Nokia 5 é oficial! Este é o novo gama média da Nokia

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A Nokia, tal como era esperado, marcou presença na edição deste ano do Mobile World Congress para nos apresentar os seus novos smartphones. Tal como tem sucedido nos últimos tempos, os rumores provaram-se corretos e a empresa finlandesa apresentou-nos novos equipamentos de gama média.

Depois de todos os rumores e fugas de informação, eis que o novo Nokia 5 foi oficialmente apresentado, o novo gama média da empresa agora detida pela HMD.

Aproveita aqui os melhores descontos em Smartphones

Todos estamos muito entusiasmados com o regresso da Nokia ao mercado dos smartphones. Esse entusiasmo ficou bem latente no sucesso obtido pelo Nokia 6 e a marca quer continuar com esse sucesso agora com o lançamento do novo Nokia 5.

Este será aquele smartphone que vem para combater diretamente com o novo Moto G5. Com efeito, temos aqui dois grandes concorrentes para o mesmo segmento de mercado e que avizinham uma interessante disputa. Quem irá levar a melhor neste segmento? Só o futuro nos dirá.

Especificações do Nokia 5

O novo Nokia 5 vem equipado com um ecrã LCD de 5.2 polegadas, com uma resolução de 1280 x 720 pixels. Alguns apreciariam aqui uma resolução mais avultada, mas temos de ter em conta o preço a que este equipamento será comercializado.

Passando agora para todo o motor de processamento deste smartphone, lá dentro poderemos encontrar um processador octa-core da Qualcomm, em específico o modelo Snapdragon 430 que irá correr a 1.4Ghz. Importa referir que este é o mesmo processador incluído no Nokia 6 e que contará ainda com a gráfica Adreno 505 para todos os teu jogos.

A auxiliar este processador encontraremos ainda 2GB de memória RAM para uma experiência bem aceitável. Já para armazenares todos os teus ficheiros, irás ter ao teu dispor 16GB de memória interna, que, ainda assim, poderão ser expandidos até 256GB por via de um cartão microSD.

Vê também: Motorola apresenta oficialmente os Moto G5 e Moto G5 Plus

Saltando agora para o departamento fotográfico deste Nokia 5, podemos encontrar uma câmara traseira de 13MP - uma resolução dentro dos parâmetros para a gama em que se insere - e ainda uma câmara frontal de 5MP para todas as tuas selfies.

Em termos de software, este Nokia 5 virá com o Android 7.0 Nougat instalado de fábrica no seu estado natural, sem grandes alterações nem aplicações desnecessárias. Nesta apresentação, a Nokia prometeu ainda atualizar os seus equipamentos com a maior brevidade possível, para que possas ter o teu equipamento o mais seguro possível.

Não esquecer ainda a inclusão da Google Assistant neste smartphone desde o dia em que o tirares da caixa e o sensor de impressões digitais alojado no botão home frontal deste equipamento.

Para alimentar todas as especificações aqui referidas e as tuas tarefas diárias, foi incluído neste Nokia 5 uma bateria de 3000mAh, o que deverá ser bem mais do que suficiente para aguentar um bom dia de utilização.

Para o fim guardo a melhor parte: o preço. Este Nokia 5 chegará ao mercado por uns "meros" 189€. Aqui tenho de tirar o chapéu à Nokia. Oferecer estas especificações, por este valor, irá certamente cativar a atenção de muita gente que quer um novo smartphone.

Quanto à data da sua comercialização, apenas foi referido que o mesmo chegará ao mercado no decorrer do presente ano e estará disponível em cinza, preto, azul e rosa dourado.

Outros assuntos relevantes:

Nokia deslumbra em Barcelona com três smartphones e 3310

Huawei já apresentou os Watch 2 Sport, Classic e uma variante Porsche Design

Huawei P10 já é oficial! Esta é a nova aposta de luxo da Huawei

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.