar para o ecrã.

Este, conta com 5.5 polegadas de diagonal. Temos aqui uma resolução Full-HD (1920 x 1080) pixéis, protegido por um vidro ligeiramente curvo (2.5D). Vidro este que é produzido pela Corning, o Gorilla Glass 3 para alguma proteção contra riscos e algumas quedas mais ligeiras. O aspecto ou ratio da tela continua a ser 16:9, não tendo adoptado a nova  tendência 18:9.

Nokia 6 2018 é a nova aposta oficial para o mercado Android

No interior deste smartphone Android temos um novo processador da Qualcomm. Trata-se aqui do SoC Snapdragon 630, um “coração” a 64-bits com 8 núcleos de processamento com frequências máximas de 2.2GHz para processamento. É auxiliado pela gráfica Adreno 508 para lidar com os jogos e demais tarefas visuais.

Para auxiliar este novo processador temos aqui 4GB de memória LPDDR4 RAM e 32 ou 64GB de armazenamento interno. Infelizmente o seu sistema operativo ainda não é o Android Oreo 8.0. Não, este Nokia tornou-se oficial oficial com o Android 7.1.1 Nougat. Receberá a atualização oficial dentro de poucos dias / semanas. Esperemos que quando chegue por via oficial à Europa já conte com a nova versão do sistema operativo Android.

O dispositivo em si chegará ao mercado com conectividade Dual-SIM (2x nano SIM). Temos aqui uma configuração híbrida. Isto significa que poderás utilizar a segunda slot para cartões SIM para colocar um cartão de memória microSD. Desta forma poderás expandir o seu armazenamento interno, caso necessites.

Nokia 6 2018 está bem preparado para o segmento de gama média Android

O Nokia 6 2018 foi apresentado de forma oficial sem se terem esquecido de referir a presença do jack de 3.5mm para áudio.

Temos também uma bateria com 3000mAh de capacidade com carregamento rápido incluído. Isto significa que poderás carregar este dispositivo Android de 0% até 50% em cerca de 30 minutos.

Já no departamento fotográfico, o novo Nokia 6 2018 conta com um único sensor fotográfico. A sua resolução é de 16MP (1.0um é o tamanho dos seus pixéis), temos também uma abertura focal de f/2.0 e PDAF. Sem esquecer um flash dual-LED.

Temos ainda uma câmara frontal de 8MP para todas as tuas selfies e video-chamadas. Esta câmara conta com uma lente grande angular de 84º para não cortares ninguém da fotografia e uma abertura focal de f/2.0.

Qual a tua opinião sobre o novo Nokia 6 2018?

Temos ainda conectividade 4G LTE e a tecnologia Dual-Sight, o novo truque oficial da marca. Na prática esta tecnologia permite-te utilizar ambas as câmaras (frontal e traseira) ao mesmo tempo. Desta forma podes criar colagens de fotografias, um efeito idêntico às Bothies.

Este Nokia 6 2018 estará disponível em Preto e Prateado. Já a nível de preços teremos aqui dois valores. Para a sua variante com 32GB de armazenamento interno expansível a etiqueta marcará 1,499 Yuan ou o equivalente a $230 dólares.

Já para a versão com 64GB de armazenamento interno o preço será um pouco mais elevado. Custará 1,699 Yuan ou o equivalente a $262. Este é o p.v.p oficial para o mercado chinês.

De momento não sabemos quando, ou se, chegará de forma oficial ao mercado europeu ou a qualquer outra região. De qualquer forma estaremos atentos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi consolida a sua posição perante a Samsung, Apple e Huawei

Exynos 9810 – este é o novo processador dos Samsung Galaxy S9

Huawei P20 – 5 desejos para o próximo topo de gama Android

Viafonearena
FonteWeibo
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).