Nokia 5 - Smartphone Android chega oficialmente a Portugal!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A mítica 3310 que já aqui analisamos, anunciou o início da venda em Portugal do novo Nokia 5, um smartphone com Android puro, elegante e compacto. Chega assim ao nosso país um dos próximos equipamentos de gama média a ter em conta, sobretudo se a qualidade de construção é, para ti, um dos quesitos mais importantes!

Como "nasceu" o smartphone Nokia 5 com Android?

O smartphone Nokia 5 foi projetado com precisão a partir de um único bloco de alumínio da série 6000, o que resultou num aparelho com um design cuidado e com um ecrã laminado 5.2 polegadas, tecnologia IPS e resolução HD 720p.

Está protegido com o Corning Gorilla Glass esculpido (não especifica qual é a categoria do vidro especificado), fazendo deste um smartphone cómodo e facilmente manuseável. Para quem não gosta de um phablet ou smartphone demasiado grande, este Nokia 5 será uma boa opção.

Pequenos detalhes como o design da antena do Nokia 5, conferem-lhe uma integridade estrutural sólida, atenção ao detalhe e uma qualidade de alto nível. No seu interior temos o processador Qualcomm Snapdragon 430 bem adequado à sua faixa de preço.

O smartphone Nokia 5 oferece uma excelente vida útil da bateria, desempenho gráfico melhorado - tudo num pacote que equilibra perfeitamente o uso diário com um design de qualidade superior. Com o sistema operativo Android 7.1.1, o smartphone Nokia 5 oferece uma experiência pura de Android, dando-lhe a capacidade de usar o seu telefone, à sua maneira.

Nokia 5- Design elegante, construção resistente

Desenvolvido a partir de uma peça única de alumínio, o Nokia 5 apresenta uma característica inovadora no design da antena, que resulta num acabamento curvo 3D extremamente elegante. Combinado com o Corning Gorilla Glass ( de versão não especificada) esculpido, este smartphone tem a melhor proteção para os impactos e colisões do dia-a-dia.

Alinhada com o design elegante do smartphone Nokia 5 que agora chega a Portugal, a câmara com sistema de autofocus de 13MP foi integrada no corpo do aparelho, trazendo um flash de duplo tom para imitar a luz ambiente. A câmara foi otimizada para todas as condições de luz, fornecendo imagens nítidas e de pouca luz, e capturando cores naturais e tons de pele tanto em interior como em exterior.

Android autêntico no novo smartphone em Portugal

O smartphone Nokia 5 possibilita uma experiência de Android pura. Com as atualizações de segurança mensais, este smartphone é seguro e está sempre atualizado. E com o mais recente Android vêm também as mais recentes funcionalidades incluindo a “Doze”, que poupa bateria enquanto o aparelho está em pausa.

Para além disso, conta também com a autenticação biométrica da impressão digital, para uma maior segurança e versatilidade, de acordo com as necessidades do utilizador.

“Fruto da expansão dos serviços e funcionalidades dos smartphones, passamos mais tempo do que nunca a utilizar os nossos telemóveis. Por isso, as pessoas querem algo que encaixe na mão e se adapte,” disse Juho Sarvikas, Chief Product Officer da HMD Global. “Embora o Nokia 5 seja o mais recente telemóvel de 5,2 polegadas, o seu design elegante faz que as pessoas queiram tê-lo na mão por mais tempo.”

Nokia 5 - Ergonómico e acessível

As características adicionais do Nokia 5 incluem uma câmara frontal 8MP– para permitir um maior campo de visão nas selfies – e excelente visibilidade de ecrã à luz do sol ou em ambientes com iluminação reduzida. Estes atributos farão com que os utilizadores estejam sempre com o Nokia 5 nas mãos, que é onde ele pertence.

O Nokia 5 estará disponível em Portugal a partir de 20 de julho de 2017, nas cores prata, preto e azul temperado.

A HMD disponibiliza uma gama de acessórios adaptada para complementar a utilização do Nokia 5 – o auricular Nokia Sport WH-501 com ajuste de orelha ergonómico oferece segurança adicional e proteção contra o suor, para um estilo de vida ativo. O portfolio de acessórios Nokia inclui uma variedade de auriculares, microfones portáteis, carregadores para o carro, caixas e protetores de ecrã.

Especificações técnicas do Nokia 5

  • Construção metálica.
  • Câmara traseira com autofócus de 13 MP.
  • Câmara frontal com autofócus de 8 MP.
  • Processador Qualcomm Snapdragon 430
  • Memória interna de 16GB
  • Ranhura para cartão MicroSD até 128 GB para expansão de memória.
  • NFC para partilhar ficheiros de forma fácil.
  • Cores: Preto, Prata, Azul e Temperado.
  • Tamanho: 149,7 x 72,5 x 8,05 mm (8,55 com saliência de câmara).
  • Redes GSM: 850/900/1800/1900; WCDMA: Banda 1, 2, 5, 8; LTE: Banda 1, 3, 5, 7, 8, 20, 28, 38, 40.
  • Sistema operativo Android Nougat.
  • CPU Qualcomm Snapdragon 430 de oito núcleos.
  • RAM 2 GB.
  • Ecrã de 5.2 polegadas IPS LCD.
  • Resolução de ecrã: HD (1280x720, 16:9).
  • Material: Ecrã de Corning Gorilla Vidro esculpido de 2,5 D.
  • Conectividade: micro-USB (USB 2.0), USB OTG, Wi-Fi, Bluetooth 4,1.
  • Sensores: Acelerómetro (sensor G), sensor de luz ambiental, e-compass
  • Sensor de impressão digital, giroscópio, sensor de proximidade, NFC.
  • Bateria integrada de 3000 mAh.

Qual a tua opinião sobre este novo Nokia 5? Será capaz de conquistar Portugal?

Outros assuntos relevantes:

The Walking Dead – 8.ª temporada da série já tem trailer oficial

Razer pode juntar-se ao mundo dos smartphones e fazer frente à Nintendo Switch

Final Fantasy XV: Os fatos Magitek Exosuits estão prestes a chegar!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.