Nokia 6 2018 já é oficial! Audácia e ambição reforçada com este novo Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O smartphone Nokia 6 (2018) - ou simplesmente Nokia 6 2018 já é oficial. Tal como tínhamos d

O novo Nokia 6 2018 assemelha-se levemente ao seu antecessor mas apresenta um look mais jovem, mais fresco e atual. Mais ousado! Temos aqui o leitor de impressões digitais ou sensor biométrico na traseira do equipamento. Já o seu antecessor tinha este mesmo leitor no painel frontal.

Nokia 6 2018 já é oficial!

Até mesmo o design, o aspecto do altifalante está diferente no Nokia 6 2018 comparativamente com o do seu antecessor. Podemos ainda reparar que até as margens ou bezels superiores e inferiores foram reduzidas. Algo que sem dúvida acrescenta uma boa dose de elegância a todo o aspecto, a todo o look deste novo Android de gama média.

Podemos ainda salientar que o dispositivo continua a utilizar uma única câmara na sua traseira. Um único sensor fotográfico. Apresenta ainda todos os botões físicos na lateral direita do dispositivos (On/Off e Seletor de Volume). Na lateral esquerda temos apenas as gavetas para os cartões. Os botões de navegação são virtuais (no ecrã).

A nível de características, componentes e traços marcantes, o Nokia 6 2018 é totalmente construído em metal. Além disso e uma vez que a margem inferior foi reduzida, também os botões de navegação tiveram que migrar para o ecrã.

Este, conta com 5.5 polegadas de diagonal. Temos aqui uma resolução Full-HD (1920 x 1080) pixéis, protegido por um vidro ligeiramente curvo (2.5D). Vidro este que é produzido pela Corning, o Gorilla Glass 3 para alguma proteção contra riscos e algumas quedas mais ligeiras. O aspecto ou ratio da tela continua a ser 16:9, não tendo adoptado a nova tendência 18:9.

Nokia 6 2018 é a nova aposta oficial para o mercado Android

No interior deste smartphone Android temos um novo processador da Qualcomm. Trata-se aqui do SoC Snapdragon 630, um "coração" a 64-bits com 8 núcleos de processamento com frequências máximas de 2.2GHz para processamento. É auxiliado pela gráfica Adreno 508 para lidar com os jogos e demais tarefas visuais.

Para auxiliar este novo processador temos aqui 4GB de memória LPDDR4 RAM e 32 ou 64GB de armazenamento interno. Infelizmente o seu sistema operativo ainda não é o Android Oreo 8.0. Não, este Nokia tornou-se oficial oficial com o Android 7.1.1 Nougat. Receberá a atualização oficial dentro de poucos dias / semanas. Esperemos que quando chegue por via oficial à Europa já conte com a nova versão do sistema operativo Android.

O dispositivo em si chegará ao mercado com conectividade Dual-SIM (2x nano SIM). Temos aqui uma configuração híbrida. Isto significa que poderás utilizar a segunda slot para cartões SIM para colocar um cartão de memória microSD. Desta forma poderás expandir o seu armazenamento interno, caso necessites.

Nokia 6 2018 está bem preparado para o segmento de gama média Android

O Nokia 6 2018 foi apresentado de forma oficial sem se terem esquecido de referir a presença do jack de 3.5mm para áudio.

Temos também uma bateria com 3000mAh de capacidade com carregamento rápido incluído. Isto significa que poderás carregar este dispositivo Android de 0% até 50% em cerca de 30 minutos.

Já no departamento fotográfico, o novo Nokia 6 2018 conta com um único sensor fotográfico. A sua resolução é de 16MP (1.0um é o tamanho dos seus pixéis), temos também uma abertura focal de f/2.0 e PDAF. Sem esquecer um flash dual-LED.

Temos ainda uma câmara frontal de 8MP para todas as tuas selfies e video-chamadas. Esta câmara conta com uma lente grande angular de 84º para não cortares ninguém da fotografia e uma abertura focal de f/2.0.

Qual a tua opinião sobre o novo Nokia 6 2018?

Temos ainda conectividade 4G LTE e a tecnologia Dual-Sight, o novo truque oficial da marca. Na prática esta tecnologia permite-te utilizar ambas as câmaras (frontal e traseira) ao mesmo tempo. Desta forma podes criar colagens de fotografias, um efeito idêntico às Bothies.

Este Nokia 6 2018 estará disponível em Preto e Prateado. Já a nível de preços teremos aqui dois valores. Para a sua variante com 32GB de armazenamento interno expansível a etiqueta marcará 1,499 Yuan ou o equivalente a $230 dólares.

Já para a versão com 64GB de armazenamento interno o preço será um pouco mais elevado. Custará 1,699 Yuan ou o equivalente a $262. Este é o p.v.p oficial para o mercado chinês.

De momento não sabemos quando, ou se, chegará de forma oficial ao mercado europeu ou a qualquer outra região. De qualquer forma estaremos atentos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi consolida a sua posição perante a Samsung, Apple e Huawei

Exynos 9810 – este é o novo processador dos Samsung Galaxy S9

d

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.