Home Android

Nokia 5, Nokia 3 e Nokia 2 – Já chegou a nova geração da Nokia

Nokia 5.1 e Nokia 2.1 estarão disponíveis a partir de agosto de 2018 ao passo que o Nokia 3.1 estará disponível a partir de julho de 2018.

Android Oreo Android Go Android One Nokia 5.1 Nokia 2.1 Nokia 3.1
Este é o novo Nokia 5.1, o melhor dos novos dispositivos da HMD Global.

A HMD Global, The Home of Nokia Phones, continua a renovar a sua gama de smartphones com a plataforma Android Oreo da Google. Tal como aqui noticiamos na 4gnews, a fabricante finlandesa anunciou recentemente o lançamento dos modelos Nokia 5.1, o Nokia 3.1 e o Nokia 2.1.

Agora, através de comunicado à imprensa, a tecnológica revela todos os detalhes sobre a nova geração de smartphones. Todos eles chegarão a Portugal, entre os meses de julho e agosto de 2018.

Vê ainda: Xiaomi Mi Wireless Mouse Youth Edition, rato sem-fios da Xiaomi por 7€

A fabricante Android refere como principais pontos fortes o acesso aos mais recentes serviços Google. Aqui temos, por exemplo, o Google Assistant  presente neste trio de smartphones.

Mais ainda, a tecnológica finlandesa assegura uma experiência Android pura, segura e atualizada com o Android One e o Android Go. Caso querias saber mais sobre a plataforma One poderás encontrar aqui todas as informações. O mesmo sucede com o Android Go, aqui.

Chegaram os novos Nokia 5.1, Nokia 3.1 e 2.1

Em primeiro lugar, os novos Nokia 5.1, Nokia 3.1 e 2.1 são três novos smartphones de gama baixa (entrada) e gama média a média/alta. Prometem aliar a qualidade de construção (premium) a que a marca já nos habituou com uma experiência de utilização simples, leve e isenta de frustrações. Temos também um design simples, leve e funcional neste novos smartphones Android. Os seus esquemas de cor estão também agora, mais arrojados com realces em cobre e rosa/vermelho.

Android Oreo Android Go Android One Nokia 5.1 Nokia 2.1 Nokia 3.1
Este é o novo Nokia 5.1, o dispositivo de gama média com novos tons de cor.

Juho Sarvikas, Diretor de Produto da HMD Global, referiu: “sentimo-nos encorajados pelo feedback que temos recebido sobre os nossos produtos. Os nossos consumidores dizem-nos que adoram os seus smartphones Nokia com Android. Sarvikas avança ainda que “os novos smartphones que são um passo em frente no rendimento, mantendo o design premium com preços acessíveis a todos.

Nokia 5.1 é o mais “poderoso” nos novos gama média para 2018

O novo Nokia 5.1 utiliza a plataforma Android One, mantendo um  estilo discreto, compacto e simples. Destaca-se também pela sua construção e integridade, sendo construído a partir de alumínio série 6000. Em seguida podemos ver o seu vídeo de apresentação.

Podemos ver aqui linhas familiares, seguindo aqui o design clássico da geração anterior. Agora, para 2018 o novo Nokia 5.1 vem melhorar a já louvável qualidade de construção. Chega-nos com um novo polimento para conferir um acabamento acetinado e uma excelente sensação ao toque.

Helio P18 da MediaTek é o “coração” do Nokia 5.1

Este Nokia 5.1 para 2018 conta com um ecrã maior em 0,3 polegadas num corpo 2mm mais estreito. Temos também um maior cuidado em todos os detalhes, como a harmonização das extremidades arredondadas do ecrã com as esquinas do smartphone.

Isto para proporcionar uma experiência compacta e manuseável ou ergonómica. O Nokia 5.1 está equipado com um ecrã Full-HD+ (1080 x 2160 pixéis) de 5,5 polegadas. Temos aqui uma resolução na proporção / formato de 18:9.

O seu “motor” é o SoC Helio P18 da MediaTek com um total de 8 núcleos de processamento. Apresenta uma frequência máxima de processamento a 2.0Ghz. Aqui, segundo a própria tecnológica, o novo smartphone é 40% mais rápido e potente do que a geração anterior.

Software – Android Oreo fornecido através do programa Android One

Temos também uma câmara com resolução de 16MP. Temos aqui foco automático, deteção de fase e câmara frontal grande angular. Já o sensor de impressão digital do Nokia 5.1 foi transferido para a parte de trás do smartphone. Poderás também pagar com segurança e facilidade graças à tecnologia NFC do Google Pay.

Por último, o novo Nokia 5.1 chega ao mercado português com três cores: Cobre, Azul Temperado e Preto (disponível algumas semanas mais tarde). Chegará em duas opções de armazenamento / RAM: 2GB / 16GB, 3GB / 32GB e estarão disponíveis a partir de agosto de 2018.

Nokia 3.1: A perfeita harmonia entre materiais e desempenho

O novo Nokia 3.1 vem suceder ao modelo Nokia 3, um dos equipamentos com maior procura da marca. Sendo também um dos mais económicos, afirma-se como a combinação perfeita de materiais, design e um excelente desempenho.

Android Oreo Android Go Android One Nokia 5.1 Nokia 2.1 Nokia 3.1
Este é o novo smartphone Nokia 3.1, um dos seus mais económicos equipamentos. Conta com a plataforma Android One.

No novo Nokia 3.1 o seu ecrã ligeiramente curvo nas margens funde-se com as laterais de alumínio. Isto para proporcionar uma perfeita harmonia entre os materiais. O dispositivo em si tem o tamanho certo para ser usado apenas com uma mão, sendo um requisito para muitos consumidores.

Nokia 3.1 é uma das novas opções económicas

Neste momento é o smartphone de formato 18: 9 mais acessível com ecrã HD+ (720 x 1440 pixéis) de 5,2 polegadas. Conta com um vidro curvo 2.5D da Corning, o seu Gorilla Glass de geração não especificada. A nível de software conta também com o Android Oreo fornecido através da plataforma Android One.

O novo Nokia 3.1 está equipado com o MediaTek 6750, um processador de oito núcleos com frequências máximas a 1.5GHz. Apresenta o dobro de núcleos de processador e um aumento de 50% no desempenho em relação à geração anterior.

Inclui ainda uma câmara principal de 13MP atualizada com foco automático. Algo que permite ao Nokia 3.1 capturar as suas memórias e revivê-las vezes sem conta. Cumpre ainda frisar que o Nokia 3.1 permite tirar o máximo partido das aplicações para realidade aumentada mais populares.

O novo Nokia 3.1 está disponível no mercado em três cores. Temos aqui o Azul / Cobre, Preto / Cromado e Branco / Ferro. Chega com duas opções de armazenamento / RAM – 2GB / 16GB, 3GB / 32GB. Está disponível a partir de julho de 2018.

Nokia 2.1: Smartphone com bateria de dois dias de duração

Longe vão os dias em que a bateria dos telemóveis durava quase (ou mesmo) uma semana. Agora, se tivermos dois dias já é muito, muito bom. Posto isto, o novo 2.1 promete uma autonomia suficiente para dois dias de utilização.

Android Oreo Android Go Android One Nokia 5.1 Nokia 2.1 Nokia 3.1
Este é o mais económico dos novos lançamentos, chegando ao mercado com a plataforma Android Go e o Android Oreo.

O novo smartphone Android quer dar resposta às necessidades de entretenimento de longa duração para consumidores que estão sempre em movimento. Para tal efeito, o Nokia 2.1 conta com uma bateria que dura dois dias (estimativa da marca).

Apresenta também um ecrã de 5,5 polegadas de diagonal e duas colunas estéreo frontais. O seu ecrã (IPS LCD) apresenta uma resolução de 720 x 1280 pixéis. A bateria de 4.000 mAh de grande capacidade do Nokia 2.1 tem carregamento rápido.

Este é o novo smartphone económico da Nokia

O seu sistema operativo Android Oreo está perfeitamente otimizado para smartphones baratos e com poucas especificações. Isto é, com aplicações otimizadas e todo um sistema mais “light” para que até com 1GB de RAM seja fluído.

Será a alternativa mais económica desta fabricante Android, primando pela junção de design, Android puro e qualidade de construção. Com efeito, o seu desenho elegante, arredondado e ergonómico brilha com uma traseira de policarbonato colorido.

No seu interior temos uma plataforma móvel da Qualcomm de gama baixa. Temos aqui o Snapdragon 425, um SoC apresentado em 2016, mostrando-se ainda capaz. Temos aqui um processador a 64-bits com 4 núcleos (quad-core) ARM Cortex A53 com frequências máximas de processamento a 1.4Ghz.

Software – Android Oreo fornecido através do programa Android “Go

Face ao modelo apresentado em finais de 2017, a marca promete um desempenho 50% mais rápido, facilitando  a troca rápida entre aplicações. Poderás capturar a ação onde quer que estiveres com a sua câmara traseira de 8MP. Temos também uma a câmara frontal de 5MP. 

O novo Nokia 2.1 está disponível em três cores metálicas: Azul / Cobre, Azul / Prata e Cinza / Prata e estará disponível a partir de agosto de 2018. Apresenta 1GB de memória RAM e 8GB de armazenamento interno.

Numa última nota, todos estes smartphones serão atualizados para a próxima versão do sistema operativo da Google. Isto é, teremos aqui o Android P em todos eles, sendo atualmente o Android Oreo a mais recente versão.

Cumpre ainda referir que de momento não foram indicados os preços de venda ao público de nenhum deles. Assim que tal suceder os leitores da 4gnews serão os primeiros saber.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi 8 SE: O Android que poucos falam mas que poderá ser um sucesso

Vivo NEX, o smartphone do futuro chega no dia 12 de junho

Xiaomi Mi 8 supera o iPhone X da Apple na DxOMark – 99 pontos

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).
Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia